Nesta quinta-feira, 21 de setembro, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) realizou um culto em prol da campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e doenças mentais. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância de discutir abertamente o suicídio, tema muitas vezes cercado por tabus.
Com o tema Celebrando a Vida, o culto contou com a participação do coral do HUEM e da equipe de Capelania do Hospital e foi dirigido pelo capelão reverendo Frank, com participação do capelão reverendo Marcelo e da auxiliar de Capelania, irmã Elenice.
“Setembro Amarelo é tempo de refletir sobre os transtornos da mente. A ideia do culto foi mostrar que em Cristo há sempre uma esperança”, enfatizou reverendo Frank.
A campanha Setembro Amarelo nasceu com o propósito de chamar a atenção para um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Atenção aos sinais
A psicóloga do HUEM, Eliziana Marques da Paixão, ressaltou a necessidade de estar atento aos sinais que as pessoas podem dar quando estão passando por um sofrimento considerado por elas insuportável. Esses sinais incluem desesperança, pessimismo em relação ao futuro, culpa, baixa autoestima, entre outros.
"É possível ajudar e prestar apoio às pessoas que estão enfrentando sentimentos difíceis. Estes sinais devem ser encarados como pedidos de ajuda", afirmou a psicóloga. "Qualquer sinal merece atenção, e a informação desempenha um papel crucial na prevenção", destacou.
O HUEM, reconhecendo a importância da saúde emocional de seus colaboradores, pacientes e familiares, oferecendo serviços de atendimento psicológico clínico.
A equipe de Psicologia do Hospital está comprometida em fornecer suporte, avaliar e acompanhar intercorrências psíquicas durante o tratamento, melhorar a relação médico/paciente/família, realizar atendimento psicoterapêutico, grupos, avaliação diagnóstica e atender solicitações de interconsultas.
Os psicólogos do HUEM estão integrados em todos os setores do Hospital, realizando atendimentos por meio de busca ativa e respondendo às solicitações das equipes médicas, de enfermagem e de serviço social, bem como às solicitações de familiares dos pacientes.
Os atendimentos são personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada paciente e setor, incluindo acolhimento, acompanhamento e encaminhamento para tratamentos especializados quando necessário.
Restabelecer a fé
O serviço de Capelania do HUEM também é fundamental no acolhimento a colaboradores, pacientes e familiares. Com base na Bíblia, a equipe de capelães é responsável pelo apoio e assistência espiritual a quem estiver necessitando, com objetivo de restabelecer a fé das pessoas em momentos de dificuldade.
O HUEM reafirma seu compromisso com a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio, destacando que a responsabilidade de salvar vidas é de todos. Ao promover eventos como o culto em apoio ao Setembro Amarelo e fornecer serviços de Psicologia e Capelania, o Hospital demonstra seu comprometimento em cuidar não apenas da saúde física, mas também da saúde emocional e espiritual de sua comunidade e equipe.