Compartilhe nas Redes Sociais

FERRAMENTA ELETRÔNICA DE CÁLCULO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (IFRS 16 / CPC 06)

FERRAMENTA ELETRÔNICA DE CÁLCULO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (IFRS 16 / CPC 06)

20.08.2021

Coordenação

"Com a implantação/alteração da norma IFRS 16 (CPC 06 – R2), que trata dos fatos contábeis relacionados ao Arrendamento Mercantil (Leasing), nosso grupo de estudo criou uma ferramenta simples, para ajudar os profissionais da área contábil e financeira no controle e evidenciação das informações relacionados com o Leasing."

Um arrendamento como um contrato, ou parte de um contrato, que cede o direito de usar um ativo, o chamado ativo subjacente, por um período de tempo definido no contrato.

O IFRS 16, CPC 06 no Brasil, é que o novo pronunciamento que introduz um modelo único de contabilização de arrendamento, exigindo que o arrendatário reconheça o ativo como direito de uso e o passivo, como a obrigação de efetuar pagamentos futuros de todos os contratos de arrendamento com duração superior a 12 meses.

A presente ferramenta efetua o cálculo do ativo a ser contabilizado e de sua depreciação. Além disso, calcula o valor do passivo, os valores a despesas de juros e os valores das contraprestações. Seu objetivo é auxiliar profissionais e educadores na aplicação do novo pronunciamento.

Por favor ao citar esse trabalho cite:

Pinto, M.J.T.; Mantovani, F.R.; Geron, C.M.S.  Ferramenta Eletrônica de Cálculo de Arrendamento Mercantil. São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2019.