Compartilhe nas Redes Sociais

Universitários discutem sistema jurídico do Brasil, Egito e Reino Unido

Universitários discutem sistema jurídico do Brasil, Egito e Reino Unido

A imagem mostra um globo do mundo ao lado direito. No fundo da imagem, aparece uns detalhes em preto por cima de uma parte branca, lembrando uma peça de dominó.

04.05.2021 - EM Atualidades

Coordenação

"Evento reuniu Universidade Presbiteriana Mackenzie, British University of Egypt e a London South Bank University "

No dia 27 de abril, aconteceu de forma on-line o "Student Comparative Law Conference ‘International Legal Perspectives from Three Continents’", uma parceria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), British University of Egypt e a London South Bank University, em que os estudantes compartilharam informações e ideias sobre aspectos gerais do sistema jurídico de cada país, cumprimento de contratos, soluções alternativas de disputas contratuais, Estado de direito e direitos humanos. 

Com o intuito de motivar o contato entre os discentes do Brasil, Egito e do Reino Unido, já no dia 20 de abril, houve uma reunião prévia com os estudantes para testar a plataforma de transmissão. De acordo com a professora da Faculdade de Direito (FDir), Geisa de Assis Rodrigues, durante este processo houve constante supervisão e apoio dos professores organizadores. “Foi criado um grupo de WhatsApp com a participação de professores e alunos onde foram compartilhados materiais de interesse acadêmico e pessoal, o que proporcionou uma rica experiência de aprendizado para todos”, conta. 

No dia do evento, cada tema foi abordado por 30 minutos repartidos entre as apresentações dos estudantes das Universidades, e na sequência os alunos foram divididos em grupos menores, sendo um grupo dos apresentadores para identificar as similitudes e diversidades das temáticas apresentadas, e os demais estudantes participantes para comentar as apresentações e apresentar eventuais questionamentos. 

Após cada rodada de apresentação e debates, todos se reuniam em plenária para compartilhar comentários e erradicar dúvidas. Segundo a professora, a metodologia adotada ensejou ampla participação dos alunos e mesmo os que não fizeram apresentações tiveram oportunidade de participar ativamente nos grupos menores e nas plenárias.

Toda a concepção da Conferência foi debatida em reuniões prévias entre os professores da UPM, Geisa de Assis Rodrigues e Pedro Buck, coordenador da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI); da London South Bank University, Andy Unger e Farnush Ghadery; e da British University of Egypt, Hassan Abdelhamid e Yasmine Moneim.

“Nossos estudantes puderam aprimorar a sua expressão na língua inglesa, estudar tópicos importantes da disciplina jurídica, enfrentar o desafio de se apresentar para uma grande audiência, articular ideias, refletir sobre outras possíveis opções normativas, conhecer novas pessoas e, enfim, expandir seus horizontes”, pontua Geisa.

A professora aproveitou para agradecer aos apresentadores que representaram o Mackenzie durante o evento: Bárbara Oliveira, Bárbara Galante, Victoria Dean, Amanda Gandelman, Rodrigo Paixão, Isadora Meier, Isabel Kairuz, Stella Alcalá, Matheus Ferreira, Beatriz Alvares, Carolina Kim e Caroline Caldas.