Chegou a hora de você, aluno da Pedagogia, se preparar para uma boa sessão de cinema no sofá da sua casa! O #FavoriteiMackenzie desta semana conversou com a professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) deste curso, Débora Silva, e pediu a indicação de 5 filmes que falam sobre o universo da educação.
Prepare a pipoca, preste atenção aos detalhes e que comece a diversão, sem esquecer da sua formação!
1) Ao Mestre com carinho
Neste filme, um engenheiro negro que está desempregado começa a dar aulas para uma escola com alunos hostis. Ao chegar à sala, enfrenta uma verdadeira confusão com uma turma tomada por estudantes bagunceiros e desrespeitosos.
“O filme é importante por sua beleza narrativa e por revelar a afetividade do professor em meio à hostilidade dos alunos, desvelando formas inovadoras de educar para a época, como, por exemplo, levando-os para fora dos muros da escola”.
2) Como estrelas na Terra toda criança é especial
Neste longa, um garoto indiano sofre com dislexia e tem problemas para estudar, com risco de repetir de ano mais uma vez. Até que um professor de arte percebe a razão para as dificuldades nos estudos.
“Ele evidencia a transformação no aprendizado de uma criança com dislexia por meio de ações sensíveis de um professor que olha e enxerga o seu aluno e faz toda a diferença na vida desta criança”.
3) O Primeiro aluno da classe
Baseado em fatos reais, conta a trajetória de uma criança que possui a síndrome de Tourette, responsável por provocar “tiques-nervosos”. O sonho do protagonista é se tornar um professor.
“A produção mostra a diferença de um verdadeiro educador, neste caso, o diretor da escola, na vida de uma criança”.
4) O menino que descobriu o vento
Neste filme da Netflix, acompanhamos a história de um garoto africano que busca aprender como construir uma forma de ajudar a melhorar a produção de alimentos da sua comunidade.
“É fabuloso por desvelar a resiliência de uma criança pobre da África que não desiste de vencer por meio do conhecimento”.
5) Uma lição de vida
Esta obra é a história real de um senhor de 84 anos e que vive na África. Analfabeto, ele luta para receber educação básica e aprender a ler.
“É instigante a reflexão que provoca sobre o quanto podemos realizar quando temos boa vontade e desejo de transformar”.