Um chá beneficente promovido pelo setor de voluntariado do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) proporcionou a compra de cinco novos berços hospitalares para os recém-nascidos atendidos na instituição. Os equipamentos chegaram nesta segunda-feira, 09 de dezembro, e já podem ser utilizados em benefício dos pacientes.
Realizado no Salão Social da Igreja Presbiteriana de Curitiba, o encontro solidário contou com a participação de 150 pessoas. Os alimentos que formaram a farta mesa do chá beneficente foram generosamente doados por parceiros, assim como diversos brindes que foram sorteados durante o evento.
Os recursos arrecadados foram aplicados na modernização de mobiliário e na revitalização dos espaços, garantindo mais conforto para pacientes e seus familiares. Os berços adquiridos graças à arrecadação têm múltiplas funções: acomodar os bebês para dormir, nas trocas de fralda e, também, servem para o banho à beira leito, pois ao retirar o colchão, o berço se transforma em uma pequena banheira. Embaixo há espaço para guardar pertences como toalhas, fraldas, lenço umedecido e cotonetes.
“É um produto que vai ajudar bastante as mamães com seus bebês. Agradecemos a generosidade e o caloroso apoio das pessoas que participaram, das que doaram itens e dos colaboradores que trabalharam para tornar o evento possível”, destaca Ivanyra do Rocio, coordenadora do voluntariado do Hospital Mackenzie.
Iniciativas como essa demonstram o poder de mobilização do Hospital Mackenzie, chamando a sociedade a colaborar para que cada vez mais pessoas possam contar com um atendimento médico de excelência, com olhar humanizado, voltado ao bem-estar de pacientes e acompanhantes.
Ala pediátrica
A ala exclusiva para o atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos do Hospital Mackenzie é dividida em três pavimentos com 100 leitos para internações, dos quais dez são destinados à UTI pediátrica. Além disso, a instituição conta com uma UTI neonatal com mais 40 leitos, para atendimento de recém-nascidos, em sua maioria prematuros.
Se levarmos em consideração apenas a ala pediátrica, são realizados por ano mais de 25 mil atendimentos de urgência e emergência; quatro mil atendimentos ambulatoriais; mais de 50 mil exames laboratoriais; seis mil exames de imagem; e mais de dois mil internamentos.
Ao todo, o Hospital Evangélico Mackenzie prestou mais de 2 milhões de atendimentos em 2023 e esse número deve ser superado em 2024. “Somos o maior prestador SUS do estado do Paraná. Um hospital construído com o apoio da comunidade e que oferece todas as especialidades médicas”, enfatiza o diretor geral, Tiago Tormen.