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Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade é tema de curso do Mackenzie

Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade é tema de curso do Mackenzie

09.11.2021 - EM Mundo

Coordenação

"Aulas têm o objetivo de identificar as necessidades relacionadas à acessibilidade na educação"

O programa Exchanging Hemispheres, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM, oferecerá, entre os dias 31 de janeiro e 11 de fevereiro de 2022, o curso de curta duração Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade. As vagas são limitadas, e as inscrições deverão ser feitas no site.

A formação é prática e tem como objetivos identificar as necessidades relacionadas à acessibilidade na educação, construir materiais didáticos acessíveis baseados em metodologias atuais, discutir as questões de acessibilidade para assegurar a inclusão  e abordar a acessibilidade e suas diretrizes para a criação de material didático digital, no contexto do desenho universal para aprendizagem.

Além desses pontos, nas aulas, serão apresentadas as ferramentas para a criação de conteúdos acessíveis e repositórios de recursos educacionais abertos com materiais pedagógicos, que podem ser adaptados e compartilhados para uso em sala de aula ou em atividades didáticas.

As docentes Regina Motz, professora da Universidad de la República (Udelar), do Uruguai, e Maria Amelia Eliseo, professora da FCI da UPM, ministrarão as aulas. “A expectativa é que os estudantes, ao finalizarem o curso, sejam capazes de identificar as necessidades de aprendizagem de cada aluno e, a partir daí, possam construir ou adaptar conteúdos didáticos para atender essas necessidades da melhor forma, contribuindo para uma educação mais inclusiva”, explica a professora Eliseo.

A importância da acessibilidade 

De acordo com a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas vive com algum tipo de deficiência. Para Maria Amelia, esses números deixam clara a importância de suprir as necessidades dessa população. “É necessário prover meios alternativos e ferramentas auxiliares para que as pessoas com deficiência possam realizar, de maneira segura e autônoma, as tarefas que qualquer outra pessoa faz”, ressalta.

A professora ainda destaca que a acessibilidade não traz benefícios apenas para pessoas com deficiência, mas para todos. “Por exemplo, os recursos de acessibilidade como as legendas contribuem para o entendimento dos conteúdos multimídia por pessoas com deficiência auditiva e, também, serão úteis em um contexto no qual não é possível utilizar o áudio”, esclarece.

Durante o curso, serão abordadas as diretrizes de acessibilidade e como aplicá-las na elaboração de recursos didáticos para torná-los acessíveis.

“Trata-se de um curso prático, para identificar as necessidades relacionadas à acessibilidade na educação e construir materiais didáticos acessíveis, baseados em metodologias atuais”, destaca a professora.

O curso tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências da Computação e áreas correlacionadas, professores, pesquisadores e interessados em acessibilidade para a inclusão educativa. Ao final das aulas, será disponibilizado aos participantes um certificado de 32 horas, sendo 20 horas de interação ao vivo e 12 horas de estudo; e os alunos mackenzistas ainda receberão um ponto nos programas de Mobilidade Acadêmica (COI).

“Numa perspectiva internacional, podemos compartilhar conhecimentos e experiências de outras realidades, além da brasileira. Assim, o curso será uma oportunidade de compartilharmos soluções de acessibilidade que ocorrem em dois países”, finaliza Eliseo.

Serviço
Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade
Data: 
de 31 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022
Horário: das 19h às 21h
Inscrições e valores do curso: no site