A realização de estágio possibilita ao aluno a aquisição de experiência prática em sua área de estudo, complementando sua formação profissional, desenvolvendo hard e soft skills (competências técnicas e não-técnicas, respectivamente), por meio da aplicação de conceitos teóricos em situações reais.
O estágio é regido pela Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e legislação complementar.
Como o estágio constitui ferramenta para inserção no mercado de trabalho, recomenda-se que o aluno busque oportunidades em organizações que utilizem tecnologia atualizada e permitam sua posterior efetivação.
Para os cursos de Engenharia e Química Bacharelado, existem duas modalidades de estágio:
- Estágio Não-Obrigatório: estágio que fica a critério do aluno realizar ou não, por ser não-obrigatório. Pode ser feito a partir da 1ª etapa do curso.
- Estágio Obrigatório (Supervisionado): estágio previsto nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), de caráter obrigatório para o cumprimento de créditos necessários a colação de grau. O aluno é acompanhado por um professor, que o supervisiona no desenvolvimento de suas atividades, dentro do componente curricular Estágio. O componente curricular Estágio é oferecido a partir da 8ª etapa nos cursos de Engenharia e da 5ª etapa no curso de Química Bacharelado. O aluno deve cumprir, no mínimo, 240 horas de Estágio Obrigatório para colar grau.
As oportunidades de estágio, assim como vagas para trainees e profissionais graduados, oferecidas para a Escola de Engenharia, são divulgadas em:
- Portal Mackenzie Carreiras: https://carreiras.mackenzie.br/oportunidades
- Instagram da Escola de Engenharia: @escola_engenharia_mackenzie
- Instagram do curso de Química: @quimica_mackenzie
- Blog de Estágios da Escola de Engenharia: https://estagiosengenharia.wordpress.com
Independentemente da modalidade de estágio, se não-obrigatório ou obrigatório (supervisionado), o aluno deverá atentar para 3 documentos na realização do estágio:
- Termo de Compromisso de Estágio (TCE): deve ser emitido para formalizar o início do estágio mediante a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Esse documento é estabelecido entre o aluno, a empresa em que o aluno realiza o estágio e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (e, se houver, pelo agente de integração também).
- Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio (TAE): esse documento deve ser emitido em caso de prorrogação do estágio ou mudança em uma ou mais condições previstas no TCE.
- Termo de Rescisão do Estágio (TRE): deve ser emitido para formalizar o término do estágio mediante a UPM.
Desde 18/OUT/2021, a Coordenadoria de Gerenciamento e Atendimento Acadêmico (CGA) não recebe os documentos acima mencionados para assinatura pelo e-mail estagio@mackenzie.br. As assinaturas de TCEs e TAEs somente serão feitas pelo site do Mackenzie Carreiras, acessível em https://carreiras.mackenzie.br.
Para assinatura de TCEs, TAEs e TREs, favor consultar as instruções contidas na página da CGA-Setor de Estágio: https://www.mackenzie.br/aluno-e-antigo-aluno/universidade/area-administrativa-de-estagio.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- O tutor de Desenvolvimento de Carreira da Escola de Engenharia não está autorizada a assinar TCEs, TAEs e TREs que não tenham sido analisados e validados pela CGA-Setor de Estágio.
- Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com o Tutor de Desenvolvimento de Carreira da Escola de Engenharia, cujo contato segue abaixo.
Prof. Dr. Milton Vieira Jr.
Tutor de Desenvolvimento de Carreira da Escola de Engenharia
Contatos
- (11) 2766-7044
- ee.estagio@mackenzie.br
Rua da Consolação, 930 - Prédio 05 Higienópolis - São Paulo - SP CEP: 01302-907