Escola de Engenharia

EE - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Projetos Integradores

Os estudantes de todos os cursos da Escola de Engenharia poderão se inscrever em Projetos Integradores (PIs) de qualquer curso.

Confira as informações específicas do PI para verificar os requisitos de inscrição, bem como a data limite e o número de vagas.

Após o encerramento do período de inscrição, aguarde o contato por e-mail do professor responsável com as instruções do primeiro encontro.

LEIA ESTE AVISO

Cada Projeto Integrador possui um formulário específico de inscrição. Clique no nome do PI para visualizar sua descrição e observe ATENTAMENTE os requisitos para participação, semestres (etapas/períodos) envolvidos e, principalmente, o dia da semana e os horários dos encontros para que não haja conflito com a sua grade curricular.

ENGENHARIA CIVIL

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

A importância de professores proporem desafios estruturais que conduzam ao aprendizado autônomo e promovam o desenvolvimento da sensibilidade e da intuição do comportamento de diversas tipologias estruturais é essencial para a formação na área de Engenharia de Estruturas.

Neste PI serão propostos desafios de montagens de diversas estruturas através do Kit Mola Estrutural.

O modelo é composto por um conjunto de variadas peças moduladas que se conectam, por meio de magnetismo, permitindo inúmeras combinações, permitindo a criação de diferentes sistemas estruturais, a visualização dos movimentos e as deformações de seus elementos utilizando as próprias mãos.

Trata-se de uma atividade totalmente interativa na qual é possível compreender conceitos abstratos de maneira tangível e concreta.

Diante desta proposta, os alunos seguem as instruções dos professores baseadas nas informações contidas nos manuais e tutoriais da ferramenta. Na fase seguinte, os alunos avançam nos tipos de estruturas, fazem pequenas mudanças e começam a testar suas hipóteses e suas criatividades. Na fase de aprimoramento, que promove o trabalho autônomo, aplicam-se novos conhecimentos e habilidades a partir do conhecimento acumulado com a proposta de desenvolvimento de um projeto desafio de uma ponte e um dômo geodésico.

Objetivo(s) da iniciativa: O objetivo desse tipo de estudo é desenvolver, a partir da experiência com o modelo, o conhecimento intuitivo do comportamento das estruturas, o aprendizado autônomo e o desenvolvimento de algumas habilidades tais como: compreensão do uso do material, organização, escuta, diálogo entre os colegas, resiliência, paciência, organização do pensamento e argumentos; trabalho efetivo em equipe, empatia, criatividade, capacidade de resolver problemas, agilidade (destreza).

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 12:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 12 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: TATIANA AIELLO CORREA DE MELLO (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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Obras civis precisam ser inspecionadas regularmente para detectar possíveis alterações em suas características técnicas iniciais. Métodos tradicionais de inspeção apresentam limitações para áreas de difícil acesso, além de problemas de segurança gerados pelo alpinismo industrial. Estes e outros problemas podem ser resolvidos com o uso de novas tecnologias como drones e câmeras termográficas. O mercado de trabalho já utiliza essas tecnologias, porém não existem ainda procedimentos bem definidos para o seu uso. Este projeto de pesquisa propõe analisar os métodos tradicionais de inspeção e definir metodologias para que tecnologias inovadoras possam ser utilizadas para substituir ou complementar métodos tradicionais.

REQUISITOS: Participar de orientação no grupo de pesquisa Geotecnologias ou o projeto MackPesquisa sobre Inspeções

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 12:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 15 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: SERGIO VICENTE DENSER PAMBOUKIAN (clique no nome para enviar um e-mail)
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O projeto consiste na elaboração das Plantas de Arquitetura de uma unidade residencial já existente para, posteriormente, propor algum tipo de reforma que represente melhorias na utilização do espaço. Como resultado deve-se ter as novas plantas modificadas e uma proposta de orçamento do custo da reforma proposta. As modificações propostas devem contemplar as regulações do Código de Obras da Cidade de São Paulo e a Lei de Zoneamento atual.

REQUISITOS: Ter cursado a disciplina de Desenho Técnico e CAD.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 20/FEV/2025

VAGAS: 15 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ROLANDO RAMIREZ VILATO (clique no nome para enviar um e-mail)
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O objetivo deste Projeto Integrador é promover a utilização do método de manufatura aditiva por meio da impressão 3D, especificamente com a tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling), para a criação de elementos estruturais pré-moldados em escala reduzida a partir de um modelo tridimensional digital CAD (Computer Aided Design). Os elementos serão fabricados com filamento PLA (PolyLactic Acid) termoplástico reciclável biodegradável, produzido a partir de fontes naturais renováveis (como milho, mandioca, beterraba ou cana-de-açúcar).

Serão produzidas as seguintes peças: painéis alveolares protendidos (com e sem recortes), vigas protendidas de seção tipo I, pilares com consolos dispostos em faces opostas (pilares de periferia) e em faces ortogonais (pilares de canto), além de blocos sobre quatro estacas com cálice e colarinho semiembutido. Após a produção, inicia-se a fase de montagem da estrutura pré-moldada seguindo, rigorosamente, todas as etapas construtivas de uma estrutura real.

Neste contexto, o uso de ferramentas avançadas de projeto, como recursos CAD e impressão 3D, oferece inúmeras vantagens, incluindo: (i) uma melhor compreensão dos métodos construtivos e das intervenções necessárias em caso de mau funcionamento do sistema estrutural; (ii) detecção de interferências e problemas na montagem dos sistemas estruturais pré-moldados; (iii) materialização do modelo matemático; (iv) produção de modelos físicos para a exposição do projeto arquitetônico e estrutural; (v) realização de estudos de viabilidade técnica; (vi) planejamento para demolições e ampliações de estruturas pré-moldadas; e (vii) fortalecimento da capacidade criativa, assimilação e desenvolvimento de projetos.

O Projeto Integrador será desenvolvido nos seguintes ambientes: (i) Laboratório de Informática, para o desenvolvimento dos modelos CAD tridimensionais; (ii) Laboratório de Prototipagem, para a produção dos elementos pré-moldados; e (iii) Laboratório de Estruturas, para a montagem da estrutura.

Neste segmento, o uso de ferramentas avançadas de projeto (recursos CAD e impressão 3D) traz inúmeras vantagens, como: (i) melhor compreensão dos métodos construtivos e das intervenções decorrentes mau funcionamento do sistema estrutural, (ii) detecção de interferências e problemas de montagem de sistemas estruturais pré-moldados, (iii) materialização do modelo matemático, (iv) produção de modelos físicos para exposição do projeto arquitetônico e estrutural, (v) estudos de viabilidade técnica, (vi) demolições e ampliações de estruturas pré-moldadas, (vii) compatibilidade entre sistemas construtivos, (viii) fortalecimento da capacidade de criação, assimilação e desenvolvimento de projetos; dentre outros.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto)

TQS Informática Ltda.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 11:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 18/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALFONSO PAPPALARDO JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Já parou para pensar como a Defesa Cibernética passou a fazer parte da vida das pessoas? Redes sociais, Internet Banking, jogos eletrônicos, aplicativos de mensagens, dentre outros, expõem os usuários ao que há de mais novo em aplicações e tecnologia, mas abrem espaço para ações de hackers e, consequentemente, fraudes e ataques. Então, é imprescindível identificar os conceitos, precauções e atitudes que aumentam a proteção cibernética de dados, pessoas, empresas e sistemas. Assim, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um questionário interativo que possa ser respondido por qualquer indivíduo e que forneça, ao final, uma pontuação sobre um nível de segurança estimado (com escala a ser definida) e sugestões básicas para que o usuário melhore sua proteção cibernética. O projeto envolverá a discussão e aprendizado sobre Segurança da Informação e Defesa Cibernética, análise de frameworks de mercado, pesquisas de campo, avaliação estatística de dados, construção de modelo e apresentação de resultados.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Os alunos poderão divulgar o questionário à sociedade (seja para alunos de escolas, funcionários de empresas ou público em geral), o que permitirá um impacto social de aumento da segurança cibernética de pessoas e/ou empresas. Além disso, espera-se a possibilidade de apresentação do projeto para empresa do ramo de Segurança da Informação, visando aprimorar os resultados.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 8 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: JEFFERSON JESUS HENGLES ALMEIDA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O projeto "Crie seu assistente virtual utilizando chatgpt" utiliza o modelo de linguagem ChatGPT, e tem como objetivo a criação de um assistente virtual integrado a um site ou um aplicativo. O participante, irá conhecer e se aprofundar nas principais técnicas da engenharia de prompt, entender sua importância e formular comandos adequados para otimizar as respostas e a interação com o modelo de IA.

Durante a realização desse projeto os participantes mobilizarão conhecimentos relacionados às áreas de Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Interface e Experiência do Usuário, Integração de APIs e Banco de Dados.

O sistema será treinado e refinado com dados de interações de usuários para melhorar sua capacidade de compreensão e resposta ao longo do tempo.

CARÁTER EXTENSIONISTA: O desenvolvimento de um assistente GPT pelo aluno nesse PI possui um caráter extensionista uma vez que promove a disseminação do conhecimento além dos limites institucionais. Ao criar uma ferramenta acessível e personalizada, o aluno facilita o acesso a informações e recursos educativos para diferentes públicos, incluindo colegas, professores e a comunidade local. Além disso, o projeto pode servir como uma plataforma para capacitação e inclusão digital, permitindo que usuários de diversas faixas etárias e níveis de conhecimento utilizem o assistente para resolver dúvidas, aprender novas habilidades ou obter suporte em tarefas cotidianas. Essa iniciativa não apenas enriquece o ambiente de aprendizado do próprio aluno, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais informada e conectada, refletindo o compromisso com a educação inclusiva e o desenvolvimento social através da tecnologia.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 25 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: CLAUDIA JOSIMAR ABRAO DE ARAUJO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Ao longo deste projeto integrador, os discentes terão a oportunidade de explorar os principais conceitos de machine learning e deep learning na aplicação em projetos dos mais diversos.

REQUISITOS: experiência com linguagem python.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Associação com empresa.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: OncoAI. Parceria para avaliação do projeto final

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 18:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 21/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARIANA ZULIANI THEODORO DE LIMA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O projeto Geração de Insights propõe o uso de Python e Inteligência Artificial Generativa para analisar reclamações de consumidores e gerar recomendações de melhorias para setores econômicos. A partir de dados públicos estruturados, os estudantes coletarão, processarão e analisarão informações de plataformas como consumidor.gov.br, utilizando técnicas de Análise de Sentimentos para identificar padrões e principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores.

Com o apoio da IA generativa, o projeto transformará os resultados quantitativos em relatórios acessíveis e recomendatórios, promovendo a aplicação prática de soluções no mercado. Esse trabalho desenvolve habilidades fundamentais em ciência de dados, visualização de informações e interpretação de resultados, com foco na criação de insights que possam ser compartilhados com a sociedade e setores interessados.

REQUISITOS: Este PI está disponível para alunos da Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica

CARÁTER EXTENSIONISTA: A ação extensionista ocorre por meio da análise de reclamações de consumidores utilizando IA generativa e ciência de dados, com o objetivo de gerar relatórios acessíveis e recomendações para a sociedade. O projeto utiliza dados públicos do Consumidor.gov.br para identificar padrões e dificuldades enfrentadas pelos consumidores, promovendo transparência e incentivando melhorias nos serviços oferecidos por empresas e órgãos reguladores. Além disso, os resultados são divulgados em linguagem acessível nas redes sociais, democratizando o acesso à informação e contribuindo para um consumo mais consciente e responsável.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 18:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 25 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: NILTON CESAR FURTADO CANTO (clique no nome para enviar um e-mail)
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ENGENHARIA ELÉTRICA

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Esse projeto integrador é do tipo "mão na massa". Por utilizar circuitos integrados e poucos componentes externos, é de rápida montagem e teste.

Seu caráter prático agrega muitos conceitos desde o estudante iniciante até o mais avançado.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: EDSON TAFELI CARNEIRO DOS SANTOS (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este PI trará conceitos gerais sobre antenas, desde o cálculo básico das suas dimensões e definição da geometria, etapas de simulação usando o software CST, seguindo com a montagem de um protótipo e finalização com testes e medição.

De modo sequencial, este PI passará pelas seguintes etapas:

- Conceitos básicos de antenas

- Familiarização com o simulador CST

- Simulação de uma antena dipolo arbitrária no CST & Interpretação de resultados

- Simulação - Antena TV-Digital - parte 1

- Simulação - Antena TV-Digital - parte 2 & Gerar arquivo "gbr"

- Acompanhar a prototipagem

- Montagem prática

- Medição com VNA & Espectro

- Recepção de canais de TV

- Finalização & Encerramento

REQUISITOS: Estar cursando pelo menos a 7a etapa dos cursos de Engenharia Elétrica ou Engenharia da Computação

CARÁTER EXTENSIONISTA: Estreitar contato entre os alunos e as empresas

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Testes com acompanhamento da Globo e R&S

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 21/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS STEFANELLI VIEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O curso, projeto integrador (PI), objetiva formar pilotos cadastrados para a PILOTAGEM de DRONES, sejam estes usados de forma recreativa ou profissional, combinando aulas TEÓRICAS e PRÁTICAS. As sessões ocorrerão as quartas-feiras, das 17:35 as 18:25 na Escola de Engenharia. Não existem pré-requisitos (você pode estar matriculado em qq. semestre de qq. curso da Escola).

Como uso profissional podemos citar a utilização destes em perícias técnicas na engenharia (de um prédio por exemplo ou de área industrial, linha de transmissão,...) ou mesmo aerolevantamentos por fotografia. O uso recreativo pode ser considerado para que o drone seja usado em eventos com fotos ou filmagens (festas, viagens ...), manuais ou semiautomatizadas (voos autônomos no Brasil e na maioria dos países ainda são proibidos). Ou, simplesmente, pilotar um drone como hobby (aeromodelismo).

O curso/PI possui sessões teóricas e práticas.

==> Nas aulas teóricas são abordados as questões regulatórias fundamentais (de legislação - que envolvem a Anatel, nas telecomunicações, a Anac, a FAB e discussões sobre Direito Civil e Criminal ligado ao uso de drones (devido e indevido)). Você aprenderá sobre todas as normas brasileiras e as principais internacionais (China, Europa, EUA) e os pontos que deve respeitar, como por exemplo, cadastrar e ter aprovação de um voo legal de um drone junto ao DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo brasileiro). Cabe lembrar que hoje, qq. viatura da Polícia Militar pode abordar você, se estiver pilotando um drone em algum local, para averiguar se possui todos os documentos e solicitou todas as autorizações de voo. Os documentos são inclusive validados pelo próprio sistema que a PM e a Polícia possuem nos veículos que usam. Questões de voo Seguro e Confiabilidade são essenciais.

==> As aulas práticas são divididas em sessões de voo 'indoor' (dentro de um local, uma sala, confinados) e 'outdoor' (espaço aéreo livre) - onde você realizará vários voos e exercícios, com dicas de como se aperfeiçoar. Além disto, discutimos a Física e a dinâmica de voo e as regras a seguir. As sessões indoor serão feitas durante o sessão do projeto integrador e as Outdoor, por questões de exigência da legislação, faremos em alguns sábados no próprio Mackenzie, dias e horários a combinar com cada um. Nestas, treinaremos voos com piloto e observador (duplas), voo pericial, técnicas de voo, decolagem e aterrisagem e voo esportivo (feito em velocidades de até 90 Km/h) - praticadas por todos.

==> para os treinos, usamos os drones da linha DJI, Phantom 4, que são os mais comprados e utilizados no mundo, para uso profissional. Ainda, teremos a possibilidade de pilotar o Drone Matrice, que é um drone de quase 30 Kg de peso de decolagem, usados para fins de pesquisa, em agronegócio, etc. Senão um drone com câmera TERMAL (câmera térmica/infravermelha -- uso para inspeções, etc.).

==> Matricule-se!! Venha fazer parte do seleto clube de pilotos de drones do Mackenzie! Nossa intenção é, possuindo uma massa crítica de colegas pilotos, criarmos também uma Liga de drones da Universidade para competições.

O professor instrutor responsável é engenheiro e oficial da FAB, já atuou no CIPAER/CENIPA, além de mais dois instrutores, também engenheiros, formados e especializados em voo com drones. Um deles é engenheiro na empresa que representa a DJI no Brasil.

REQUISITOS: Não existe pré-requisito! O projeto integrador é voltado a todo estudante dos cursos da Escola da Engenharia. Basta ter curiosidade e estar interessado em aprender sobre Drones.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Além da parceria industrial com a EMAE, o projeto é suportado pelo engo. Vitor Zandarim, instrutor do curso, e contará com a colaboração de estudantes da engenharia (monitores):

- Leticia (Leticia Gomes de Medeiros - eng. Mecânica)

- Leonardo (Leonardo Molliet - eng. Elétrica)

O Curso é suportado por WEB site público, com acesso a legislação, apostila, fotos e vídeos dos encontros, que será apresentado a você (estudante) no nosso primeiro encontro!!

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: parceria -- EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.

==> Ao término do PI, um dos encontros OUTDOOR poderá ser proposto para Vistoria/Perícia das usinas geradoras fotovoltaicas montadas sobre a agua na represa Billings. O local é desafiador, pois além da técnica é necessário ter planejamento e treino para realizar voo sobre uma área sensível e sujeita a rajadas de vento forte. Esta experiência o ajudará a reforçar os novos conhecimentos e habilidades que adquiriu.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 25 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ANTONIO NEWTON LICCIARDI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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Fotônica, a ciência e tecnologia da luz, está no centro de inúmeras inovações que moldam o nosso mundo moderno. Dos lasers no seu smartphone às fibras ópticas que impulsionam a internet, a fotônica está em todo lugar - mesmo que nem sempre vista. Este projeto convida estudantes de graduação em engenharia a explorar o fascinante mundo da fotônica aplicada e descobrir como ela resolve problemas reais em áreas como sensoriamento, comunicação, segurança e saúde.

Por meio de projetos colaborativos, os estudantes ganharão uma compreensão mais profunda de como a fotônica impulsiona avanços tecnológicos. Seja projetando sensores ópticos para monitoramento ambiental, explorando sistemas de comunicação a laser ou desenvolvendo dispositivos de segurança de ponta, este projeto mostrará como a fotônica conecta teoria e prática na engenharia.

Ao final do projeto, os estudantes não apenas apreciarão o impacto amplo da fotônica, mas também desenvolverão habilidades práticas que se conectam diretamente às suas disciplinas de engenharia. Esta é a sua chance de ver como as tecnologias baseadas em luz estão transformando indústrias e resolvendo desafios do cotidiano - e de imaginar como você pode contribuir para o próximo grande avanço!

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 20/FEV/2025

VAGAS: 20 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: HENRIQUE GUIMARÃES ROSA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O Clima Espacial refere-se às condições variáveis do Sol e do ambiente espacial que podem influenciar a perfomance e confiabilidade de sistemas tecnológicos no espaço e na Terra. A atividade solar, particularmente durante eventos extremos como explosões solares e ejeções de massa coronal, pode ter impactos significativos em sistemas tecnológicos tanto na Terra quanto no espaço. Quando partículas carregadas e radiação provenientes do Sol interagem com o campo magnético terrestre, podem induzir correntes elétricas em redes de energia, causando sobrecargas e até apagões generalizados. Além disso, satélites em órbita podem sofrer danos em seus componentes eletrônicos ou interrupções em suas operações, afetando comunicações, navegação por GPS e transmissões de celulares. Sistemas de aviação também são vulneráveis, com riscos de aumento da radiação em rotas polares e interferência em comunicações de rádio. Esses fenômenos destacam a importância de monitorar e prever a atividade solar para mitigar possíveis danos à infraestrutura tecnológica global. Neste PI analisaremos dados do Sol obtidos pelos radiotelescópios do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) e de institutos como NASA e NOAA, disponíveis livremente na internet.

REQUISITOS: Alunas e alunos de graduação em Engenharia e Química. Sem pré-requisitos.

CARÁTER EXTENSIONISTA: A proposta de trabalho que envolve alunos de graduação em engenharia e química na análise de dados de Clima Espacial obtidos estabelece uma ponte prática entre a teoria acadêmica e a aplicação real no campo da pesquisa solar. Ao integrar conhecimentos teóricos e práticos, essa iniciativa promove a aplicação de conceitos de engenharia, como processamento de sinais, análise de dados reais e desenvolvimento de algoritmos, em um contexto real e relevante para a sociedade. Este projeto não só permite que os estudantes apliquem seus conhecimentos técnicos em situações reais, como também promove a interdisciplinaridade, essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras em ciência e tecnologia. Além disso, ao participar ativamente na análise de dados complexos, os alunos ganham uma compreensão profunda dos fenômenos solares e de seu impacto potencial em diversas tecnologias. Essa experiência prática prepara os estudantes para desafios futuros em suas carreiras profissionais e contribui para a formação de engenheiros com uma visão mais ampla sobre a importância da pesquisa aplicada e colaborativa.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 30 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: PAULO JOSE DE AGUIAR SIMOES (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este PI tem como objetivo familiarizar os alunos com MONTAGENS E MEDIÇÕES PRÁTICAS EM LABORATÓRIO.

Inicialmente serão usados "protoboards" (placas para montagem e testes de circuitos eletrônicos)

Em seguida serão feitos testes e medições com diferentes equipamentos, como fontes de tensão contínuas e alternadas, geradores de sinais e osciloscópios.

AO FINALIZAR ESTE P.I. OS ALUNOS ESTARÃO APTOS A:

- Ajustar de fontes de corrente contínua e geradores de sinais alternados;

- Medir tensões e correntes contínuas e alternadas usando multímetros digitais e osciloscópios;

- Gerar arquivos no formato .gbr ou similar, para pedir a prototipagem de um circuito;

- Procedimento de soldar os componentes eletrônicos na placa prototipada (circuito a definir com o professor)

- Teste final do circuito, verificando os sinais no domínio do tempo com o uso de osciloscópios, geradores de sinais, dentre outros.

O CIRCUITO DEFINIDO SERÁ DESENVOLVIDO DESDE A IDEAÇÃO DO PROJETO ATÉ O CIRCUITO FINAL.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS STEFANELLI VIEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Meetings for this course are offered in English ("International English"). The professor is a native Brazilian, who worked outside Brazil for a long period. Communications, materials and questions will all be made in English, with the aim of training conversation, listening and, when possible, writing. During PI, we will learn how to build internet of things objects, computing using sensors, motors, actuators and communications (such as wifi and bluetooth), using Arduino platform, widely used in engineering schools and by hobbyists around the world. The meetings will take place from 5:35 pm to 6:25 pm, and the teacher-instructor will be available for those who wish until 7:15 pm.

Session hours, in addition to the fact of being worth additional EXTENSION hours, are also valid for COI @Mackenzie, our University's internationalization program (if you compete for a double degree scholarship, for example, these hours count as an important differential to apply for them). (As horas das sessões, além de valerem horas complementares de EXTENSÂO, também valem para o COI, o programa de internacionalização da Universidade (caso concorram a uma bolsa de dupla titulação por exemplo, estas horas contam como diferencial importante para concorrer a elas)). (**)

Come and learn a little about the internet of things and take a risk to train a bit of English!

Obs.: (**) - Do you want more information about Internationalization possibilities? Take a Look on => acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:US:65a662d5-8ae6-4d63-950f-c1de270cdc02

REQUISITOS: All students are invited to participate!! We just expect that you have a minimum basic level on English, to be able to practice international English. Remember that instructor/professor is a native Portuguese speaker, with international experience.

As said .... take a risk do participate!! And let's have fun, learning and practicing IoT experiments!

CARÁTER EXTENSIONISTA: This training is supported also by a monitor, engineering student, Victor Bottozzo.

All meetings are done using a public web site, specially developed for this course!

Besides, we have a public internet Blog, where we will estimulate you, student, to contribute (in English), with texts, videos on your learning.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 20 (até 18/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ANTONIO NEWTON LICCIARDI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este Projeto Integrador tem o objetivo de introduzir conceitos básicos do Matlab.

Utilizando uma metodologia para solução de problemas da maneira como ela é praticada em geral na engenharia, ou mesmo em soluções particulares.

REQUISITOS: Álgebra, trigonometria, química, física, circuitos elétricos básicos, estática e dinâmica básica.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 20 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS ROSA DOS SANTOS (clique no nome para enviar um e-mail)
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A monitoração contínua de sinais vitais, como frequência cardíaca e o nível de saturação do oxigênio do sangue é uma atividade de grande importância na vigilância clínica de pacientes. Com a tecnologia cada vez mais voltada para beneficiar a saúde do paciente, os dispositivos vestíveis, wearables, como smartwatches e smartbands são desenvolvidos para medir uma série de atividades dos usuários através dos seus sensores como monitoramento do sono, frequência cardíaca, temperatura, nível de oxigênio no sangue, contador de passos, alerta de sedentarismo, nível de ruído, detecção de quedas, etc. Desta forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver um protótipo de um equipamento eletromédico capaz de monitorar os sinais vitais com base em tecnologias vestíveis.

REQUISITOS: O aluno deverá ter conhecimentos básicos de programação na plataforma Arduino. Preferencialmente estar no 6º semestre do curso.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: TALITHA NICOLETTI REGIS (clique no nome para enviar um e-mail)
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Neste projeto integrador, os estudantes vão explorar a conversão de energia solar em energia elétrica através da construção de um dispositivo solar portátil, como por exemplo um carregador de celular solar. Para isso, serão realizadas atividades práticas para compreender o funcionamento de mini painéis solares e suas aplicações na alimentação e carregamento de dispositivos eletrônicos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 19/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARIANA AMORIM FRAGA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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Os sistemas eletrônicos atuais exigem alta eficiência dos sistemas que os alimentam; por razões econômicas, desperdício de energia, calor gerado e espaço ocupado.

Neste PI, você entenderá melhor quais são os requisitos para otimizar o fornecimento de energia para sistema eletrônicos, e lhe permitirá desenvolver um sólido conjunto de habilidades em eletrônica básica e em fontes de alimentação.

Sejam todos bem-vindos!

REQUISITOS: O PI destina-se a qualquer aluno do 5o (inclusive) ao 10o semestre.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MAURICIO MODERNO DE CARVALHO (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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O avanço das energias renováveis e a crescente demanda por soluções eficientes de armazenamento de energia tornam o conhecimento sobre baterias de íons de lítio essencial para engenheiros que desejam atuar nas áreas de energia, eletrônica e mobilidade elétrica. Se você busca se destacar no mercado e aprofundar seus conhecimentos em tecnologias inovadoras, este curso é para você!

O que você vai aprender?

Tecnologias de armazenamento eletroquímico

- Compreenda os princípios e o funcionamento das baterias de íons de lítio e suas vantagens em relação a outras tecnologias de armazenamento.

- Aplicações da tecnologia de íons de lítio

Explore os diversos usos dessas baterias, desde veículos elétricos até sistemas de energia renovável.

- Proteções em sistemas de armazenamento

Saiba como garantir a segurança das baterias, prevenindo falhas, superaquecimentos e outros riscos associados ao seu uso.

- Descomissionamento e destinação sustentável

Entenda como funciona o descarte e a reciclagem das baterias de íons de lítio, promovendo práticas sustentáveis e reduzindo impactos ambientais.

- Desenvolvimento de carregadores para baterias de íons de lítio

Será desenvolvido um carregador tipo “power bank” para aplicações em equipamentos eletrônicos do dia-a-dia.

Por que participar?

- Domine uma tecnologia-chave para o futuro da energia

- Amplie suas oportunidades no mercado de trabalho em setores estratégicos como energias renováveis, eletrônica e mobilidade elétrica

REQUISITOS: É desejável que os alunos participantes tenham conhecimento de circuitos elétricos, métodos de solda em placas de circuito impresso, linguagem de programação C++ e programação de microcontroladores (ArduinoUNO-ATMega328). Porém as atividades serão desenvolvidas em grupo e material de apoio será disponibilizado para estes tópicos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE CESAR DE SOUZA ALMEIDA NETO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este projeto integrador visa ensinar aos alunos como criar uma interface de supervisão industrial a partir de uma máquina automatizada por Controlador Lógico Programável. Serão criadas telas e diversas interfaces para a comunicação com a máquina, e os dados serão monitorados através de um Dashboard industrial dedicado.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: RICARDO JANES (clique no nome para enviar um e-mail)
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Curso ministrado por profissionais da TV Globo sobre Tecnologias em uma Mediatech Company. O Curso prevê a visita nas instalações da Globo. Também está previsto a imersão em uma semana para os melhores alunos nas instalações da Globo.

REQUISITOS: Alunos cursando engenharia elétrica, computação, produção, mecânica, ciências da computação,

CARÁTER EXTENSIONISTA: Sim, tem caráter extensionista e envolve alunos e empresa. Inclusive no período de imersão.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Grupo Globo

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 15:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 19/FEV/2025

VAGAS: 50 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: CRISTIANO AKAMINE (clique no nome para enviar um e-mail)
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ENGENHARIA DE MATERIAIS

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Neste PI será produzido e caracterizado tintas e revestimentos luminescentes utilizando nanomateriais bidmensionais (2D).

O projeto está dividido em várias etapas, dentre elas : (1) processo de esfoliação do nanomaterial bidmensional em solvente orgânico, (2) mistura das nanopartículas esfoliadas na resina, (3) caracterização da tinta, (4) Secagem e cura da tinta, (5) Estudo das aplicações.

REQUISITOS: Não existe pré-requisitos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 18:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 12 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: HELIO RIBEIRO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Conhecer a cadeia de reciclagem do plástico, realizando oficinas práticas que compreendem a visão total do processo e como a reciclagem dos materiais é uma importante ferramenta para novos negócios dentro da economia circular

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: RENATO MENEGHETTI PERES (clique no nome para enviar um e-mail)
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ENGENHARIA MECÂNICA

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Este projeto integrador pretende determinar o coeficiente de atrito aplicado em juntas aparafusadas a partir do torque e da força inicial aplicada. A abordagem será prática com o desenvolvimento do projeto do sensor, fabricação dos componentes, montagem e realização de testes. O projeto tem como base um dos desafios indicados pela programa VDI - Challenger

REQUISITOS: Alunos de engeharia mecânica do 5. ou 6. semestre

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 18:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 19/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: SERGIO LUIS RABELO DE ALMEIDA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O objetivo é que os alunos façam uma breve comparação em questões relativas à segurança entre esses novos modelos e os modelos tradicionais de geração de energia por meio da energia nuclear. Como parte do Projeto haverá uma visita técnica a Usina Nuclear de Angra I.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Planejada para esse projeto uma visita a Central Nuclear de Angra I como visita técnica. Haverá a elaboração de um relarório sobre a importância da Central para o fornecimento de energia para a região Sudeste..

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 16:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: JORGE ALEXANDRE ONODA PESSANHA (clique no nome para enviar um e-mail)
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A aerodinâmica é um assunto interessante e aplicado ao dia a dia do engenheiro Mecânico/Mecatrônico. A aerodinâmica está relacionada a conceitos físicos que serão tratados ao longo do curso. Um deles, por exemplo, é o princípio de Bernoulli, o. Nos carros de Fórmula 1, a aerodinâmica é essencial para a eficiência do veículo ajudando na aderência, diminuindo o arrasto e otimizando o fluxo de ar ao redor do veículo. Nesse PI será estudado um perfil de asa padrão em termos da força de arrasto, a força de sustentação, a força peso e o empuxo.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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A aerodinâmica de alta velocidade, a dinâmica dos gases e as ondas de choque podem ser estudas em tubos de choque que é uma instalação na qual uma onda de choque passa através de um gás, criando um ambiente de alta pressão - alta temperatura que pode ser usado para estudar cinética química e transferência de calor em um gás dissociado. Ele é peça importante no estudo de escoamento de fluidos com aplicabilidade prática para o desenvolvimento de motores com tecnologia da combustão supersônica scramjet (veículos aeroespaciais que usam sistema de propulsão aspirada baseada em combustão, a ser utilizada na fase atmosférica terrestre). Estudos recentes com aplicações biológicas, tempos de atraso de ignição de combustível, testes balísticos de armaduras e equipamentos de proteção. O estudo de materiais para veículos de reentrada e pesquisas espaciais usam tubos de choque, resistência ao choque e explosão de materiais compósitos, modificações de fase de nanopartículas devido a ondas de choque, investigações médicas relacionadas a lesões por explosão, comportamento de juntas e parafusos sob cargas de choque.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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As operações de usinagem vêm sendo desenvolvidas visando a redução de etapas nas sequências de fabricação e a obtenção de peças acabadas por meio de roteiros mais curtos e eficientes. Entretanto, as condições de usinagem que são utilizadas nos processos podem gerar alterações significativas na rugosidade superficial das peças e na vida das ferramentas. Tal fato traz à tona a seguinte indagação: Qual é a influência que as condições de usinagem – velocidade de corte, profundidade de corte e avanço – têm sobre o acabamento superficial das peças e sobre a vida da ferramenta ?

O projeto tem o objetivo de conhecer as influências que os parâmetros de corte utilizados em operações de torneamento têm sobre a rugosidade das peças e sobre a vida das ferramentas utilizadas nessas operações

REQUISITOS: Alunos dos cursos de Engenharia que queiram aprender mais sobre Usinagem convencional e CNC.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 15:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 21/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MILTON VIEIRA JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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Na era da antiguidade permanece como um testemunho da notável engenhosidade e proeza dos antigos engenheiros. Das majestosas pirâmides do Egito aos imponentes aquedutos romanos, as grandes invenções de Arquimedes e os maravilhosos projetos de Leonardo da Vinci. As conquistas da engenharia na antiguidade continuam a moldar o mundo em que vivemos hoje.

Neste projeto integrador o aluno será desafiado a escolher um projeto para estudar o seu desenvolvimento, dimensionar utilizando os conceitos de engenharia podendo até fazer um pequeno protótipo em escala desse projeto. Um exemplo é o parafuso de Arquimedes que se trata de um mecanismo no formato de parafuso criado pelo grande matemático Arquimedes e utilizado para transportar água para níveis superiores de uma cidade.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 16:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE FERNANDO PAZ GONZALEZ (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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Este Projeto Integrador tem por objetivo aprimorar o conhecimento e domínio dos alunos na elaboração de peças e componentes 3D, os quais poderão ser utilizados posteriormente para a realização de análise de esforços (simulações) ou para a construção de peças por meio da impressão 3D. A realização deste Projeto Integrador será feita por meio de aulas práticas semanais.

REQUISITOS: Indispensável já ter cursado a disciplina "Desenho Técnico e CAD" para explorar com maior profundidade o conteúdo a ser estudado.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 13:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ELESANDRO ANTONIO BAPTISTA (clique no nome para enviar um e-mail)
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O curso permite a compreensão dos processos de usinagem básicos, ferramentas e técnicas utilizadas na fabricação de peças e componentes mecânicos. Abrange:

- Introdução aos Processos de Usinagem

- Leitura de Desenhos e Tolerâncias Dimensionais

- Conhecimento de Materiais

- Ferramentas de Corte e Acessórios

- Técnicas de Usinagem

- Segurança na usinagem

- Treinamento Hands-on

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 13:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: HELIO PEKELMAN (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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O lançamento e a construção de minifoguetes a combustível sólido envolvem gerenciamento de projeto, princípios de aerodinâmica, propulsão e cálculo estrutural. O motor é em propelentes como KNO₃/sorbitol ou AP/HTPB, com taxa de queima controlada. O dimensionamento é feito em software próprio e validado por simulações CFD. Projeto exige a construção de rampa guiada, ignição elétrica e telemetria para monitoramento de altitude, velocidade. recuperação e trajetória.

REQUISITOS: Não existe pré-requisito

CARÁTER EXTENSIONISTA: Trata-se de um projeto que abrange a popularização da Ciência em promover oficinas e demonstrações em escolas públicas para despertar o interesse pelo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além disso, promove a inclusão Tecnológica visando desenvolver materiais didáticos acessíveis e kits de baixo custo para facilitar o aprendizado de conceitos de propulsão e aerodinâmica. Existe a possibilidade de parcerias com empresas, indústrias e startups para capacitação técnica de estudantes e incentivar a inovação em propulsão e manufatura aditiva. Segurança promover boas práticas de segurança na experimentação científica. O agente motivador são as competições em torneios regionais e internacionais de minifoguetes.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 13:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 21/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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Estruturas que utilizam ventilação natural e circulação de ar como estratégias para alcançar o conforto térmico em edifícios representam uma solução econômica e sustentável, contribuindo para a redução do consumo energético, especialmente em relação aos sistemas de ventilação e ar condicionado. Diversos países, especialmente no Oriente Médio, possuem modelos históricos de construção que incorporam essa estratégia, como é o caso dos tradicionais badgirs. O badgir é uma torre com aberturas laterais projetada para capturar o vento e direcioná-lo para dentro dos edifícios, promovendo o resfriamento passivo e melhorando a qualidade do ar interno.

O objetivo deste projeto integrador é avaliar a viabilidade da implementação dessa estratégia de ventilação natural e conforto térmico por meio de técnicas analíticas e simulações computacionais. O foco será investigar a aplicabilidade de sistemas como o badgir em um contexto urbano moderno, com ênfase na cidade de São Paulo, considerando suas condições climáticas, características de urbanização e demanda energética.

REQUISITOS: Alunos cursando a partir do terceiro semestre do curso de Engenharia. Preferencialmente, mas não exclusivamente, aqueles que já tenham cursado a componente curricular FENÔMENOS DE TRANSPORTE I.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 6 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: EDVALDO ANGELO (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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O projeto consiste em conhecer o processo de deposição de filmes finos a plasma em materiais carbonosos visando alterar propriedades elétricas/térmicas. Fará parte deste projeto a deposição em laboratório e a caracterização do filme depositado por técnicas de Difração de Raios-X (XRD). Devido ao número máximo de pessoas no laboratório, este projeto está limitado a 5 alunos.

A Tecnologia de Plasma pode ser considerada estratégica, por ser aplicada em praticamente todos os setores industriais e tem o objetivo de se melhorar as propriedades superficiais das ligas metálicas aumentando assim seu tempo de vida e reduzindo consumo de materiais e de energia

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Anton Paar Brasil

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: CARLOS ALBERTO MONEZI DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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O projeto consiste em conhecer o processo de deposição de filmes finos a plasma em aço visando alterar propriedades tribológicas da superfície deste aço. Fará parte deste projeto a deposição em laboratório e a caracterização do filme depositado por técnicas de Difração de Raios-X (XRD) e Microdureza Berkovich, de baixa carga e nanoidentação, sendo esta última feita na empresa Anton Paar. Devido ao número máximo de pessoas no laboratório (6), este projeto está limitado a 5 alunos dos cursos de Mecânica/Mecatrônica, Produção e Materiais com horário a ser definido junto com os alunos.

A Tecnologia de Plasma pode ser considerada estratégica, por ser aplicada em praticamente todos os setores industriais e tem o objetivo de se melhorar as propriedades superficiais das ligas metálicas aumentando assim seu tempo de vida e reduzindo consumo de materiais e de energia.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Anton Paar Brasil

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 19/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: CARLOS ALBERTO MONEZI DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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Há mais de 30 anos, o Bridgestone World Solar Challenge tem recebido as maiores mentes de todo o mundo na Austrália para ultrapassar os limites da inovação tecnológica e viajar pelo outback num veículo movido apenas pela energia do sol.As equipes, geralmente compostas por estudantes do ensino superior e secundário, percorrem 3.000 quilômetros de Darwin a Adelaide em um veículo elétrico com eficiência energética. Um grande desafio para grandes projetos de vida.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIO RAIA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

Este projeto visa transformar dados de satisfação de clientes, coletados pela empresa, por meio de um questionário previamente desenvolvido utilizando técnicas de aprendizado de máquina (machine learning) para analisar e identificar padrões e insights para orientar os gestores dos projetos nas decisões de melhoria contínua.

CARÁTER EXTENSIONISTA: O caráter extensionista deste PI se dá pelo fato dele resolver um problema prático da empresa, que acompanha todo o desenvolvimento do proejeto e ao final dele fornece um documento declarando que os resultados contribuíram para a empresa.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: O projeto tme parceria com a mepresa TPF Engenharia, que é parceira em outras iniciativas na EE, como Hackathon e Feira de Empregos da Empresa Júnior.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 18:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARIA CELIA DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
Envie um e-mail para o professor para saber quaisquer informações adicionais sobre este PI, inclusive os locais dos encontros e das atividades.

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As Cadeias de Suprimentos são formadas por uma rede de empresas desde as matérias-primas iniciais até o consumidor final do produto acabado. Dentro desta rede de empresas, existem três fluxos contínuos: produtos, informações e finanças. Você aprenderá como o fluxo de saída de produtos, informações e finanças para a empresa facilita a cadeia de suprimentos. Este Projeto Integrador será composto por quatro módulos, que abordarão os seguintes temas: elementos básicos de logística; sistemas de informação logística; financiamento logístico; e, finalmente, o estudo de caso fundamental.

CARÁTER EXTENSIONISTA: As soluções desenvolvidas no estudo de caso apresentam possibilidade de impacto positivo nos processos e na performance da empresa.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Ipiranga

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 20 (até 18/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: PAULO SERGIO ALTMAN FERREIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este PI desenvolve mentoria financeira com foco nos seguintes tópicos:

- Uso das facilidades quantitativas nos cálculos financeiros;

- abordagem sobre a Indústria e produtos financeiros;

- Instrumentos de "valuation", recursos e técnicas de avaliação e

- Aplicações e processos estatísticos na seleção de ativos financeiros e formação de portfólios.

Os instrutores devem ser visto muito mais como facilitadores e orientadores no desenvolvimento do projeto integrador.

O encontro acontecerá todas as quartas-feiras às 17h30.

Agostinho e Sydnei

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 18:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 21/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: AGOSTINHO CELSO PASCALICCHIO (clique no nome para enviar um e-mail)
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EM BREVE, O LINK DE INSCRIÇÕES PARA ESTE PI SERÁ ABERTO.

Vamos projetar, construir e instalar uma garra inovadora para o robô colaborativo do laboratório de Engenharia de Produção.

REQUISITOS: Alunos de Engenharia de Produção

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Universal Robots

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 16:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARIO SERGIO CORREA DOS SANTOS (clique no nome para enviar um e-mail)
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Desenvolvimento de Bi para consolidação das informações ESG das concessionárias para envio à matriz na Alemanha.

REQUISITOS: 1 aluno que tenha experiência com programação Python e BI; 1 aluno que atue em ESG; 1 aluno para mapeamento de processos. Todos devem ter conhecimento no mínimo intermediário de Excel.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Trata-se de um projeto prático e com aplicação para a empresa.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Mercedes-Benz Cars & Vans.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 18:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 20/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALAERCIO NICOLETTI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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🚀 Desafio Mercado Livre de Otimização 🚀

Enfrente um problema real de logística no e-commerce! No Problema da Seleção de Pedidos Ótima (SPO), você deve escolher quais pedidos processar em um armazém para maximizar a produtividade, respeitando restrições operacionais. Tome decisões estratégicas que impactam diretamente a eficiência das entregas. Pronto para o desafio? 📦⚡

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 20/FEV/2025

VAGAS: 20 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: HANNA PAMPLONA HORTENCIO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Propõe-se a iniciação do estudante, e seu posterior e continuado desenvolvimento, no uso do método prático criativo Design Thinking para resolução de problemas/questões/desafios que levem a propostas futuras de alternativas de produtos/serviços com potencial inovador, e o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação e resolução de problemas no cotidiano.

O método é centrado no ser humano e sua capacidade integrativa, explorando a nossa capacidade inata de ser intuitivo e reconhecer padrões, visando gerar ideias com significado não apenas funcional, mas também emocional.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 21/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ROXANA MARIA MARTINEZ ORREGO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Formação e Certificação em Lean Seis Sigma, com apresentação de projeto prático.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALAERCIO NICOLETTI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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O presente PI tem como objetivo principal o compartilhar de experiências, estratégias, ações e orientações sobre os temas Liderança e Carreira, com participação conjunta de alunos egressos do Curso de Engenharia de Produção e de outros Cursos da Escola de Engenharia e que atualmente são gestores de empresas de diversos segmentos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 18:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 40 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: VIRGINIA DO SOCORRO MOTTA AGUIAR (clique no nome para enviar um e-mail)
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O Projeto Integrador “Ponderação e priorização dos critérios importantes para satisfação na perspectiva do cliente”, referente à parceria entre TPF Engenharia e a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, visa rever a estrutura de avaliação da satisfação atualmente usada pela empresa. Para isso, o modelo atual da empresa será revisto e modificações serão propostas. O foco das propostas está em entender quais critérios de avaliação são mais importantes para o cliente, bem como o alinhamento da importância dos critérios na visão do cliente com a visão da empresa. Desta forma, o objetivo principal deste projeto é propor uma nova estrutura de avaliação da satisfação do cliente do ponto de vista das suas prioridades.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARIA CELIA DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU está comprometida com redução das emissões de substâncias na atmosfera. Em sua principal operação, o transporte de passageiros, esse compromisso se traduz em sua frota majoritariamente movida a energia elétrica, sem emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis. O objetivo do Projeto Integrador é desenvolver um inventário de emissões atmosféricas para a companhia. O inventário é uma avaliação detalhada das substâncias liberadas na atmosfera pela empresa em todas suas operações.

CARÁTER EXTENSIONISTA: Tem objetivo de ajudar a empresa a gerar seu inventário de gases do efeito estufa

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Existe um convênio institucional entre CPTM e UPM

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 21/FEV/2025

VAGAS: 8 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: HANNA PAMPLONA HORTENCIO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Projeto em parceria com a Volkswagen. Propor possíveis soluções para criação de uma rede de carregamento de veículos elétricos e, assim, desenvolver de forma integrada: a) análise sobre a infraestrutura disponível e seus entraves; b) estudo de demanda futura no Brasil por região e estado; c) comparativo com países em estágios mais avançados na distribuição e em soluções para pontos de carregamento; e d) indicação de soluções em distribuição, uso de tecnologia, viabilidade mercadológica e financeira.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 10:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCELO NUNES FONSECA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este projeto visa o desenvolvimento de um dispositivo para trituração e separação de embalagens de vidro para atuar na Logística Reversa da cadeia produtiva da indústria de bebidas. Esse projeto será desenvolvido em parceria com as empresas GrupoPetrópolis e Recitotal. Os alunos terão a oportunidade de estudar a cadeia de produtica do vidro, entender os desafios da logística reversa de embalagens de vidro e propor soluções para o desenvolvimento de um dispositivo para trituração e separação de embalagens de vidro.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 18:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 21/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ANDRE LUIS HELLENO (clique no nome para enviar um e-mail)
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Discussão e interação para sucessão em empresas familiares, para alunos que se encontram nessa situação.

REQUISITOS: Aluno deve ser sucessor de empresa ou empreendedor.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 17:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 10 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALAERCIO NICOLETTI JUNIOR (clique no nome para enviar um e-mail)
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O PRESS – WOW! , Uma maneira de descobrir e desenvolver a comunicação assertiva e a oratória, visa a explorar potencialidades de comunicação e expressão de estudantes nas interações interpessoais e nas situações de exposição em sala de aula, como na apresentação de seminários ou de inserção profissional, como uma entrevista de seleção. O programa contemplará seis módulos, caracterizados por temas direcionados para comunicação assertiva e oratória, estruturação de discurso, linguagem corporal, superação do medo de falar em público, técnicas de argumentação e, por fim, feedback e manutenção de comportamentos assertivos.

OBJETIVO

Desenvolver a assertividade e a oratória de estudantes nas interações interpessoais, acadêmicas e de trabalho.

REQUISITOS: Todos os estudantes que queiram desenvolver a comunicação assertiva e a oratória.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 5ª feira às 11:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 20/FEV/2025

VAGAS: 8 (até 19/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: JOSE TADEU COUTINHO E SILVA (clique no nome para enviar um e-mail)
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ENGENHARIA QUÍMICA

Você já imaginou que os resíduos orgânicos descartados diariamente na universidade e nas cidades podem se tornar energia limpa e produtos inovadores? O desperdício pode ser um grande problema ambiental, mas também uma enorme oportunidade para inovação!

Neste projeto, você terá a chance de trabalhar com tecnologias reais de biorrefinaria, explorando formas de transformar resíduos em biocombustíveis, biofertilizantes, bioativos, cosméticos, essências e outros produtos sustentáveis. Mais do que um experimento, essa é uma solução para o futuro, baseada nos conceitos de economia circular e sustentabilidade.

Além disso, a iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo especialmente para o ODS 7 (Energia Acessível e Limpa), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Ao transformar resíduos orgânicos em produtos de valor agregado, promovemos soluções inovadoras para a sustentabilidade, reduzimos impactos ambientais e incentivamos a economia circular dentro da universidade e nas nossas comunidades parceiras.

O que você vai poder aprender e colocar em prática?

 Identificar e caracterizar de resíduos orgânicos do campus

 Uso de técnicas avançadas, como microscopia eletrônica, análise térmica e difração de raios-X.

 Desenvolvimento de processos inovadores para transformar resíduos em produtos úteis

 Experimentação prática em laboratório para validar suas ideias

 Operar e analisar operações unitárias, como a extração.

 Construir um reator químico ou bioquímico e opera-lo.

 Realizar uma avaliação tecno-econômica, um diferencial para qualquer engenheiro

 Sinterizar uma proposta de uma unidade industrial.

Por que participar?

 Experiência real na aplicação de soluções inovadoras para desafios ambientais, tecnológicos e sustentáveis;

 Desenvolvimento de habilidades práticas e multidisciplinares;

 Projeto com potencial de aplicação real no campus e impacto ambiental positivo;

 Levar a sua solução para comunidades parceiras, em particular, nos municípios de Francisco Morato ou Paraibuna. Neste caso, horas de atividades de extensão serão creditadas, além das horas complementares.

 Certificado e diferencial no currículo para estágios e oportunidades acadêmicas;

O futuro precisa de soluções inovadoras. Você está pronto para fazer a diferença? Inscreva-se agora e faça parte dessa revolução sustentável!

CARÁTER EXTENSIONISTA: Os alunos que levarem a sua proposta de solução, desde que aprovada, para um dos parceiros, terão direito a solicitar horas de extensão.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Parcerias com ETEC de Francisco Morato e com a prefeitura de Paraibuna em andamento

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 9 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MIRIAM TVRZSKA DE GOUVEA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Você está pronto para aplicar seus conhecimentos em um desafio real da indústria e desenvolver competências que vão além da engenharia?

O mercado exige mais do que conhecimento técnico – ele precisa de solucionadores de problemas, profissionais que saibam liderar, trabalhar em equipe e enxergar o impacto social, econômico e ambiental das suas decisões. Neste projeto integrador, você terá a chance de enfrentar desafios reais do setor energético e de óleo & gás, em parceria com profissionais da indústria.

Como funciona?

• Um profissional da indústria lança um desafio real, e sua equipe deve desenvolver uma solução inovadora e viável.

• Você utilizará simuladores de processos da AVEVA ou desenvolverá ferramentas próprias para resolver o problema.

• Terá acesso a workshops e reuniões com especialistas, fortalecendo habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe.

• Além de resolver um problema técnico, você ajudará a construir o aprendizado de colegas, orientando estudantes de etapas iniciais.

Impacto e Conexão com os ODS

Este projeto está diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para:

• ODS 7 (Energia Acessível e Limpa): Desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis para a geração e uso de energia.

• ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico): Melhoria da eficiência produtiva e impacto econômico positivo.

• ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura): Aplicação de tecnologia e inovação para resolver desafios industriais.

• ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): Desenvolvimento de processos que minimizam impactos ambientais.

• ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima): Contribuição para a redução de emissões e mitigação de impactos ambientais.

• ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação): Colaboração entre academia e indústria para inovação e desenvolvimento sustentável.

Por que participar?

• Experiência real na solução de desafios industriais.

• Contato direto com profissionais do setor energético e de óleo & gás.

• Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o mercado.

• Visita técnica a uma unidade da Petrobras para uma imersão no setor.

Se você quer ser um profissional preparado para o futuro, este desafio é para você! Inscreva-se e faça parte dessa revolução.

CARÁTER EXTENSIONISTA: firmada a parceria com a Aveva, os aluno elaborarão uma solução que será entregue para a Petrobras.

PARCERIAS COM EMPRESAS/INSTITUIÇÕES: Estamos em vias de finalizar uma parceria formal com a Aveva e temos uma parceria ainda informal com a Petrobras, empresa fornecedora dos desafios.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 6ª feira às 17:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 21/FEV/2025

VAGAS: 8 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MIRIAM TVRZSKA DE GOUVEA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Com este Projeto Integrador (PI) pretende-se que o aluno adquira conhecimentos de outras fontes e processos de produção de etanol, chamados de etanol de Segunda Geração. Aulas práticas estão previstas para este PI.

REQUISITOS: Não há pré-requisitos

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 15:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 19/FEV/2025

VAGAS: 20 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALESSANDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este Projeto Integrador (PI) tem como objetivo realizar um estudo da questões ergonômicas dos processos produtivos, assim, como o projeto dos postos de trabalho, evidenciando a NR-17 e outras referências.

REQUISITOS: Não há pré-requisitos

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 16:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 19/FEV/2025

VAGAS: 20 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALESSANDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Transforme-se em um Engenheiro de Processos e Desafie-se com HAZOP e LOPA!

A confiabilidade e a segurança de processos químicos industriais são essenciais para a prevenção de falhas, otimização operacional e mitigação de riscos. Este Projeto Integrador proporciona uma experiência prática e desafiadora, na qual os participantes irão aplicar duas das principais metodologias de análise de riscos utilizadas na indústria: HAZOP (Hazard and Operability Analysis) e LOPA (Layer of Protection Analysis).

Aqui, você vai atuar como um verdadeiro engenheiro de processos, enfrentando desafios reais e desenvolvendo habilidades valorizadas no mercado. A partir da análise de um fluxograma de processo industrial, os alunos identificarão desvios operacionais críticos, avaliarão cenários de risco e proporão camadas de proteção eficazes para evitar falhas catastróficas. Além disso, o projeto abordará gestão da confiabilidade, análise de barreiras de segurança e estratégias para a tomada de decisão baseada em risco, fornecendo um diferencial técnico que faz toda a diferença para quem quer se destacar na indústria.

Este projeto também contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo inovação e segurança na indústria (ODS 9), reduzindo desperdícios e impactos ambientais (ODS 12 e ODS 13) e garantindo melhores condições de trabalho e prevenção de acidentes (ODS 3).

Se você busca um desafio real, com impacto direto na segurança da indústria e um diferencial competitivo para sua carreira, inscreva-se agora e participe dessa experiência única!

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 3ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 18/FEV/2025

VAGAS: 6 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCELO ALEXANDRE TIRELLI (clique no nome para enviar um e-mail)
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Este PI tem como objetivo mostrar as etapas de uma perícia judicial, elaboração de laudos periciais e aplicações práticas através de estudos de caso reais.

REQUISITOS: Não há pre-requisitos.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 4ª feira às 17:00

PRIMEIRO ENCONTRO: 19/FEV/2025

VAGAS: 20 (até 20/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: ALESSANDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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QUÍMICA

Ofertados para alunos de TODOS os cursos da EE.

A utilização dos métodos de destilação nas produções industriais joga um papel decisivo na obtenção de produtos com alta qualidade. Assim a produção de derivados do petróleo, os cosméticos, as bebidas e os medicamentos, entre outros, empregam os processos de destilação para obter os produtos, que logo são comercializados para satisfazer as necessidades da população.

A formação de professionais para estas indústrias é de suma importância, considerando a diversidade de produtos que são gerados e o peso que estas produções têm no desenvolvimento económico do país.

O projeto integrador, Os Métodos de destilação nos processos industriais, tem por objetivo proporcionar aos alunos de graduação uma visão geral dos métodos de destilação e sua importância nas diferentes indústrias que os utilizam, assim como a realização de experimentos laboratoriais onde serão abordados os procedimentos práticos de cada métodos de destilação.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 16:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 9 (até 17/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MANUEL SALUSTIANO ALMEIDA SAAVEDRA (clique no nome para enviar um e-mail)
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Desenvolver experimentos que demonstrem, ludicamente, as riquesas das transformações químicas, despertando nos alunos o interesse pela Química.

DATA/HORÁRIO DOS ENCONTROS SEMANAIS: 2ª feira às 17:30

PRIMEIRO ENCONTRO: 17/FEV/2025

VAGAS: 5 (até 21/FEV)

PROFESSOR ORIENTADOR: MARCOS NOGUEIRA EBERLIN (clique no nome para enviar um e-mail)
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