Compartilhe nas Redes Sociais

Professora mackenzista participa de Grandes Diálogos no Memorial da Am. Latina

Professora mackenzista participa de Grandes Diálogos no Memorial da Am. Latina

29.04.2024 - EM Nossos Talentos

Coordenação

"Evento com entrada franca terá Marisa Lajolo, vencedora do prêmio Jabuti, como convidada para debater “O que é literatura?”"

Estudiosa de Monteiro Lobato e vencedora de dois prêmios Jabuti, a professora Marisa Lajolo, do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), vai dialogar com o público sobre literatura e crítica literária no segundo encontro da série Grandes Diálogos no Memorial, promovida pela Unesp, Editora Unesp e Memorial da América Latina. O encontro acontece no dia 30 de abril, às 19h, no auditório da biblioteca do Memorial da América Latina, com entrada gratuita, localizado ao lado do metrô da Barra Funda, zona oeste da capital paulista.

O que é literatura? Como deve ser compreendida ao longo do tempo? Uma obra literária marcante em sua época, mas conflitante com valores atuais deve ser cancelada? Estas e outras perguntas relacionadas ao mundo da literatura cabem ao encontro com a ensaísta, crítica literária, escritora e professora Marisa Lajolo. O segundo encontro da série reúne personalidades que nos ajudam a entender mais sobre os pensamentos que vigoram no nosso tempo.

A escritora paulistana, que além de professora da UPM é também docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é reconhecida principalmente por trabalhos sobre leitura, estudos acerca de literatura infantojuvenil e por pesquisas a respeito da obra de Monteiro Lobato.

Em 2009, Lajolo recebeu dois prêmios Jabuti – o de melhor livro de crítica literária e livro do ano de não ficção – com o título "Monteiro Lobato livro a livro: obra infantil", que organizou ao lado de João Luís Ceccantini, professor da Unesp. Lobato é hoje um escritor capaz de despertar, com a mesma força, lembranças carinhosas em seus leitores fiéis e reações raivosas em seus detratores, que enxergam racismo em seus personagens, por exemplo.

O encontro do dia 30 de abril, que será mediado pela jornalista e historiadora Juliana Sayuri, é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), da Fundação Editora da Unesp (FEU) e do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, braço acadêmico do Memorial da América Latina.

Os encontros se repetirão outras seis vezes em 2024, nos meses de maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro, sempre na última terça-feira do mês e com entrada franca ao público.

Serviço
“O que é literatura?” – Marisa Lajolo no Grandes Diálogos no Memorial
Data:
30 de abril
Local: auditório da biblioteca do Memorial da América Latina, São Paulo
Hora: às 19h
Entrada: gratuita