Objetivo

Este curso trata da definição de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), as formas de apresentação e as características motoras das pessoas com TDAH. Relaciona algumas pesquisas que demonstram os benefícios da atividade física para essas pessoas, ressaltando sua importância como componente no tratamento multidisciplinar e sua valorização como forma de tratamento não farmacológico para pessoas com esse transtorno.

Conteúdo programático

• Definição do TDAH

• Principais habilidades comprometidas no TDAH

• Caracterização motora de pessoas com TDAH

 • Classificação das atividades físicas e seus benefícios para esse público

 • Aspectos sociais e cognitivos das atividades físicas para pessoas com TDAH

Métodos de ensino

O curso de extensão proposto adota uma metodologia dinâmica e multidisciplinar, combinando diferentes recursos educacionais para promover uma aprendizagem abrangente e flexível. A abordagem pedagógica é centrada no aluno, incentivando a autonomia e a participação ativa no processo de aprendizagem. Os principais recursos utilizados são:

  • Videoaulas: as videoaulas são o principal meio de transmissão de conteúdo, oferecendo explicações claras e detalhadas sobre os temas abordados. Elas são gravadas por especialistas na área, permitindo que os alunos assistam no seu próprio ritmo e revisem quantas vezes necessário.
  • Leitura dos textos sugeridos: para complementar as videoaulas, são disponibilizados textos selecionados, como artigos científicos, capítulos de livros e materiais de apoio. Essas leituras aprofundam o conhecimento teórico e proporcionam diferentes perspectivas sobre os temas estudados.
  • Áudios: recursos em áudio, como podcasts ou gravações explicativas, são utilizados para oferecer uma alternativa de estudo que se adapta a diferentes estilos de aprendizagem e situações do cotidiano. Os alunos podem ouvir os conteúdos enquanto realizam outras atividades, otimizando o tempo disponível.
  • Atividades práticas e reflexivas: ao longo do curso, são propostas atividades que visam consolidar o aprendizado e estimular a aplicação dos conceitos.

A metodologia do curso é desenhada para ser inclusiva e acessível, permitindo que os alunos gerenciem seu próprio ritmo de estudos.