Compartilhe nas Redes Sociais

Professor do Mackenzie Campinas participa de evento internacional da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Professor do Mackenzie Campinas participa de evento internacional da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

13.05.2022 - EM Eventos

Coordenação

"27ª edição da Competição de Julgamento Simulado ocorre em Washington, EUA"

O professor Leopoldo Rocha Soares, docente de Direito Administrativo e Direitos Humanos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, irá participar da 27ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, entre os dias 23 e 27 de maio, em Washington (EUA), cidade-sede da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Com o tema Mudanças Climáticas e Direitos Humanos: impactos, responsabilidades e oportunidades, os participantes, durante a competição, irão desenvolver pesquisas, escreverão documentos jurídicos baseados em casos hipotéticos e farão sustentações orais diante de advogados e figuras de destaque na área de direitos humanos.

Em sua primeira participação na competição, o professor Leopoldo expressa sua euforia em relação ao convite. “Estou entusiasmado pela oportunidade de estreitar os laços do Mackenzie com a CIDH, a OEA e com a Faculdade de Direito da Universidade de Washington. É importante para a internacionalização da Universidade e do curso de Direito”, diz o professor.

Fortalecendo sua importância no cenário jurídico, o evento marca e cumpre uma obrigação, um dever legal da Comissão Interamericana em difundir o procedimento de Direitos humanos, especialmente no espaço interamericano.

Para os estudantes, a participação se torna uma oportunidade acadêmica e profissional, aponta o professor. “É importante que nós formemos pessoas capazes, aptas, hábeis a demandar processos judiciais, mas também nas instituições internacionais”, adiciona.

O evento contará a participação de mais de 50 países e cerca de 365 universidades. Ao todo, serão 4.900 competidores.