Compartilhe nas Redes Sociais

Presidente do Grupo Silvio Santos palestra na abertura do Mackenzie Business Week 2024

Presidente do Grupo Silvio Santos palestra na abertura do Mackenzie Business Week 2024

16.05.2024 - EM

Coordenação

"Evento busca discutir a integração entre universidade e empresa  "

Na manhã de segunda-feira, dia 06 de maio, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) por meio do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), em parceria com a Empresa Júnior de Consultoria, recebeu na abertura do Mackenzie Business Week 2024, a palestra de José Roberto Maciel, presidente do Grupo Silvio Santos, conjunto empresarial, que entre as empresas subsidiárias, estão SBT, Jequiti, SISAN, Hotel Jequitimar, entre outras. A palestra teve como foco a integração entre universidade e empresa. 

“O Mackenzie busca formar gente qualificada para uma sociedade que precisa de bons profissionais, que não necessariamente são pessoas que têm habilidades e competências muito específicas, mas são aqueles que mudam o mundo. O diálogo entre a reflexão, pensamento teórico e a prática tem uma camada de aprendizagem fundamental”, destacou o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno.  

Para o diretor do CCSA, Claudio Parisi, o desafio da integração entre a universidade e sociedade não é de hoje, mas é algo necessário. “Nós precisamos integrar cada vez mais a universidade e a sociedade, mas tem que ser uma via de mão dupla”, ressaltou. Parisi também destacou o conhecimento e a experiência do palestrante José Roberto Maciel dentro de um grupo relevante para o desenvolvimento econômico do Brasil. 

O capelão universitário, reverendo Gildásio dos Reis, relacionou a história de João Calvino com o evento, tendo como objetivo mostrar que todo conhecimento agregado e adquirido busca trazer uma mudança no mundo. “A ideia de Calvino é que o ensino não poderia se limitar a formar intelectualmente as pessoas, mas sim que tal conhecimento tivesse uma aplicação nas necessidades reais da cidade, objetivando assim a sua transformação”.  

O palestrante destacou a importância de criar conexões com os consumidores, que devem estar no centro, em todos os momentos. Uma forma de garantir um produto de boa qualidade para o cliente é utilizar estratégias, formadas por ecossistemas, como: modelo operacional e governança; talento e capacidades; cultura e gestão da mudança; e tecnologia e dados. 

Para ele, a transformação para o mundo digital é necessária, assim como a relevância dos conteúdos produzidos, tendo em vista o fácil acesso a eles e como manter a atenção das pessoas. “Quando se trata disso, a televisão é mais eficaz do que o mundo digital, onde tudo é muito rápido e superficial, correndo risco da existência de fake news. O SBT traz credibilidade, realmente apurando as informações”, disse o presidente do Grupo Silvio Santos. 

“O mundo é ‘figital’, físico e digital ao mesmo tempo, um exemplo disso é a Tele Sena, antes da pandemia nossa venda era majoritariamente física, mas atualmente a venda digital, por aplicativo, reflete em 50% do total”, exemplificou Maciel.  

O palestrante ressaltou a importância de certas habilidades para os ingressantes no mercado de trabalho. “Quando buscamos profissionais no mercado, estamos olhando muito para soft skills e hard skills, criando um equilíbrio entre habilidades técnicas e pessoais”.  

Maciel ainda deu uma dica para os mackenzistas que estavam presentes na palestra. “Aproveitem muito o período da universidade, passa rápido, se sirvam do conhecimento, se juntem em iniciativas júnior e iniciativas com impacto social, aproveitem o mundo colaborativo, criem um networking e nunca parem de aprender”, salientou.  

Além das autoridades já mencionadas, ainda participaram da solenidade o pró-reitor de Planejamento e Administração, Wallace Tesch Sabaini; e coordenadores e professores do CCSA.