No dia 24 de setembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Centro de Comunicação e Letras (CCL), recebeu o jornalista Eduardo Oinegue para uma palestra sobre o tema Os caminhos do telejornalismo, no auditório do Edifício Reverendo Wilson, conhecido como RW, localizado no campus Higienópolis. Essa conferência faz parte do 19º Encontro de Comunicação e Letras, que tem como foco o impacto transformador da Inteligência Artificial (IA) na comunicação. O evento reuniu os alunos do CCL para diversas palestras durante os dias 23 e 24 de setembro.
Oinegue tem vasta experiência no jornalismo, atualmente é conhecido por ser âncora do Jornal da Band, mas já caminhou por diversos campos da profissão, como repórter e chefe de sucursal da Veja, em Recife e Brasília; editor executivo e redator-chefe; diretor de redação na Exame; sócio da Análise Editorial, especializada em anuários jornalísticos na área jurídica; publisher do portal iG; âncora do programa Bandnews da Bandnews FM e colunista da Bandnews TV.
Em sua palestra, além de contar sua trajetória, Oinegue ressaltou para os alunos a importância de não ter vergonha ou medo de tentar pelo julgamento alheio. “Por ajuda das redes sociais, percebemos que atualmente muitos se preocupam com o que o outro vai pensar antes de fazer. Façam o trabalho de vocês sem se preocupar com o que os outros vão pensar. Se vocês procurarem agradar a todos, não vão conseguir fazer nada, porque sempre existirão pessoas que vão gostar ou não do que falamos”.
Oinegue ainda deu dicas para os estudantes. "Façam networking e acho que vocês têm que se valer da experiência dos outros para não cometer os mesmos erros. Os jovens devem ser a mudança, sejam diferentes, sejam especiais. Vocês têm absoluta condição com a estrutura que o Mackenzie dá para que possam ter um ponto de partida extraordinário. Não existe fórmula do sucesso, existe o seguinte: trilhar os caminhos que vocês abraçarem”, destacou.
Também estiveram presentes no evento coordenadores e professores do CCL.