A comunicação humana ultrapassa a verbalidade, e se manifesta por movimentos e gestos. Estudiosos estimam que mais de 90% da comunicação é não-verbal, ou seja, não provém da fala.
Importante em todos os segmentos da vida, este tipo de comunicação ganha holofote e dimensões ainda maiores no ambiente de trabalho. A linguagem corporal impacta diretamente na percepção da imagem percebida e no estabelecimento de relacionamentos. Confira algumas dicas para melhorar este bem tão precioso.
Linguagem corporal
Dentre os principais fatores para ter uma boa comunicação não-verbal, destaca-se o autoconhecimento, a capacidade de entender cenários e pessoas, e a habilidade de transitar pelos mais diversos ambientes, mantendo uma linguagem corporal confiante e amigável.
Amy Cuddy, psicóloga social e autora do livro "Presença", destaca que a postura adotada frente a uma situação ou conversa pode mudar a opinião que as outras pessoas têm. De acordo com a especialista, uma postura adequada transmite presença e liderança, e gera autoconfiança.
Expressões faciais dispensam palavras
Assim como a linguagem corporal transmite mensagens, as expressões faciais têm grande relevância a respeito da percepção das pessoas a respeito de um indivíduo. Paul Ekman, pioneiro no estudo das expressões faciais e emoções, destaca que o rosto é um espelho que reflete o que se passa no interior de uma pessoa. “A expressão facial é o único sistema de linguagem que compartilhamos com todos os seres humanos", destaca o psicólogo.
Para melhorar as expressões faciais, uma dica valiosa diz respeito a sua reprodução. Um sorriso genuíno pode transmitir empatia e conectividade. Igualmente, ao estudar as expressões de colegas e familiares, a comunicação interpessoal tende a melhorar, auxiliando na criação de relações mais fortes no ambiente de trabalho.
O poder dos detalhes
O contato visual é fundamental para criar relações profissionais duradouras, já que reforça a sensação de atenção às mensagens transmitidas, com respeito e simpatia.
Uma postura aberta e relaxada pode diminuir barreiras interpessoais, possibilitando uma comunicação fluida. As vestimentas também são parte deste conjunto de detalhes que geram valor, por isso, é importante atentar-se ao dress-code utilizado no ambiente de trabalho. Uma roupa amassada ou que não dialoga com o ambiente, pode passar uma ideia de despreparo ou desleixo.
Ao dominar a comunicação não-verbal, o profissional não apenas melhora sua reputação, como, também, usufrui de uma presença mais impactante, que o ajudará a construir relações sólidas e atingir bons resultados em meio aos desafios profissionais.