Compartilhe nas Redes Sociais

Núcleo de Estudos Avançados debate papéis da Universidade no Brasil na inclusão social

Núcleo de Estudos Avançados debate papéis da Universidade no Brasil na inclusão social

06.12.2022 - EM Atualidades

Coordenação

"Cláudia Costin, nome reconhecido em políticas educacionais, foi a palestrante"

O Núcleo de Estudos Avançados (NEA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu na terça-feira, dia 06 de dezembro, a conferência “O futuro da Universidade no Brasil”, que nesta edição teve o tema Os papéis da Universidade no Brasil e a Inclusão Social, com a palestra da diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin, e mediação do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e membro do NEA, Carlos Leite.

“A universidade garante ao jovem uma entrada melhor no mundo do trabalho, por isso ela deveria estar aberta a todos que estão preparados, e cabe a educação básica prepará-los para a universidade e cabe a universidade recebê-los de braços abertos”, disse Cláudia Costin, que completou: “hoje, o Brasil gasta mais com o ensino superior do que com a educação básica, comparativamente com outros países”.

Ela explicou que países que, hoje, possuem bons sistemas educacionais e que tem um desenvolvimento de longo prazo, são aqueles que estavam no estágio de transição demográfico parecido com o Brasil e gastaram mais em educação. “Então, gastar com educação não é gastar, é investir”, afirmou Cláudia Costin.

Também foi apresentado o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, ou ODS 4, agenda estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas e assinada pelo Brasil com metas globais para 2030. A ODS 4 diz a respeito à educação e assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.  

Em sua saudação, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, agradeceu a presença de todos e celebrou a concretização do evento do NEA. “Espero que esses eventos sejam para trazer provocações ao nosso dia a dia. Uma universidade que deseja se perpetuar precisa fazer esse exercício”, afirmou o reitor.

As autoridades presentes foram a pró-reitora de Graduação, Janette Brustein; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o coordenador do NEA, Wilson Toshiro Nakamura; o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. Diretores e docentes das unidades acadêmicas da UPM também participaram do evento.