Compartilhe nas Redes Sociais

FAU lança livro sobre Sustentabilidade em Projetos para Urbanização de Assentamentos Precários no Brasil

FAU lança livro sobre Sustentabilidade em Projetos para Urbanização de Assentamentos Precários no Brasil

30.11.2022 - EM

Coordenação

"Projeto foi financiado pelo Fundo MackPesquisa, CNPq e apoiado pelo Capes Proex "

Na última terça-feira, 29 de novembro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou o lançamento do livro Sustentabilidade em Projetos para Urbanização de Assentamentos Precários no Brasil: Contextos, Dimensões e Perspectivas, livro organizado pelas professoras Angélica Benatti Alvim, diretora da FAU, e Viviane Manzione Rubio. 

“Parabenizo às organizadoras da obra, Viviane e Angélica, e os alunos envolvidos. Espero que esse livro sirva de meio transformador para um futuro Brasil melhor”, pontou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos. 

“Estou muito feliz porque estamos desde 2017 trabalhando essa temática, e o lançamento vem coroar um processo, que pode se desdobrar em outros projetos. Foi uma experiência muito rica porque dependeu do envolvimento de alunos, que descobriram um novo mundo de arquitetura e urbanismo para além da sala de aula”, comentou a professora Angélica. 

O evento ocorreu presencialmente no saguão da FAU, no campus Higienópolis, e contou com transmissão on-line para convidados a distância. Na ocasião, as organizadoras do livro e professoras da FAU, Angélica e Viviane, ministraram uma breve explicação sobre a obra, bem como suas abordagens, temáticas, resultados e afins. Em seguida, alguns dos autores presentes participaram do debate sobre esse importante tema.  

“O livro é o resultado de um desafio, uma ideia que vem de muito tempo, e que esperamos levar adiante. Unimos pesquisadores de diversos lugares do país, e queremos agora manter essa rede ativa para enriquecer debates sobre esse tema urgente, que há muito tempo não é enfrentado”, explicou a professora Viviane. 

O livro 
Trata-se de uma obra de 21 capítulos que reúne uma rede de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, a saber: UPM, USP, UFRJ, UFC, UNIFAP, UFPE, UFBA, PUC SP, PUCRio e UNIFOR.  A coletânea apresenta o resultado de uma pesquisa realizada por quatro anos, financiada pelo Fundo MackPesquisa e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). A publicação contou ainda com apoio Capes Proex. 

Os autores defendem na obra que a sustentabilidade deve ser vista em quatro dimensões articuladas: ambiental, urbana, política-institucional e socioeconômica. Além disso, foram realizadas análises de dez estudos de caso, e incluídos artigos e capítulos teóricos de especialistas que trabalham a temática pelo Brasil. 

A obra foi dividida em três partes separadas por cor: Reflexos teóricos e metodológicos; As dimensões da sustentabilidade em projetos de urbanização de assentamentos precários; Urbanização de favelas e meio ambiente: olhares cruzados.