Universidade

RUF 2024: Mackenzie é a melhor universidade privada de São Paulo

Instituição também conquistou o 5º lugar entre as universidades particulares do Brasil

21.10.202410h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

RUF 2024: Mackenzie é a melhor universidade privada de São Paulo

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) é a melhor instituição privada do estado de São Paulo, segundo o Ranking Universitário Folha 2024 (RUF), e a 5ª melhor instituição particular do Brasil. A avaliação é feita a partir dos indicadores qualidade de ensino; pesquisa científica; mercado de trabalho; inovação; e internacionalização. 

Além do ranking geral, o RUF ranqueia individualmente os cursos de graduação. A UPM possui o melhor curso de Arquitetura e Urbanismo entre as universidades privadas de São Paulo; conquistou o 2º lugar em Engenharia Civil; e o 3º em Engenharia Elétrica, Biologia e Psicologia

Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o RUF é de extrema importância pois “suas métricas e indicadores, de abrangência setorial, nos oferece um momento de autorreflexão, propiciando a identificação de erros e acertos, nos incentivando a cumprir de forma mais assertiva nossa missão de formar o ser humano”. 

Vasconcelos destaca as ações feitas em ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, pilares da Universidade Mackenzie. Na área de ensino foram realizados investimentos na infraestrutura de salas de aula e laboratórios, oferecendo melhores condições para alunos e professores. Referente à pesquisa, a busca por parcerias com os setores produtivos, com o objetivo de gerar conhecimentos relevantes para a sociedade, a partir dos laboratórios e Programas de Pós-Graduação. 

Os projetos de extensão, como cita o reitor, atuam como bençãos em muitas vidas, como o exemplo do Programa para Ressocialização de Pessoas Internas no Sistema Prisional (PRIES), por meio da Educação Superior, e o Projeto Oportunidades na Nuvem, Português e Cultura Brasileira, que visa a inclusão socioeconômica de migrantes. 

“No último ano, a Universidade intensificou suas ações de internacionalização. Demos início à nossa política de oferta de disciplinas em idioma estrangeiro - inglês e espanhol -, com mais de 60 disciplinas, cursadas por mais de 1.000 alunos da UPM”, disse o reitor. A prática do idioma permite a aprendizagem da linguagem técnica e a interação com estudantes de diferentes países recebidos pelo Mackenzie, como Argentina, Colômbia, Espanha, França, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. 

Para Vasconcelos, “o estudante da UPM não apenas desenvolve suas hard skills, como também soft skills, que o colocarão em uma melhor posição no mercado nacional e internacional. A Universidade tem se tornado cada vez mais um ecossistema de ensino internacionalizado, uma tendência que se acentuará nos próximos anos”, pontua. 

Sobre os desafios ao longo de 2024, o reitor afirma que “em grande parte são uma continuidade dos enfrentados em anos anteriores”, pois ao falar sobre educação, é necessário ter uma perspectiva temporal maior, “mas os avanços tecnológicos, como a integração entre ensino e inteligência artificial, somado ao incremento das metodologias, tem desafiado nossa abordagem de avaliação e processos de ensino e aprendizagem”.


Veja mais