A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização que tem como objetivo diminuir os acidentes de trânsito. A iniciativa visa conscientizar motoristas, passageiros e pedestres para adotar comportamentos responsáveis nas estradas. A ideia nasceu a partir de estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tendo como base a segurança em diversos países.
Segundo dados do sistema de informações de acidentes de trânsito do Governo do Estado de São Paulo, em 2023, foram registrados 987 óbitos e, em 2022, 917. Os motociclistas foram os que mais faleceram em decorrência de acidentes de trânsito na capital paulista; seguidos de pedestres e vítimas de acidentes de carro. Os jovens com idades entre 18 e 24 anos foram as maiores vítimas do trânsito, seguidos de pessoas entre 25 e 29 anos.
Evitar acidentes não é apenas uma responsabilidade dos órgãos de segurança viária, mas também de cada um que compartilha as vias públicas. Para isso, algumas medidas simples podem fazer toda a diferença. Confira algumas dicas.
Não dirija sob efeito de álcool ou drogas
O consumo de álcool ou drogas atrapalha a percepção do motorista e seus sentidos. Isso gera riscos graves não apenas ao motorista e seus passageiros, mas também para carros e pedestres que trafegam na mesma via. Se for beber, no mínimo que seja, use um aplicativo de transporte.
Respeite as leis de trânsito
Por mais óbvio que seja, muitos acidentes ocorrem por falta de respeito às leis de trânsito. Respeite os limites de velocidade, pare nos sinais vermelho, dê preferência aos pedestres e use sempre o cinto de segurança.
Uso de celular
O uso do celular ao volante é uma das principais causas de acidentes. Evite enviar mensagens, fazer chamadas ou mexer no celular enquanto estiver dirigindo, a atenção é desviada, aumentando o risco de acidentes.
Mantenha o veículo em boas condições
Fazer a manutenção regular do veículo é essencial. Verificar pneus, freios, luzes e outros itens de segurança é de suma importância. Um veículo em bom estado reduz o risco de falhas mecânicas que podem resultar em acidentes.
Atenção ao limite de velocidade
O limite de velocidade de circulação em perímetros escolares costuma ser reduzido, não ultrapassando 20 km/h. Fique atento aos limites de velocidade em áreas como as do entorno do Mackenzie. Mesmo se não houver indicação de limite, transite em velocidade reduzida para sua segurança e daqueles à sua volta.
Não estacione em fila dupla
Parar o veículo em fila dupla, além de causar transtornos no tráfego, tende a ser perigoso. É oportuno não abrir a porta do veículo do lado em que outros automóveis e motos circulam, já que isso pode colocar em risco tanto sua segurança quanto das pessoas que estão em outros automóveis.
Atravesse com cuidado
Permanecer atento aos arredores é muito importante, especialmente no momento de atravessar a rua. Evite usar fones de ouvido e celular. A medida fará com que você fique atento, evitando acidentes com veículos que estejam em alta velocidade ou fora de seu campo de visão.