Você conhece alguém que cursa Pedagogia? Talvez, seu primeiro pensamento seja de que essa pessoa será professor ou professora, não é mesmo? Porém, o campo da Pedagogia é bastante amplo e atende necessidades além do espaço escolar. Conversamos com o coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ítalo Francisco Curcio, sobre a atuação do pedagogo.
Aqui no Brasil, a figura do pedagogo é diretamente relacionada ao professor desde o século XIX, quando os primeiros cursos surgiram. “Para atuarem como administradores escolares, orientadores educacionais ou supervisores de ensino, tinham que continuar seus estudos por mais algum tempo, e cumprirem componentes curriculares específicos”, explica Curcio. Hoje, essa concepção caminha para a mudança, após a atual LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), na qual a Pedagogia passa a contemplar toda a fundamentação teórica e prática, despertando novas possibilidades na educação.
Confira as principais áreas nas quais um pedagogo pode trabalhar, fora da sala de aula.
Pedagogia hospitalar
“Se caracteriza pelo atendimento a pessoas internadas, mediante a oferta de atividades lúdicas para crianças e adultos, entretenimento com atividades culturais, além de possível acompanhamento específico do conteúdo escolar, quando o tempo de internação é prolongado, devido às condições de saúde do paciente”.
Comunidades terapêuticas
“Outra área de atuação se dá nas chamadas Comunidades Terapêuticas, que atendem predominantemente dependentes químicos. Neste caso, a atuação do pedagogo é bem abrangente, pois depende das características da instituição”.
Capacitação e qualificação
“São demandados por instituições financeiras, indústrias e redes de comércio para promoverem, organizarem e coordenarem cursos de capacitação e de atualização específicos às áreas destas empresas”.
Setor público
“No âmbito das prefeituras, estados e União, pedagogos são contratados para atuarem como gestores em diferentes instâncias, não só ligadas à educação, mas onde se requer a figura do professor. Além disto, existe também chamada para desempenhar atividades junto ao Conselho Tutelar, presídios, hospitais psiquiátricos, etc.”.