A Chancelaria é fundamental para a conservação e comunicação da identidade institucional, e particularmente, para a promoção da expressão confessional do Instituto Presbiteriano Mackenzie, em consonância com a fé cristã reformada da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Como instituição confessional desde a sua fundação, o Mackenzie sempre vivenciou o bom combate para que sua origem missionária fosse mantida, envolvendo todo o projeto educacional e as grandes diretrizes estratégicas institucionais, a fim de que a proposta original de servir à sociedade cumpra-se em sua missão e na concretização de sua visão institucional.
Da simplicidade dos esforços da pequena escola iniciadas pelo casal Chamberlain até o amplo espectro de sua atuação dos dias atuais, tanto na educação como na saúde, a confessionalidade é o lastro que equilibra a instituição; é a bússola que norteia por quais mares deve navegar e, finalmente, o farol que ilumina e alerta quais rochas perigosas deve evitar.
A importância da atuação da Chancelaria tornou-se ainda mais relevante a partir da inclusão, ao final da década de 1990, do termo “Presbiteriano” aos nomes do Instituto Mackenzie e de todas as suas unidades
mantidas, vinculando-se ainda mais intencionalmente à sua Associada Vitalícia, com todos os desafios e desdobramentos, em uma época de crescente secularização, pluralidade e relativismo.
Portanto, a confessionalidade do Mackenzie expressa a proposta de serviço educacional pautado por valores cristãos reformados com o objetivo de formar cidadãos, respeitando-lhes as convicções pessoais, porém ressaltando de forma explícita, permeante e transversal, o compromisso institucional sobretudo com Jesus Cristo, o Senhor do Mackenzie.
As formas pelas quais a Chancelaria expressa a confessionalidade do Mackenzie se materializam pela sustentação explícita da sua origem, de sua identidade institucional e de seus valores cristãos reformados, respeitando-se quem pensa diferente entre seus stakeholders internos – professores, colaboradores e estudantes – e externos: fornecedores, parceiros e usuários de seus serviços de educação e saúde.
Essa sustentação explícita inclui a comunicação institucional daquilo que o Mackenzie crê, por meio das diretrizes de seu planejamento estratégico institucional, dos documentos oficiais, dos eventos que patrocina e promove, da inserção de conteúdos de natureza confessional em seus projetos pedagógicos.
Nesta linha de atuação da comunicação confessional encontra-se a oferta de serviços impregnados pela ética cristã, seja pela filantropia e projetos comunitários confessionais, seja pelo acolhimento pastoral a todos, em todas as suas unidades, sem qualquer discriminação.
Nesta mesma linha de atuação, destacam-se as Cartas de Princípios anuais, que têm servido para a aplicação dessa confessionalidade cristã reformada aos grandes e relevantes temas, que demandam um posicionamento institucional marcante, com o objetivo de propor sua cosmovisão.
Assim, ao mesmo tempo em que expressa e defende o que crê no universo de opiniões plurais do mercado de ideias da sociedade secular, o Mackenzie também serve a todos, por amor a Deus, que é seu fundamento, e ao próximo, que é a sua razão de existir como instituição confessional.
No âmbito pastoral, a Capelania é o serviço de acolhimento institucional disponível a toda a comunidade mackenzista, feito de forma contínua e regular por meio das devocionais em todos os grandes eventos educacionais e institucionais, como também em atendimentos pessoais dos capelães sob demanda e por meio de pequenos grupos em todos os seus segmentos.
Acima de tudo, a confessionalidade é incentivada pela Chancelaria por meio do testemunho pessoal de todo aquele que, em nosso meio, pela graça divina adere à fé cristã como convicção pessoal e filosofia de vida, visto que a instituição é tão confessional quanto é confessional cada cristão que dela faz parte – professor, aluno ou colaborador.
Como soma da contribuição de todos que dela já participaram, ou que ainda colaboraram com ela, a Chancelaria vem agregando valor inestimável à construção confessional histórica, na expectativa de boas perspectivas para os próximos anos, quando deverá continuar manifestando a confessionalidade de forma clara e transparente e servir às pessoas por meio do pastoreio com amor e respeito.
Esta é a perspectiva da consolidação contínua da confessionalidade, que também inclui a preservação e o resgate histórico-cultural das origens e da memória da natureza missional do Mackenzie, inclusive por meio de iniciativas de parcerias com o Centro Histórico Cultural do Mackenzie.
A outra perspectiva de atuação a partir de 2020 é o da expansão da confessionalidade por meio de novas ações confessionais comunitárias, em parceria com os projetos de extensão da Universidade, Faculdades e Colégios Mackenzie e da Gerência de Responsabilidade Social.
Esse trabalho deve incluir publicações, eventos e ações de caráter confessional, que dialoguem com as várias demandas da sociedade, inclusive com uso mais intenso da tecnologia da informação, redes sociais, redes de colaboração e recursos inovadores de comunicação e mobilização, como o novo podcast “Isto é Mackenzie”!
Assim, ao completar 150 anos de existência, o Mackenzie, por meio de sua Chancelaria, deseja olhar para a tradição confessional do seu passado para conduzir o desejo de expandir sua atuação de forma inovadora e ainda mais abrangente na sociedade.
Rev. Dr. Robinson Grangeiro Monteiro
Chanceler do Mackenzie