O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma atividade obrigatória do Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É desenvolvido nas duas últimas etapas do curso. Sua avaliação, ao final da 8ª etapa, é pública, e os trabalhos são defendidos perante Banca Examinadora. Os trabalhos podem ser desenvolvidos como monografia ou como peça jornalística (acompanhada de relatório), em modalidades como jornalismo em vídeo, rádio, podcast, jornalismo impresso, online ou comunicação organizacional.
Maiores detalhes, como procedimentos para a indicação de orientador, normas para o desenvolvimento do TCC, cronograma de entrega, calendário de defesas e outros, estão disponíveis no Moodle, na área “Comunicados Secretaria CCL” (aba TCC).
Conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, o estágio é obrigatório para alunos do curso de Jornalismo. Na UPM, os alunos devem realizar no mínimo 300 horas de estágio, a partir da 5ª etapa do curso.
Para providenciar os documentos (Termo de Compromisso de Estágio, Termo Aditivo, Termo de Rescisão, Convênio de Concessão), clique aqui.
Para providenciar o Relatório de Acompanhamento de Atividades do Estagiário), clique aqui.
Para informações sobre a comprovação das horas de estágio para alunos de 7º semestre (opcional) e 8º semestre (obrigatório), clique aqui.
As Atividades Complementares são componente curricular obrigatório do Curso de Jornalismo da UPM. Durante o curso, devem ser cumpridas 300 horas de Atividades Complementares distribuídas entre as modalidades Acadêmica, Cultural e Científica.
Clique aqui para ler o manual de atividades complementares do curso de Jornalismo.
RELATÓRIO ATIVIDADES CULTURAIS
O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação dos alunos nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos alunos-pesquisadores.