Objetivo

Possibilitar ao aluno obter uma breve visão histórica acerca da área de Gestão de Pessoas. Apresentar os seis processos essenciais da Gestão de Pessoas: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, reter e monitorar, além de analisar os principais subsistemas da área.

Conteúdo programático

  • Visão histórica acerca da evolução histórica da área de Gestão de Pessoas.
  • Processos essenciais da Gestão de Pessoas: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, reter e monitorar pessoas.
  • Subsistemas de Descrição de cargos, Recrutamento e seleção, Treinamento e desenvolvimento, Avaliação de desempenho, e Remuneração e benefícios.

Métodos de ensino

O curso de extensão proposto adota uma metodologia dinâmica e multidisciplinar, combinando diferentes recursos educacionais para promover uma aprendizagem abrangente e flexível. A abordagem pedagógica é centrada no aluno, incentivando a autonomia e a participação ativa no processo de aprendizagem. Os principais recursos utilizados são:

  • Videoaulas: as videoaulas são o principal meio de transmissão de conteúdo, oferecendo explicações claras e detalhadas sobre os temas abordados. Elas são gravadas por especialistas na área, permitindo que os alunos assistam no seu próprio ritmo e revisem quantas vezes necessário.
  • Leitura dos textos sugeridos: para complementar as videoaulas, são disponibilizados textos selecionados, como artigos científicos, capítulos de livros e materiais de apoio. Essas leituras aprofundam o conhecimento teórico e proporcionam diferentes perspectivas sobre os temas estudados.
  • Áudios: recursos em áudio, como podcasts ou gravações explicativas, são utilizados para oferecer uma alternativa de estudo que se adapta a diferentes estilos de aprendizagem e situações do cotidiano. Os alunos podem ouvir os conteúdos enquanto realizam outras atividades, otimizando o tempo disponível.
  • Atividades práticas e reflexivas: ao longo do curso, são propostas atividades que visam consolidar o aprendizado e estimular a aplicação dos conceitos.

A metodologia do curso é desenhada para ser inclusiva e acessível, permitindo que os alunos gerenciem seu próprio ritmo de estudos.