Compartilhe nas Redes Sociais

Culto de gratidão pelos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil no Mackenzie

Culto de gratidão pelos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil no Mackenzie

visão do alto da orquestra e coral

19.08.2019 - EM Cultura

Coordenação

"Evento com orquestra e coral lota auditório Ruy Barbosa"

O deslizar leve dos arcos nos instrumentos traziam uma melodia doce aos ouvidos, anunciando que a noite seria de celebração e agradecimento. Não havia melhor forma de se iniciar o culto de gratidão aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), que ocorreu no auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, campus Higienópolis, no dia 16 de agosto. A celebração contou com as apresentações da Orquestra Sinodal, composta por jovens, e do Coral Intersinodal.

O culto, organizado pelos Sínodos do estado de São Paulo, com apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), teve casa cheia e pregação do reverendo Juarez Marcondes Filho, secretário executivo do Supremo Concílio da IPB e conselheiro do IPM. “O povo está celebrando esta data maravilhosa do trabalho da Igreja no Brasil, e me congratulo com os 16 sínodos de São Paulo, um para cada década”, brincou ele.

Segundo destacou o reverendo, ao longo dos anos, a IPB tem se mantido fiel à sua missão: “levar o evangelho a todos os locais, ‘transtornando’ o mundo com as palavras de Deus", disse fazendo referência ao texto de Atos dos Apóstolos.

Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie, realizou uma oração fervorosa em agradecimento a Deus e em nome do bom trabalho desenvolvido pela IPB ao longo dos anos no Brasil, destacando que, além da alegria pela caminhada até este marco histórico, fica o desejo de manter o coração aquecido para seguir em frente com entusiasmo.

A IPB é a mais antiga denominação reformada do país, fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton em 1859. Atualmente, a instituição conta igrejas, congregações e pontos de pregação que compartilham o evangelho da graça com a população.

Dentre as autoridades presentes ainda estiveram José Francisco Hintze, diretor de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura (DESIN) do IPM; Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); o presbítero Clodoaldo Waldemar Furlan; Mauro Meister, diretor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper; e reverendo Agnaldo Duarte de Faria, que conduziu os trabalhos da noite.

Homenagem em Brasília

Na quarta-feira, 14 de agosto, a Câmara dos Deputados em Brasília também prestou uma homenagem ao aniversário da IPB. A Sessão Solene teve participação de parlamentares de diversas legendas, convidados de outras igrejas, funcionários de gabinetes e servidores. O presidente do Supremo Concílio da IPB, reverendo Roberto Brasileiro, e o presidente do IPM, José Inácio Ramos, compuseram a mesa da sessão, presidida e organizada pelo deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP).

Para Ramos, a interlocução com a sociedade, estabelecida pela IPB ao longo dos anos na propagação da palavra de Deus, tem sido um dos diferenciais da atuação da Igreja. “Ela tem o compromisso de pregar de forma clara, objetiva, transparente e cuidando do social, que é extremamente precioso a toda população, independentemente de raça, cor ou credo. A IPB tem se mantido fiel à palavra de Deus nestes 160 anos e promove a inauguração de escolas, hospitais, creches, asilos, apoio a pessoas com problemas com drogas e àqueles que estão de alguma forma excluídos da sociedade, tudo para que eles consigam se recuperar e contribuir com o desenvolvimento do país. O reconhecimento do poder legislativo em cumprimentar e reconhecer esse trabalho demonstra a importância dessa atuação”, encerra o presidente do IPM.