ESCALA HUMANA

Universidade Presbiteriana Mackenzie - CAPES PrInt

APRESENTAÇÃO

 

Um dos grandes desafios atuais é integrar o conhecimento adquirido por diferentes áreas como psicologia, administração, engenharia biomédica, antropologia, entre outras, para uma melhor compreensão daquilo que estamos chamando de escala humana. Nas duas últimas décadas, as neurociências avançaram de forma significativa nosso conhecimento sobre o funcionamento cerebral sobre estruturas, padrões de conectividade, fisiologia, entre outros, quanto no que diz respeito aos aspectos relacionados ao comportamento e à cognição.

No entanto, ainda há desafios científicos para a aplicação das neurociências à vida real. Para isso, este tema voltado à escala humana estrutura-se em três projetos com foco no desenvolvimento teórico e suas aplicações: Teoria e aplicações para promoção de um desenvolvimento precoce ótimo; Teoria e aplicações da Neurociência Social e Afetiva para a interação humana do dia-a-dia; Teoria e aplicação para inovação em negócios. O tema é construído sobre grande expertise desenvolvida ao longo dos últimos anos na UPM pelos PPGS de DD, ADM, CFE, EMN, EE, entre outros.

Por tratar-se de área de fronteira, é vital que os projetos e ações estejam inseridos em âmbito nacional e em parcerias internacionais com grupos de pesquisa referência na área de outros países. A UPM tem buscado ações de internacionalização mediante projetos e artigos publicados com colaborações estrangeiras, captação de verba para eventos de excelência de maneira para aumentar visibilidade como um dos atores importantes na temática em âmbito internacional.