Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Colégio Tamboré registram mais de 100 espécies de aves em projeto voluntário

Alunos do Colégio Tamboré registram mais de 100 espécies de aves em projeto voluntário

13.09.2022 - EM Nossos Talentos

Coordenação

"A iniciativa tem despertado os alunos para consciência ecológica e científica "

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré promove levantamento da biodiversidade local, com foco na avifauna. A iniciativa faz parte do Clube de Observadores de Aves, liderado pelos professores Edilson Pichiliani e Pedro Cristales. 

Desde 2019, juntamente com alunos de diferentes segmentos, o clube se dedica ao levantamento mensal que, totalizado, já registrou mais de 100 espécies. A listagem foi inserida na plataforma internacional eBird, que pode ser acessada por qualquer pessoa, em qualquer local do mundo. 

“Apesar de inúmeros produtos, o maior legado do projeto não é material. O principal objetivo tem sido despertar, em nossos alunos, um novo olhar para o mundo natural”, frisa o professor Pedro Cristales. “Que nossos pequenos cientistas perpetuem essa visão de mundo para os menores e novos integrantes. Temos muito trabalho pela frente”, completa. 

O Clube de Observadores de Aves também promove análise estatística dos dados, aprendizagem na prática, resolução de problemas e trabalho em equipe. Desde seu início, o projeto já realizou diversas saídas pedagógicas e eventos voltados para o meio ambiente. 

Os encontros ocorrem uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, com saída do prédio 03 a partir das 14h30. Normalmente, ocorrem na penúltima ou última quinta-feira do mês, dependendo do calendário escolar, que pode sofrer alterações devido aos feriados ou alguma outra atividade. 

“Além de desenvolver as vertentes do meio ambiente, contribuímos com a comunidade científica. É gratificante analisar os dados obtidos por alunos da Educação Básica e apresentar a riqueza de espécies dentro da escola”, menciona o professor Edilson Pichiliani. Ainda segundo ele, já foram observadas pela iniciativa mais de 70% das espécies de aves registradas para o município de Barueri (SP).