Em 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. O intuito da data é trazer à tona discussões relacionadas à preservação dos mares e rios, e novos métodos de cuidado ao meio ambiente.
A comemoração foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). No mesmo ano, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da água, que propõe diversas medidas e informações relacionadas à distribuição de água de forma ecológica e sustentável.
Apesar de estar presente em todas as partes do mundo, é estimado que apenas 0,77% do total da água disponível é apropriada para o consumo humano, e este número não é distribuído igualmente entre o globo.
No Mackenzie consideramos que a preservação do meio ambiente e a valorização dos recursos naturais são fundamentais para a sintonia humana. Pensando nisso, separamos alguns hábitos saudáveis e simples para a diminuição do gasto diário de água para o lar ou o ambiente de trabalho.
Banhos mais curtos
Embora relaxantes, banhos longos debaixo do chuveiro podem prejudicar tanto o meio ambiente quanto a sua pele. Para uma chuveirada de qualidade, que seja longa o suficiente para realizar todas as necessidades e que seja sustentável, os especialistas recomendam de 5 a 10 minutos debaixo da ducha.
Ensaboe a louça antes de enxaguar
Em casa ou no ambiente de trabalho, deixar a pia aberta enquanto lava-se a louça não é um hábito ecológico. Para economizar tempo e água, ensaboar a louça e deixá-las para enxaguar apenas no final pode colaborar com o meio ambiente.
Evite lavar as calçadas com água
Lavar calçadas com água é um hábito presente na rotina de todos os bairros e ruas brasileiras. No entanto, o desperdício de água com algo que irá acumular sujeira em apenas alguns momentos é ineficiente. Evite mangueiras, baldes ou grandes quantidades de água e prefira vassouras ou outros métodos sem desperdício.
Não jogue óleo de cozinha na pia
Salgados e lanches fritos são uma delícia, isso é um fato. No entanto, a louça pós-fritura pode ser um pouco caótica. Para o melhor descarte de óleo já usado, espere-o esfriar e utilize uma garrafa de plástico. Em seguida, confira se há alguma forma de descarte seguro próximo à sua região.
Tenha consciência ao utilizar a descarga
Uma única descarga pode gastar entre 6 e 10 litros de água se apertada por seis segundos. Por isso, tenha consciência sobre quantas vezes você irá apertá-la. Também se lembre de não descartar nenhum lixo no vaso sanitário para evitar entupimentos ou outros problemas técnicos.
Invista em sistemas de reutilização - ou outros métodos de reuso
Utilizar a água do banho ou da máquina de lavar pode ser um meio eficiente de economizar água em casa. Sistemas de reuso profissionais também são um bom investimento, e podem custar menos que um sistema tradicional a longo prazo.
Fique atento a caixa d'água
Muitas vezes não percebemos quando a caixa d'água está transbordando ou com algum defeito que causa desperdício. Por isso, siga as instruções básicas de cuidado e confira frequentemente se a tampa está fechada para evitar a evaporação.
Evite desperdício com a máquina de lavar roupa
Uma lavagem em uma máquina que suporta 5 litros de roupa gasta, em média, 135 litros de água. Para evitar maior desperdício, prefira acumular suas roupas e lavá-las de uma só vez. Também é recomendado ligar a máquina apenas quando estiver completamente cheia.
Verifique os vazamentos
Infiltrações e goteiras em pias, chuveiros, canos e outros canais internos podem levar a um alto desperdício de água ao longo prazo. Para ficar atento, confira se há alguns sinais de mofo, manchas, bolhas em pinturas e bolor dentro de casa.
Lave o carro com balde
Lavar o carro já é uma tarefa árdua. No entanto, com menos recursos hídricos, a atividade pode ser menos danosa ao meio ambiente. Para os automóveis, prefira sempre um balde e uma bucha ou tecido ao invés de mangueiras. Também é recomendado reutilizar água do banho ou da máquina de lavar para deixar o carro brilhando.