FAQ - Graduação
Observação:

O REC é um procedimento emergencial implantado pela UPM para viabilizar a continuidade das atividades acadêmicas a fim de se concluir o semestre letivo, sem necessidade de paralisação. O REC Fase II procura, por meio da experiência vivida e diálogos realizados no período, melhorar esse processo educacional. Havendo problemas, o aluno deverá buscar ajuda (pela ordem):

  1. com o professor da disciplina;
  2. com a Coordenação de Curso;
  3. com a Direção da Unidade;
  4. com a Ouvidoria Universitária.

O Regime Excepcional por Contingência (REC) continua com o Plano Semanal de Estudos, tendo o Moodle como o Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial da UPM (embora o docente possa recorrer a outros recursos). Cada componente curricular terá pelo menos 50% da carga horária dedicada a atividades síncronas (alunos e professor no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual). No Plano Semanal de Estudos do componente curricular será explicitado se as atividades serão síncronas ou não. Quando a atividade da semana for síncrona, ela deverá ocorrer sempre no horário normal da aula.

Essas mudanças são fruto de reflexão da experiência vivida no início do REC e do diálogo com alunos e professores sobre as melhores práticas a serem adotadas, bem como da análise das respostas dos alunos na pesquisa de satisfação realizada ao final do REC I. As atividades síncronas e assíncronas visam incentivar a interatividade dos alunos com o professor, estabelecendo formas contínuas de diálogo (correio de voz, chats, e-mails), garantindo retorno e comunicações contínuas com os discentes.

O registro da frequência referente ao período de estabelecimento do REC Fase I será realizado conforme as entregas das atividades solicitadas no Plano Semanal de Estudos. No REC Fase II esse procedimento será o mesmo quando houver atividade assíncrona na semana, mas nas atividades síncronas deverão ser registradas, preferencialmente, no período em que elas estiverem acontecendo, via sistema. Ou seja, o professor abrirá o sistema e fará chamada on line para os alunos presentes na atividade síncrona.

Alguns componentes curriculares “práticos” passíveis de serem ministrados a distância por meio de tecnologias de informação e de comunicação serão retomados. A sua Unidade Acadêmica informará quais serão esses componentes e como eles serão dados. Os componentes curriculares que forem inviáveis de serem desenvolvidos desse modo serão adiados até o retorno das aulas presenciais. Se a situação da pandemia não permitir a volta neste semestre, esses componentes serão repostos logo no início do processo letivo presencial do próximo semestre, de forma intensiva. Consulte a sua Unidade Acadêmica que componentes se encaixam nessa descrição. Uma normativa sobre como se dará esse processo de reposição será divulgada oportunamente.

Para composição da NI2, os professores foram orientados para continuarem com as atividades avaliativas que compreendam as experiências realizadas que efetivamente levaram os alunos a construir o conhecimento pretendido, o que pode ocorrer com a aplicação de diversos instrumentos avaliativos.

As avaliações substitutivas e finais serão objeto de normativa futura, considerando as orientações das autoridades competentes, se for o caso, e os reflexos da Pandemia.

As Unidades Acadêmicas fornecerão as informações sobre as Atividades Complementares. As atividades de monitoria continuam sob supervisão dos professores, tal como no início do REC.

As orientações de TCCs e de Monografias continuarão a ser realizadas em modo on-line. As Coordenações de TCC e Pesquisa das Unidades Acadêmicas fornecerão mais informações sobre entrega, datas e realização das bancas.

Nos casos em que a coleta de dados for imprescindivelmente prática e/ou laboratorial, consultar o orientador para que seja alterado o escopo/direcionamento do trabalho, a fim de mitigar maiores atrasos. Casos excepcionais nos quais seja impossível finalizar o TCC neste semestre serão tratados entre a Coordenação de TCC e Pesquisa da Unidade Acadêmica e a Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico. Para mais detalhes faça contato com a Coordenador de TCC de sua Unidade.

As Práticas Profissionais de Estágios realizadas no ambiente da UPM que apresentem inviabilidade de execução serão oportunamente repostas. As Unidades Acadêmicas tomarão as devidas providências sobre o tema, contemplando, especialmente, a situação dos formandos. Em breve, um comunicado oficial será publicado fornecendo informações específicas. Além disso, a área administrativa que trata dos contratos de estágio não está atendendo presencialmente. Esclarecemos que assim que o atendimento presencial for normalizado, os documentos de Estágio (Contratos, Aditivos e Rescisões) com data de início referente ao ano de 2020, estando estes assinados pelas partes, deverão ser apresentados para as assinaturas da Instituição de Ensino em até 45 dias corridos. Dúvidas e outros assuntos poderão ser direcionados para o e-mail estagio@mackenzie.br. Ao encaminhar o e-mail, por favor, identifique-se mencionando seu nome completo, código de matrícula e curso.

O Regime Excepcional por Contingência (REC) é o programa de desenvolvimento do Plano Semanal de Estudos realizados não-presencialmente, em caráter excepcional, para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem do aluno, sob supervisão dos docentes responsáveis, no período de 23 de março a 18 de abril de 2020.
Esta medida está fundamentada na Portaria MEC/GM nº 343, de 17/03/2020 e legislação complementar, e visa preservar a comunidade Mackenzista em meio à situação emergencial de saúde pública que a sociedade vive em função do COVID-19.

REC é a atividade acadêmica realizada a partir do ambiente Moodle. A plataforma dá acesso às disciplinas nas quais o aluno está matriculado. Cada disciplina contém seu respectivo Plano Semanal de Estudos, que deve ser desenvolvido durante a semana, preferencialmente nos dias e horários nos quais seriam dados presencialmente.
Algumas disciplinas apresentam inviabilidade de execução por essa plataforma e serão repostas posteriormente. O aluno deve se concentrar nas disciplinas cujos planos semanais de estudos estão disponíveis em sua área do Moodle.

O REC é uma medida preventiva de caráter excepcional, que apesar de poder ser incômoda, traz desafios e oportunidades para novos aprendizados. Entendemos que este é um momento que exercitará nas pessoas competências como flexibilidade, criatividade e esforço. Recomenda-se a consulta do tutorial de uso do Moodle disponível na área do usuário em caso de dúvidas. Acionar sua rede de relacionamentos para obter ajuda é outra opção interessante para o enfrentamento do desafio de aprendizagem de novas habilidades.

O Moodle é a ferramenta central e obrigatória para o desenvolvimento do Plano Semanal de Estudos, mas outras plataformas podem ser utilizadas conjuntamente pelo professor, como o Facebook, e-mails, YouTube, WhatsApp etc.
No entanto, é necessário que todos os alunos dessa disciplina possam ter acesso a essas ferramentas, para que as condições de interação e aprendizagem da turma sejam as mesmas.  
Exceções e outras excepcionalidades serão tratadas caso a caso pela Pró-Reitoria de Graduação da UPM.

Caso o aluno tenha algum problema para desenvolver o Plano Semanal de Estudos, ele deve recorrer:

  • Ao professor da disciplina, se o problema for acadêmico.
  • Ao Tutorial do Moodle, se a questão for de cunho operacional de uso do sistema.
  • Ao HelpDesk do Mackenzie, se o problema for técnico, de acesso ao sistema.

Considerando a diversidade de natureza dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade, orientamos pela continuidade dos trabalhos teóricos e/ou de campo que podem ser desenvolvidos de forma on-line, durante o período do REC. No entanto, os trabalhos que dependem do contato humano direto ou de laboratórios, de qualquer natureza, devem ser revistos com cada orientador, para verificar se mudam a estratégia ou se aguardam o desenrolar do processo que estamos vivenciando.

A orientação dada a cada professor é que seja mantido o critério de avaliação que fora combinado com cada turma no início do semestre, podendo aplicar durante o período de REC as atividades avaliativas previstas nos Planos de Ensino. O período para lançamento das notas referentes à 1ª avaliação intermediária (NI1) foi estendido até 15 dias corridos após o retorno das atividades presenciais. Entretanto, em alguns componentes curriculares, eventuais mudanças podem se tornar necessárias. Verifique com cada um dos seus professores como ficará o cronograma de avaliações definido entre eles e a coordenação do curso, que ainda poderá sofrer alterações a depender das orientações governamentais sobre o isolamento. Lembrando que a normatização das entregas de trabalhos e avaliações serão realizadas pelas Unidades considerando as especificidades de cada curso.

Durante o Regime Excepcional por Contingência, toda a comunicação com a área de Estágios será pelo e-mail estagio@mackenzie.br. Mas fique tranquilo, todos os documentos estão sendo recebidos por este e-mail, para que ninguém seja exposto à risco algum (alunos e funcionários) mediante a presença física. Estes documentos serão pré-avaliados e validados por meio eletrônico dentro dos prazos normais e serão encaminhados para as partes envolvidas uma notificação de deferimento ou indeferimento em até 10 dias úteis. Assim que o atendimento presencial for normalizado, para a formalização do seu estágio é importante que os documentos físicos idênticos em teor, conteúdo e forma aos encaminhados por e-mail, bem como todos os demais com data de início ou de prorrogação referente ao ano de 2020, estando estes assinados pelo Aluno, Empresa e Agente de Integração (este último quando houver) sejam apresentados para as assinaturas da Instituição de Ensino a partir de 22 de abril até o dia 29 de maio de 2020 (datas sujeitas à alteração conforme orientações governamentais sobre o isolamento).

Aos formandos que precisam comprovar as horas de estágio (apenas para os cursos em que o estágio é obrigatório), entre em contato, por meios digitais, com o Coordenador de Estágio da sua Unidade Acadêmica. Ele poderá informar quais os trâmites que serão seguidos dentro das normas legais para o estágio diante deste processo excepcional.

As práticas profissionais de estágios realizadas no ambiente da UPM e as práticas de laboratório que forem inviáveis de serem realizadas remotamente, serão repostas oportunamente.
Os componentes curriculares que se encaixarem nessa situação estarão identificados no Moodle.

Conforme resolução de cada Unidade Acadêmica e seus professores, os monitores poderão trabalhar sob a supervisão de seus docentes que darão as diretrizes para a continuidade da monitoria.

Os monitores que entregaram a documentação de forma adequada e dentro dos prazos estão sendo cadastrados e vão receber até o dia 25 de abril/20.

A frequência do aluno em cada componente curricular será computada a partir de sua participação nas atividades propostas no “Plano Semanal de Estudos” postado pelo professor do respectivo componente no Moodle. Então, para não ter falta computada, o aluno deve participar do que foi proposto pelos professores durante a semana, sejam fóruns, videoconferências, publicação de atividades e demais ações acadêmicas registradas pelos docentes via on-line.

O período em que estamos sob o REC não é de férias. Desse modo, de acordo com as peculiaridades de cada curso e dos seus respectivos componentes curriculares, os professores estão propondo atividades e interações que correspondam ao tempo de aula em sala somado ao tempo requerido de estudos extraclasse de cada disciplina.

Acompanhe os canais oficiais de comunicação da UPM: site, e-mail e TIA. Para tirar dúvidas, consulte primeiro o professor da disciplina, o representante de turma e o Coordenador de Curso.

As demais instâncias da UPM estão trabalhando para continuar atendendo as demandas requeridas e necessárias.

Este será um momento excepcional de grande aprendizagem. Inadequações podem ocorrer nesse processo. Contando com serenidade e paciência, bem como a colaboração de todos, possíveis dificuldades geradas pelos desdobramentos da pandemia provocadas pelo novo coronavírus, serão superadas sem prejuízos acadêmicos.

Estamos à disposição para responder dúvidas não contempladas neste FAQ.  Solicitamos entrar em contato por e-mail com a Coordenação de seu Curso para obter mais informações.