Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília oferece Manhã de Informação Profissional

Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília oferece Manhã de Informação Profissional

Compartilhe nas Redes Sociais
Foto ilustrativa de um rapaz correndo contra o tempo, segurando uma maleta de trabalho.

26.07.2019 - EM Eventos

Coordenação

"Alunos têm oportunidade de conhecer profissões e mercado de trabalho"

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília realizará, no dia 10 de agosto, a Manhã de Informação Profissional (MipMack), que visa ajudar o aluno a encontrar o seu espaço e também a estar pronto para quaisquer propostas que venham a surgir no futuro. 

O intuito é oferecer conhecimento aos mackenzistas sobre profissões e o mercado de trabalho, reunindo, em sua quinta edição, o ensino médio, universitários, professores e profissionais do mercado para uma conversa sobre o que fazer quando a etapa escolar se encerrar. 

Escolher uma profissão ou um caminho para seguir após a conclusão do ensino médio é sempre um desafio para os mais jovens e também, indiretamente, para aqueles que os acompanham ao longo da sua carreira estudantil, sejam pais, familiares, professores ou até mesmo os amigos mais próximos. Com um mercado cada vez mais especializado em diversas áreas de atuação, a maioria dos secundaristas tende a se perder nas dúvidas provocadas por um mar de possibilidades de carreiras e futuros. 

A dinâmica seguirá da seguinte forma: os alunos da 1ª à 3ª série do ensino médio participam de uma pesquisa e contam para o CPM quais dúvidas têm e quais áreas de atuação gostariam de conhecer. A partir disso, são convocados dois grupos para apresentar cada ramo. Um é formado por antigos alunos do Mackenzie, que agora estão na Universidade, preparando-se para aquela profissão específica. O outro, por pais de estudantes do Colégio que já trabalham na função destacada.

Das 8h às 9h da manhã, os universitários entram nas salas de aula para conversar sobre o cotidiano acadêmico e contar suas impressões. Já das 9h às 10h, os profissionais assumem a aula para complementar a fala anterior com experiências relacionadas à vivência no mercado, além de explorar também os motivos que os fizeram optar por aquele setor e quais perspectivas têm em relação ao próprio trabalho. Os estudantes poderão interagir com perguntas e comentários com suas impressões.

Na etapa final, das 10h às 11h, cada profissional irá propor aos estudantes uma oficina relacionada à prática do seu ramo, com o objetivo de oferecer a eles o contato prático e mais direto com a função. Ao final da manhã, das 11h às 12h, os professores do Mackenzie ficam à frente das turmas para a aplicação da Avaliação Final. O exame tem o objetivo de avaliar como foi a interação do aluno com a profissão que ele escolheu conhecer mais.

“A ideia é que o aluno pratique, sinta o que é a profissão e, depois, fale sobre pontos negativos e positivos do que foi trabalhado, sobre sua conclusão e faça uma sugestão de alguma intervenção futura ou algo que possa ser acrescido ou retirado”, explica a professora Dóris de Freitas Costa, orientadora do Ensino Médio e idealizadora da MipMack.

“Quando trazemos mais parceiros, pais e antigos alunos para a escola, temos uma aproximação do Colégio e eles podem entender nossas estratégias e movimentos, temos a afetividade, que está diretamente ligada ao orgulho dos alunos ao verem os pais aqui dentro, e temos o espírito mackenzista, ou seja, estamos sempre juntos”, conclui ela.