As redes sociais fazem parte do dia a dia. Apenas no Whatsapp, foram registrados mais de 169 milhões de usuários brasileiros, em 2023. A conciliação de seu uso nos âmbitos privado e profissional é um dos grandes desafios de muitos profissionais, empresas e instituições.
Diego Candido, coordenador de relacionamento da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM), responsável pela gestão das redes da instituição, afirma que estes espaços virtuais são essenciais para o crescimento profissional. “Independentemente da área de atuação, é importante ter presença nas redes, já que o mundo se conecta por elas”, afirma o gestor.
Utilize-as ao seu favor
No Mackenzie, o principal papel das redes sociais é manter o relacionamento com os públicos da instituição. Apesar de a abordagem ser diferente, ao fazer uso das redes com o intuito de alavancar a carreira pessoal, o compartilhamento de novas etapas e conquistas profissionais, pode ajudar no crescimento profissional.
“Compartilhar conquistas e dicas que possam ajudar seu público, como novas tecnologias, leituras inspiradoras e conquistas da equipe ou da empresa que atua, são ótimas maneiras de mostrar ao mercado que tipo de profissional você é”, destaca Candido.
Assuntos sensíveis
Candido afirma que a melhor maneira de evitar confusões nas redes sociais, com possíveis impactos negativos na vida profissional, e até desgastes na vida pessoal, é evitar publicar ou comentar conteúdos ‘sensíveis’. “As redes sociais não possuem regras claras quanto ao comportamento, já que todos podem falar sobre tudo, por isso é fundamental fazer uma autoavaliação antes de postar algo ou fazer comentários”.
O especialista dá algumas dicas para utilizar as redes sociais corretamente:
- Antes de publicar algo, avalie se pode contribuir de maneira positiva com o assunto em questão;
- Entenda se tem autoridade, ou conhecimento mínimo a respeito do assunto, visto que o conteúdo será exibido para um grande número de pessoas;
- Esteja ciente que a postagem poderá ser alvo de opiniões contrárias, e saber lidar com o contraditório faz parte da rotina, então avalie bem o tom da resposta que você vai fornecer.
Com ações simples, é possível melhorar o uso nas redes sociais, evitando complicações, além de contribuir para o estabelecimento de uma imagem profissional.
Diego Candido, coordenador de relacionamento da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM)