O Planejamento Pedagógico ocorrerá entre os dias 27 a 31 de janeiro. Verifique a programação junto à sua unidade e programe-se para os eventos abaixo:
1. Publique um livro pela Editora Mackenzie
Resumo:
A equipe da Editora Mackenzie promove um bate-papo para orientar professores sobre o processo de publicação de livros. Além de orientações gerais, conversaremos sobre o edital 2022 da Coleção Conexão Inicial. A chamada para submissão de proposta será aberta na volta do recesso e se encerrará no início de março de 2022. Veja o edital no site da Editora, traga suas dúvidas e converse com quem já publicou com a Editora.
Editora: https://www.mackenzie.br/editora
Inscrições: https://www.mackenzie.br/editora/colecao-conexao-inicial
Participantes da mesa:
Prof. John Sydenstricker-Neto, coordenador da Editora
Profa. Maria Lucia Vasconcelos, diretora da Conexão Inicial
Prof. Diógenes de Souza Bido, autor de livro da Conexão Inicial
Analistas editoriais da Editora
Data: Dia 27 de Janeiro
Hora: 18h
Link para participar: Clique aqui
2. Pesquisas de avaliação da satisfação dos docentes e discentes realizadas em 2021
Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Coordenadoria de Governança Universitária e Avaliação Institucional (CGI)
Resumo:
Em 2021 a Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizou pesquisas de satisfação dos discentes com os cursos, a infraestrutura e atuação de professores, coordenadores e diretores. Foram também trabalhadas questões envolvendo as aulas presenciais remotas, as aulas no campus, os protocolos envolvendo a pandemia da Covid-19, além das recomendações dos alunos para os itens avaliados. As pesquisas envolveram mais de 15 mil alunos respondentes dos cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu e Graduação (presencial e EaD).
Foram realizadas também duas pesquisas junto aos docentes, onde foi levantado o nível de satisfação com a infraestrutura para as aulas presenciais e remotas, suporte da UPM, aproveitamento dos alunos.
A palestra irá apresentar os principais resultados das pesquisas mencionadas, cotejando as respostas de docentes e discentes, além de discutir questões que envolvem os processos de autoavaliação da UPM.
Apresentador: Prof. Maria Lage
Data: 28/01, às 18h
Link para participar: Clique aqui
1. Clube de Leitura – Desafios e Tendências do Ensino Superior no Século XXI
CHAMADA PARA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA 1º SEMESTRE DE 2022
A Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) tem o prazer de convidá-los a propor e mediar os próximos Clubes de Leitura (CL) no 1º semestre de 2022. Escolha um tema de sua expertise/ interesse, alinhado aos grandes temas da atualidade do universo da docência e da aprendizagem no ensino superior. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para cdp@mackenzie.br.
2. Encontros de Reflexão Pedagógica – ERP
Desde o início de 2020, temos realizado os Encontros Reflexivos Pedagógicos (ERP), os quais ocorrem semanalmente. Os temas selecionados são de interesse na formação docente continuada. Além disso, os encontros buscam valorizar o capital humano que temos na própria Universidade e a troca de experiências. Nosso objetivo é construir uma comunidade de aprendizagem que fortalece nossa prática rumo à excelência.
Os ERPs do 1º semestre acontecerão semanalmente, em breve a nova agenda do evento será divulgada. Para uma experiência completa dos recursos, deixe salvo em seu calendário e tenha acesso ao chat (clique aqui).
3. Encontros Reflexivos de Liderança Pedagógica – ERLP
Os diretores e os coordenadores são lideranças que têm diversas incumbências, dentre elas, a questão pedagógica e suas relações com os docentes. Nesse contexto, desde o início de 2020, temos realizado os Encontros Reflexivos de Lideranças Pedagógicos (ERLP), os quais ocorrem mensalmente. Esses encontros privilegiam a troca de experiências, a construção de conhecimentos em conjunto e de forma reflexiva. Os temas são escolhidos pelos próprios gestores junto à PRGA.
Os ERLPs do 2º semestre acontecem na última quinta-feira do mês, das 17h às 18h30, tendo início a partir do dia 24/02/2022.
4. Formação e Capacitação MackSTLR
A partir de fevereiro de 2022, terá início a série de formações e capacitações MACKSTLR. Essa série habilitará os docentes a desenvolverem Iniciativas de Aprendizagem Transformadoras (IATs), a proporem atividades que promovam reflexão crítica, a avaliarem os alunos por rubricas de transformação e, finalmente, a registrarem na Plataforma MackSTLR os créditos de transformação discentes que poderão compor seu e-portfólio. Fiquem atentos às inscrições.
5. Encontros de Capacitação para uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)
Em 2022, seguiremos com as trilhas de Capacitação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) assumem formato de Trilhas de Aprendizagem englobando quatro eixos: Aprender, Executar, Refletir e Ressignificar, como novidade a inclusão da Trilha de Ensino e Aprendizagem Híbridos. Cada trilha tem a duração de uma semana, com duas horas por dia, abarcando desde o nível básico até o avançado, tratando de possibilidades mais elaboradas de uso da ferramenta tecnológica. A trilha ainda contempla plantão de dúvidas e relatos de professores que usam as ferramentas em suas aulas. Fique atento para o calendário de início das atividades que será divulgado em breve.
Trilhas de Aprendizagem e Agenda de Capacitações em TDICS
No processo de ensinar e aprender, e com base na espiral da aprendizagem e TPCK, essa trilha de capacitação para uso de ferramentas tecnológicas contribuirá para o desenvolvimento das etapas: Aprender, Executar, Refletir e Ressiginificar. Dessa forma, estamos buscando planejar os encontros de capacitação tendo por base uma concepção teórico-metodológica que possibilite o uso de recursos tecnológicos existentes (TDICs) a fim de contribuir com a prática docente.
Cada um de nós aprende de uma forma diferente. Compreendê-las e atuar no processo de aprendizagem pode vir a estímular o desenvolvimento do pensamento crítico, a solução de problemas, a reflexão, a autonomia. O uso de tecnologias visa apoiar esse processo, atendendo as demandas de um mundo cada vez mais globalizado, ágil, líquido e flexível.
Portanto, nossa missão é contribuir para o desenvolvimento docente contínuo, agregando ao saber ligado ao conteúdo possibilidades de ensino para aprendizagem. Participe e conheça as trilhas de capacitação e recursos aos docentes.