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Conheça o material didático utilizado na Educação Infantil do Colégio Mackenzie São Paulo

Conheça o material didático utilizado na Educação Infantil do Colégio Mackenzie São Paulo

A foto foi tirada de cima e mostra a cabeça de uma criança e suas mãos em cima de um livro, com ilustrações de uma raposa. A criança está acompanhando por um adulto, porque conseguimos ver a mão de uma mulher adulta, ajudando a criança na leitura.

13.04.2021 - EM

Coordenação

"Produzido pelo Sistema Mackenzie de Ensino (SME), livros atendem diversas escolas parceiras   "

O Sistema Mackenzie de Ensino (SME) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é responsável pela organização da Proposta Educacional para a Educação Básica, produzindo materiais didáticos e outras soluções didático-pedagógicas para os Colégios Presbiteriano Mackenzie (CPM) e escolas parceiras.

Os Campos de Experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a etapa da Educação Infantil são estabelecidos pelos marcos regulatórios nacionais, possibilitando às escolas o trabalho em cima de propósitos pré-estabelecidos. Para uma evolução integral e consistente no processo de conhecimento dos alunos nessa fase de educação, o SME estruturou um material diversificado e rico em possibilidades pedagógicas, composto por três livros:Competência Auditiva, Livro Didático e Material Móvel

O primeiro promove o desenvolvimento da competência auditiva e o trabalho com o processo de pré-alfabetização e matemática, além de trabalhar com os Campos de Experiência. Já o Livro Didático possibilita a aprendizagem significativa e integrada dos conteúdos nos seguintes eixos: Identidade e Individualidade, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

“O Material Móvel apresenta vivências e experiências contextualizadas e com ênfase em desenvolvimento matemático e de pré-alfabetização”, completa Viviane Nery, coordenadora de Capacitação Pedagógica.

Para Márcia Regis, diretora do CPM São Paulo, o livro didático apresenta os conteúdos estruturantes de forma atrativa e lúdica, por meio de propostas pedagógicas que conduzem os estudantes a uma aprendizagem “cheia de significado, iniciando um processo reflexivo para a compreensão dos conceitos”, completa.

Ainda segundo a diretora, o Projeto Literatura Viva merece destaque por apresentar uma coletânea de livros clássicos e contemporâneos da literatura infantil, a partir da seleção criteriosa de especialistas na área. “Os livros são trabalhados em um projeto escolar que leva as crianças conhecerem mais histórias e a lerem mais, transformando a leitura em uma ferramenta para o aprendizado”, conta. 

Trabalho em parceria

Anualmente, a equipe pedagógica do SME oferece treinamentos de capacitação aos professores do CPM, auxiliando-os na didática em sala de aula, fundamentação pedagógica da cosmovisão cristã, atualizações tecnológicas e de conteúdo dos materiais. O apoio também é oferecido aos alunos, que contam com uma equipe de profissionais para atendimento especializado via e-mail, telefone ou videoconferência. “Nossos docentes também contam com uma equipe de profissionais à disposição para atendimento especializado via e-mail, telefone ou videoconferência", explica a diretora.

Com a pandemia da covid-19, as aulas presenciais foram substituídas, excepcionalmente, pelas remotas, por isso a participação dos pais ou responsáveis no andamento do ensino-aprendizagem passou a ser ainda frequente e servir como um incentivo, seja lendo uma história ou ensinando palavras novas. 

As produções didáticas do SME proporcionam diversas oportunidades para a participação da família. Um exemplo disso é o livro de Competência Auditiva, planejado com base em estudos que mostram como o sucesso na formação de proficiência em leitura e escrita está pautado no aprender a ouvir e falar bem. 

Por isso, é sugerido aos professores e pais que leiam as narrativas do livro diversas vezes, relacionando pontos do texto à vida da criança, de forma interativa, a fim de possibilitar situações de escuta e fala.

“Desse modo, a criança aprende o significado das palavras, expande o vocabulário, bem como o entendimento de contexto do que se fala e do que se ouve, a compreensão das situações das pessoas e das histórias humanas e da vida, que ela tão plenamente já integra, mesmo com os seus poucos anos de vida”, pontua Viviane. 

Para a diretora do CPM São Paulo é de extrema importância que as crianças se identifiquem com o material e que possam criar uma “relação em que sejam protagonistas do processo, apresentando aos pais, a partir de uma interação agradável, o que têm aprendido e como estão realizando seus belos registros de aprendizagem”, finaliza Regis. 

A coordenadora de Capacitação Pedagógica deixou uma lista de dicas para os professores, pais e responsáveis seguirem nesse período de pandemia e aulas remotas. Confira:  

● Ensine novas palavras para a criança. A leitura é um ótimo meio para isso. Tenha o hábito de ler com a criança todos os dias.

● Cante canções infantis. Essas canções apresentam rimas, jogos com palavras e ensinam sobre o ritmo e o som da linguagem.  

● Converse com a criança sobre a história lida. Conte para ela sua parte preferida e peça que ela conte a parte favorita dela a você.  

● Mostre fotos de familiares e converse sobre o que as pessoas estão fazendo nas fotos.  

● Preste atenção quando a criança fala e ensine-a a prestar atenção ao que você fala.  

● Ensine à criança que ela deve pedir ajuda para entender o significado de uma palavra que desconhece.  

● Peça que a criança reconte uma história lida a você e façam, juntos, um desenho a respeito da história.  

● Converse sempre com a criança. 

É importante também o trabalho diário com a Matemática. Nossos livros permitem que algumas atividades sejam praticadas em casa com a família:  

● Pratique a contagem. Conte os dedos das mãos, dos pés, os passos, os degraus das escadas. 

● Separe figuras e objetos em categorias, como alimentos, animais, figuras geométricas. Peça que a criança encontre a figura ou o objeto que não pertence ao grupo.

● Fale sobre grupos e categorias, como frutas, móveis e formas. Separe os itens em categorias. Deixe que a criança diga qual objeto não pertence ao grupo. Explique por que não pertence. 

● Planeje uma receita simples para fazerem juntos e desenhe as quantidades e medidas.  

● Peça que a criança separe seus brinquedos por cores, tamanhos, quantidades, entre outras categorias.  

● Brinque de encontrar objetos que se assemelham a figuras geométricas.  

● Aponte para objetos que são iguais ou diferentes. Fale o que faz deles iguais ou diferentes: eles têm a mesma cor, ambos são animais, ou um é grande e o outro pequeno.

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste” 2 Timóteo 3.14