Centro de Educação, Filosofia e Teologia

CEFT - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atividades Complementares e Extensão

Os Cursos de Pedagogia, Filosofia e Teologia estão, desde o 1º semestre de 2012, vinculados ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Em conformidade com o Parecer CNE/CES e com as propostas dos Projetos Pedagógicos de cada Curso, da carga horária total prevista, 293 horas destinam-se ao cumprimento de Atividades Complementares no Curso de Filosofia; 330 horas no Curso de Teologia; e 100 horas no Curso de Pedagogia.

As Atividades Complementares visam ao “enriquecimento didático, curricular, científico e cultural” dos discentes. Somadas à carga horária das atividades de ensino-aprendizagem, as Atividades Complementares devem compor a carga horária de tais Cursos. Estes documentos retomam a posição definida pelo MEC/SESu, em 1999, que explicita que “as atividades acadêmico-científico-culturais podem ser constituídas por monitorias e estágios; programas de iniciação científica; estudos complementares; cursos realizados em áreas afins; integração com cursos sequenciais correlatos à área; participação em eventos científicos no campo da educação; participação em projetos de caráter educacional; outros” (Documento Norteador, 1999, p. 6).

Todas as atividades estão distribuídas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Nesse sentido, são estabelecidos dois tipos de reconhecimento de participação: uma em eventos internos, outra em eventos externos.

Eventos internos são aqueles que acontecem regularmente ou eventualmente, tais como: seminários, aulas inaugurais, semanas, simpósios, congressos, colóquios, monitorias e encontros nacionais, regionais ou internacionais; promovidos pelo CEFT ou outra Unidade da UPM, desde que a mencionada participação esteja expressamente reconhecida por meio de atestados ou certificados. A frequência aos eventos internos, regulares ou não, poderá ser certificada pela Coordenação de Curso e pela Coordenação de Atividades Complementares, quando não houver certificação própria da Unidade promotora.

Eventos externos são aqueles que acontecem regularmente ou eventualmente na área de formação, tais como: seminários, semanas, simpósios, congressos, colóquios, encontros nacionais, regionais ou internacionais e estágios remunerados; promovidos por outras Instituições de Ensino Superior (IES), desde que a mencionada participação esteja expressamente reconhecida por meio de atestados, certificados ou outros documentos oficiais.

Será reconhecida, também, a participação em projetos comunitários ou sociais – internos ou externos – desde que a referida participação seja comprovada por meio de documentos oficiais.

A participação em projetos de iniciação científica (PIBIC, MackPesquisa, entre outros) orientados por docentes do CEFT e em grupos de pesquisa, cujos relatórios semestrais comprovem a atividade desenvolvida, poderá ser convalidada em horas de Atividades Complementares. Da mesma forma, prevê-se o aproveitamento de disciplinas que não integrem o currículo do Curso, sejam elas eletivas ou constantes das matrizes de outros cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde que pertinentes à área de formação. O REGULAMENTO aprovado para o Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) traz, detalhadamente, em cada uma das dimensões – ensino, pesquisa e extensão –, a descrição das atividades e suas respectivas horas para validação das Atividades Complementares, que deverão ser cumpridas, obrigatoriamente, no decorrer da formação discente, como condição à Colação de Grau.

O não cumprimento pelo discente das normas estabelecidas para as Atividades Complementares implica em análise do caso pela Comissão de Avaliação de Atividades Complementares do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), que se reserva ao direito e à responsabilidade de deferir ou indeferir o pedido de validação das atividades realizadas no período da omissão.

As horas/atividades realizadas entre um período e outro determinado para a entrega, quando não apresentadas nas datas estabelecidas, não poderão ser apresentadas em outra data.


Alfabetização e Letramento: Consciência Fonológica e Aquisição do Sistema de Escrita Alfabética

Descrição:

Objetivos: Desenvolver consciência fonológica (ser capaz de perceber os sons típicos da língua - e que são diferentes de sons em geral); Desenvolver consciência fonêmica (a ideia de que as letras representam os sons da língua, os sons que compõem uma palavra, para isso, a criança precisa conhecer as letras - seus nomes e suas formas); Adquirir o princípio alfabético (compreender que palavras são formadas por diferentes fonemas- sons, e que esses sons são representados por letras - grafemas).

Público Alvo: Professores e interessados no processo de Alfabetização e Letramento.

Carga Horária: 20 h/a

Coordenador: Prof Ms. José Maurício Passos Nepomuceno

Professores: Adriana Camejo da S.Aroma e Maristela Scaravelli


Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 13h00 às 22h00
Contatos
Prof. Me. José Mauricio Passos Nepomuceno

Prof. Me. José Mauricio Passos Nepomuceno

Coordenador

Contatos

Geraldo Evangelista de Azevedo

Geraldo Evangelista de Azevedo

Secretário de Atividades Complementares

Contatos

Gislaine Macul Pequeno

Gislaine Macul Pequeno

Secretária de Atividades de Extensão

Contatos