Começou nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o Concurso Nacional de Piano “Mackenzie 145 anos”. Promovido pela Chancelaria e pela Coordenadoria de Arte e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em parceria com o Banco Rendimento, o evento tem o objetivo de estimular o meio artístico, realizando um dos maiores concursos dessa categoria no estado de São Paulo.
Para isso, os inscritos foram divididos em categorias por idade e serão julgados por importantes músicos do cenário nacional, como o maestro Parcival Módolo, o pianista e compositor Amaral Vieira e a pianista Eny da Rocha.
Na abertura do evento foi realizado um Recital com o pianista e diretor artístico do concurso, Vagner Ferreira, o qual possui um currículo vasto com participações em grandes eventos musicais do Brasil e do mundo. Na ocasião, interpretou obras de grandes nomes da música de períodos e características distintas, começando pelo Prelúdio e Fuga em Dó Maior do grande Johann Sebastian Bach, seguido de Tres Intermezzos Op 117, de Johannes Brahms, além do Prelúdio Op 11 , de Alexander Scriabin, que será lembrado e homenageado durante o evento para marcar o centenário de sua morte. Vagner encerrou o recital com a Sonata para Piano n.1 Op22, de Alberto Ginastera.
Os recitais acontecem entre 17 e 19 de dezembro, com encerramento às 14h de sábado. A premiação contempla recitais solo, oportunidade de uma apresentação com orquestra, além de um certificado. Artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil deverão executar todo o repertório das provas sem auxílio da partitura.
Para conferir a premiação e informações complementares, acesse o link: http://up.mackenzie.br/concurso-de-piano