Observação Importante
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.
Apresentação
O curso abrange três áreas-chave para proporcionar uma compreensão abrangente do mercado de cosméticos. A primeira aborda o mercado global e regional de cosméticos, destacando tendências emergentes, estratégias de expansão internacional e a intersecção entre beleza e saúde. Além disso, explora o comportamento do consumidor, preparando os alunos para desenvolverem estratégias de mercado personalizadas e eficazes. Na segunda, o foco se volta para a comunicação eficaz no setor cosmético, abrangendo princípios de branding, estratégias de branded content e o impacto do visual merchandising e das embalagens na experiência do consumidor. Também são discutidas estratégias de marketing de influência para aumentar a visibilidade e o engajamento das marcas. A terceira concentra-se em inovação e empreendedorismo na indústria cosmética. Os alunos aprendem sobre criação, fabricação e comercialização de cosméticos, além de aspectos regulatórios e legais específicos do setor. O curso culmina com um projeto prático integrador, onde os alunos aplicam seus conhecimentos em um Plano de Marketing e Comunicação, consolidando suas habilidades para enfrentar desafios contemporâneos no mercado de cosméticos.
Público-Alvo
Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, ligados às atividades de comunicação, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, entre outras, que pretendem ingressar ou aprofundar seus conhecimentos na indústria dos cosméticos, com ênfase em comunicação em marketing. Profissionais da área da saúde, que trabalham na indústria de cosméticos, envolvidos com o desenvolvimento e lançamento de produtos.
Objetivo do Curso
Oferecer uma visão ampla do mercado de cosméticos, abordando tendências globais, comportamento do consumidor e estratégias assertivas de comunicação. Desenvolver habilidades de marketing e comunicação focadas neste mercado, tais como branding, produção de conteúdo e estratégias de posicionamento, com ênfase na experiência do consumidor. Identificar oportunidades de negócio e desenvolver projetos e ações inovadoras para o mercado de cosméticos e beleza pessoal.
Possibilidades de Atuação
O egresso estará apto a trabalhar em empresas ou empreender projetos de comunicação e marketing para o mercado cosmético.
Programa
- A indústria dos cosméticos e suas conexões;
- Comportamento do consumidor de cosméticos;
- Planejamento de marketing no mercado de cosméticos;
- Varejo de cosméticos;
- Branding de cosméticos;
- Branded content para cosméticos;
- Visual merchandising para cosméticos;
- Marketing de Influência no Mercado de Cosméticos;
- Tendências em Produtos Cosméticos;
- Empreendedorismo e Inovação no Mercado de Cosméticos;
- Aspectos legais e regulatórios na indústria de cosméticos;
- Seminários Avançados;
- Aplicação de Conhecimento.
Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.