Os Cursos de Pedagogia, Filosofia e Teologia estão, desde o 1º semestre de 2012, vinculados ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Em conformidade com o Parecer CNE/CES e com as propostas dos Projetos Pedagógicos de cada Curso, da carga horária total prevista, 293 horas destinam-se ao cumprimento de Atividades Complementares no Curso de Filosofia; 330 horas no Curso de Teologia; e 100 horas no Curso de Pedagogia.
As Atividades Complementares visam ao “enriquecimento didático, curricular, científico e cultural” dos discentes. Somadas à carga horária das atividades de ensino-aprendizagem, as Atividades Complementares devem compor a carga horária de tais Cursos. Estes documentos retomam a posição definida pelo MEC/SESu, em 1999, que explicita que “as atividades acadêmico-científico-culturais podem ser constituídas por monitorias e estágios; programas de iniciação científica; estudos complementares; cursos realizados em áreas afins; integração com cursos sequenciais correlatos à área; participação em eventos científicos no campo da educação; participação em projetos de caráter educacional; outros” (Documento Norteador, 1999, p. 6).
Todas as atividades estão distribuídas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Nesse sentido, são estabelecidos dois tipos de reconhecimento de participação: uma em eventos internos, outra em eventos externos.
Eventos internos são aqueles que acontecem regularmente ou eventualmente, tais como: seminários, aulas inaugurais, semanas, simpósios, congressos, colóquios, monitorias e encontros nacionais, regionais ou internacionais; promovidos pelo CEFT ou outra Unidade da UPM, desde que a mencionada participação esteja expressamente reconhecida por meio de atestados ou certificados. A frequência aos eventos internos, regulares ou não, poderá ser certificada pela Coordenação de Curso e pela Coordenação de Atividades Complementares, quando não houver certificação própria da Unidade promotora.
Eventos externos são aqueles que acontecem regularmente ou eventualmente na área de formação, tais como: seminários, semanas, simpósios, congressos, colóquios, encontros nacionais, regionais ou internacionais e estágios remunerados; promovidos por outras Instituições de Ensino Superior (IES), desde que a mencionada participação esteja expressamente reconhecida por meio de atestados, certificados ou outros documentos oficiais.
Será reconhecida, também, a participação em projetos comunitários ou sociais – internos ou externos – desde que a referida participação seja comprovada por meio de documentos oficiais.
A participação em projetos de iniciação científica (PIBIC, MackPesquisa, entre outros) orientados por docentes do CEFT e em grupos de pesquisa, cujos relatórios semestrais comprovem a atividade desenvolvida, poderá ser convalidada em horas de Atividades Complementares. Da mesma forma, prevê-se o aproveitamento de disciplinas que não integrem o currículo do Curso, sejam elas eletivas ou constantes das matrizes de outros cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde que pertinentes à área de formação. O REGULAMENTO aprovado para o Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) traz, detalhadamente, em cada uma das dimensões – ensino, pesquisa e extensão –, a descrição das atividades e suas respectivas horas para validação das Atividades Complementares, que deverão ser cumpridas, obrigatoriamente, no decorrer da formação discente, como condição à Colação de Grau.
O não cumprimento pelo discente das normas estabelecidas para as Atividades Complementares implica em análise do caso pela Comissão de Avaliação de Atividades Complementares do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), que se reserva ao direito e à responsabilidade de deferir ou indeferir o pedido de validação das atividades realizadas no período da omissão.
As horas/atividades realizadas entre um período e outro determinado para a entrega, quando não apresentadas nas datas estabelecidas, não poderão ser apresentadas em outra data.
Alfabetização e Letramento: Consciência Fonológica e Aquisição do Sistema de Escrita Alfabética
Descrição:
Objetivos: Desenvolver consciência fonológica (ser capaz de perceber os sons típicos da língua - e que são diferentes de sons em geral); Desenvolver consciência fonêmica (a ideia de que as letras representam os sons da língua, os sons que compõem uma palavra, para isso, a criança precisa conhecer as letras - seus nomes e suas formas); Adquirir o princípio alfabético (compreender que palavras são formadas por diferentes fonemas- sons, e que esses sons são representados por letras - grafemas).
Público Alvo: Professores e interessados no processo de Alfabetização e Letramento.
Carga Horária: 20 h/a
Coordenador: Prof Ms. José Maurício Passos Nepomuceno
Professores: Adriana Camejo da S.Aroma e Maristela Scaravelli
Contatos
- (11) 2114-8562
- ceft.extensao@mackenzie.br
08:00 às 17:00
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, 1º andar - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907
Contatos
- (11) 2114-8613
- ceft.extensao@mackenzie.br
13:00 às 22:00
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, térreo - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907
Gislaine Macul Pequeno
Secretária de Atividades de Extensão
Contatos
- (11) 2114-8754
- ceft.extensao@mackenzie.br
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, térreo - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907