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Universidade inaugura novas salas de Aprendizagem Ativa da Escola de Engenharia

Universidade inaugura novas salas de Aprendizagem Ativa da Escola de Engenharia

22.08.2022 - EM

Coordenação

"Com tecnologia e ambientes dinâmicos, novos espaços são voltados a metodologias que priorizam o protagonismo dos estudantes"

No dia 17 de agosto, quarta-feira, a Escola de Engenharia (EE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), inaugurou oito novas salas de aula de Aprendizagem Ativa, no campus Higienópolis. Os novos espaços buscam oferecer aos professores a possibilidade de aplicar metodologias ativas de aprendizagem, criando atividades instrucionais capazes de engajar os estudantes a se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.

“A inauguração destas salas é mais um passo da nossa Universidade investindo na formação e desenvolvimento de nossos alunos”, diz o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

Os novos ambientes são pensados para um formato de aprendizagem em que as metodologias são mais baseadas no desenvolvimento de habilidades e não apenas na transmissão de informações. "Sem dúvida, esse investimento permite que novas práticas sejam incorporadas às aulas de todos os cursos da Escola de Engenharia, pois essas novas salas ampliam as opções de atividades acadêmicas que desenvolvem o protagonismo do estudante de forma a qualificá-lo para os desafios profissionais do mercado”, conta o diretor da EE, professor Marcos Massi.

Além disso, as novas salas incentivam o trabalho em equipes, devido às múltiplas configurações de ambiente que podem ser montadas com o mobiliário, entregando um espaço com notebook e TV exclusivos para cada mesa de trabalho. É o Mackenzie investindo cada vez mais no modelo de ensino que incentiva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Para Maria Célia de Oliveira, professora do curso de Engenharia de Produção, além dos recursos de tecnologia, a mobilidade oferecida pela sala permitiu configurações diferentes para aumentar a interação professor/aluno e aluno/aluno, de acordo com a atividade proposta. “Por exemplo, consigo fazer o fechamento de uma atividade com parte da sala, no ambiente de arena, enquanto os demais alunos trabalham no desenvolvimento da atividade, sem que haja interferência entre os grupos”, explica ela.

A professora ainda conta que, caso surja algo importante na discussão do professor com o grupo, é possível compartilhar o material imediatamente, por meio das TVs principais da sala. “A experiência de ministrar aulas nestas salas, embora seja desafiadora, está impulsionando os professores a buscarem formas de melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, colocando em pratica os conceitos de aprendizagem ativa”, completa Maria Célia.

Entre os estudantes ouvidos nas aulas de 5º semestre de Engenharia de Produção, o clima era de empolgação e satisfação com os novos espaços, sendo comuns frases como, “achei as aulas nesta sala muito boas, pois é mais confortável e com mais liberdade para usar o ambiente”; “gostei bastante, muito dinâmica e confortável”; “achei bem diferente”.

O professor da EE, André Luís Helleno, explica que cada sala conta com uma infraestrutura especial de TI que engloba duas televisões de 82 polegadas, um notebook de alta performance, capaz trabalhar com todos os softwares de Engenharia disponíveis na Escola e monitores de 43 polegadas integrados a esses computadores para permitir interação dos alunos em grupos de trabalhos.

Marco para UPM com presença de autoridades mackenzistas

“Nós estamos aqui celebrando o que os americanos chamariam de ‘upgrade’ na nossa tradicional Escola de Engenharia, uma das ‘joias da coroa’ da nossa maior mantida, a UPM, um marco por ser a primeira faculdade particular de Engenharia do país”, destacou chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro.

Além das autoridades mackenzistas já citadas, estiveram também no evento de inauguração das salas: o conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Nehemias Curvelo Pereira; o diretor de Estratégia e Negócios do IPM, André Ricardo de Almeida Ribeiro; o diretor de Saúde e Faculdades do IPM, Luiz Roberto Martins Rocha; o diretor de Finanças do IPM, Denys Cornélio Rosa; o diretor de Relações Institucionais do IPM, Walter Eustáquio Ribeiro; a pró-reitora de Graduação (PRGA) da UPM, Janette Brunstein; o pró-reitor de extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Planejamento e Administração da UPM, Luiz Carlos Lemos Júnior; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; o chefe de Gabinete da Reitoria, Marcos Nepomuceno; o coordenador Geral de Graduação da PRGA, professor Sergio Silva Dantas; a coordenadora de Ambientes Virtuais e Recursos Digitais, professora Mariana Zuliani Theodoro de Lima; a coordenadora de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora, professora Suelene Silva Piva; representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Veridiana Rotondaro Pereira; e o coordenador de Extensão da EE, Delmárcio Gomes; além de diversos professores e diretores de unidades da UPM.

As novas salas estão localizadas nos prédios 04 (salas 104 e 105), 05 (salas 201 e 202) e 06 (salas 205, 206, 304 e 306) do campus Higienópolis.