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MackSTLR: A ética na resolução de problemas sociais

MackSTLR: A ética na resolução de problemas sociais

02.08.2023 - EM

Coordenação

"Iniciativa também desafia o aluno a confrontar seus valores pessoais"

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) busca proporcionar aos seus alunos uma formação completa, que vai além do conhecimento técnico-profissional. Por meio do programa MackSTLR, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, entre elas, a dimensão Ética desponta com significativa importância. Conheça como o programa auxilia os alunos a adquirirem habilidades fundamentais para a vida social e o mercado de trabalho, juntamente com o relato do coordenador dessa competência no MackSTLR, Marcelo Coelho.

Para o especialista, a habilidade ética é algo com a qual o aluno está o tempo todo em contato. “Sendo assim, havendo um programa que o faça observar, registrar, mensurar e aplicar essas habilidades ao seu dia a dia acadêmico, haverá maior sensibilidade dos alunos para desenvolvê-las”, destacou.

Além de proporcionar intenso autoconhecimento, a iniciativa também desafia o aluno a confrontar seus valores pessoais. Coelho explica que ao realizar uma atividade na competência ética, o aluno expressa seus reais valores nas respostas às atividades, e isso o levará a reflexão e até mesmo a uma mudança de postura e pensamento.

Quando questionado a respeito dos métodos utilizados no programa, o professor comentou que apresenta a realidade ao aluno através das atividades. “Isso levará o aluno a olhar pra fora de si, e ao mesmo tempo reconhecer que sem esse movimento não haveria sociedade estabelecida como tal. Ao observar de forma prática seus valores éticos, o aluno é orientado e apoiado nas mudanças éticas que se mostrem necessárias para ele ou ela”, salientou Coelho.

De acordo com o especialista, desenvolver habilidade ética, especialmente nos dias atuais, envolve a compreensão de que devemos ter compaixão diante dos infortúnios da humanidade. Desse modo, cada ser humano pode dar a sua contribuição na resolução desses problemas.

Marcelo Coelho destacou que a avaliação dos mackenzistas ocorre por meio de perguntas reflexivas antes, durante e após a realização das atividades propostas. Ao responder às perguntas reflexivas sobre a atividade, o aluno é levado a refletir criticamente sobre seus valores éticos e compará-los às necessidades que foram constatadas nas Iniciativas de Aprendizagens Transformadoras (IATs).

“Primeiramente sugiro que eles observem suas atividades curriculares que já são realizadas e pensem nelas como potenciais IATs. A partir dessa atividade, posso realizar o questionário reflexivo e inscrever os alunos daquela matriz curricular”, apontou o coordenador.

Coelho afirma que o MackSTLR não é um programa de curto prazo ou de resultados instantâneos. Para ele, está nascendo uma cultura de catalogação de valores e competência que os alunos poderão levar para toda a sua vida e, também, em suas carreiras profissionais.

“Quando os primeiros e-portfólios forem apresentados em larga escala no mercado de trabalho, veremos a grande revolução que a proposta do MackSTLR causará na formação de nossos alunos e na forma como os entregaremos de volta para a sociedade depois de formados”, concluiu Coelho.