Compartilhe nas Redes Sociais

A área da medicina é uma das mais disputadas e desejadas no Brasil e no mundo, sendo associada à realização pessoal e profissional, com um forte apelo social. Nos últimos anos, a medicina tem seguido uma tendência voltada à saúde preventiva e à atenção primária, promovendo uma visão integral do paciente e o trabalho em equipes multiprofissionais para oferecer cuidados mais eficazes e humanizados.

Com o avanço das tecnologias, como a inteligência artificial e a medicina de precisão, o futuro da medicina se desenha cada vez mais inovador e proativo, com cuidados contínuos, personalizados e que priorizam a prevenção.

O curso de Medicina da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizado em seu campus Alphaville, no município de Barueri e vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, possui uma proposta pedagógica e um planejamento educacional voltado para as demandas do Sistema Único de Saúde, sem se descuidar das melhores práticas, tecnologia e inovação da área da saúde. Além disso, considerando todas as parcerias firmadas na região de Barueri, trará para o dia a dia do curso tais contextos e agravos de saúde, uma vez que estes serão os principais cenários de aprendizagem dos alunos.

A UPM já firmou parcerias com os sistemas locais de saúde, possibilitando uma formação alinhada às demandas da comunidade e respeitando os princípios institucionais da universidade, que enfatizam o compromisso ético, o respeito ao próximo e a prestação de serviços com retidão e responsabilidade.

O currículo é organizado em 12 semestres, com módulos que integram conhecimentos teóricos, habilidades práticas e atitudes profissionais em uma progressão de complexidade. Nos cinco últimos semestres, o estudante se dedica ao estágio curricular supervisionado, o internato médico, vivenciando intensamente a prática da profissão.

Infraestrutura de ponta

campus Alphaville conta com uma infraestrutura moderna, oferecendo laboratórios de técnicas médicas e cirúrgicas, enfermaria com equipamentos e simuladores para desenvolver habilidades básicas e avançadas. Ainda possui consultórios para vivências da atividade do médico em ambiente controlado e processos avaliativos, como OSCE*, com equipamentos que facilitam o aprendizado em áreas como anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, bioquímica, patologia dentre outras áreas.

Os estudantes têm à disposição simuladores realísticos de última geração, peças anatômicas preparadas com técnicas de conservação inovadoras, como a plastinação**, e consultórios de simulação realística para avaliações práticas.

Além disso, o campus oferece ambientes de convivência amplos e agradáveis, que tornam a experiência do estudante mais estimulante e prazerosa, com espaços verdes que favorecem o bem-estar e o relacionamento e troca entre profissionais e estudantes.

* O OSCE (Objective Structured Clinical Examination) é um método de avaliação prático para medir o desempenho clínico dos estudantes. Nele os alunos passam por diferentes estações que simulam cenários reais de atendimento médico, onde são avaliadas suas habilidades clínicas, capacidade de comunicação, tomada de decisão e outras competências essenciais. Cada estação é estruturada de forma objetiva, com critérios de avaliação padronizados, garantindo uma avaliação justa e focada na prática profissional.

** A plastinação é um método de preservação de tecidos biológicos. O processo envolve a remoção de líquidos corporais, como água e lipídios, que são substituídos por resinas sintéticas, como silicone ou epóxi, permitindo uma aparência muito próxima da vida.

Mercado de Trabalho

A jornada de um médico exige dedicação e comprometimento, é repleta de desafios, mas também oferece grandes recompensas. Com 55 especialidades médicas e 62 áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução 2.380/2024), o campo de atuação é vasto e em constante crescimento. A medicina combina a oportunidade de ajudar o próximo com um bom retorno financeiro.

O futuro da medicina está cada vez mais integrado com a tecnologia, e áreas como a telessaúde e o uso da inteligência artificial são promissoras para a criação de novas especialidades.

O curso do Mackenzie responde às necessidades reais de saúde e a formação já inicia com parcerias firmadas com os sistemas locais para os campos de estágio e internatos.

Mídias / Notícias