Na próxima quarta-feira, dia 30 de abril, das 09h às 11h30, o Jornal Folha de S. Paulo, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promove o seminário Desafios da Universidade do Futuro, que discute o papel da educação superior frente às transformações globais rápidas e, muitas vezes, irreversíveis. O evento gratuito será realizado no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, e para participar basta se inscrever aqui.
As universidades estão no epicentro das transformações que o mundo vive, desempenhando um papel crucial na busca por soluções inovadoras. Elas geram pesquisas, formam talentos e integram disciplinas, mas também enfrentam desafios como burocracia e limitações financeiras. O evento destacará como as universidades superam obstáculos e lideram o caminho para um futuro mais inovador e sustentável.
O primeiro painel do encontro, Pensando o Brasil: Demandas Atuais e Futuras, a partir das 09h15, parte da constatação de mudanças iminentes, alinhadas a previsões de analistas que apontam para um mundo com mais robôs do que trabalhadores e mais moedas do que países. Com essa conjuntura, marcada por crise previdenciária, aceleração tecnológica e esgotamento de modelos econômicos tradicionais, o meio acadêmico é chamado a refletir sobre caminhos para o país.
Para discutir redesenhos em curso e seus impactos na sociedade, a primeira mesa reúne o advogado e secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Rosa; a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Joana Guimarães; o economista e superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; e o diretor da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, Bruno Bioni.
Já o segundo painel, Educação Superior Diante de um Mundo em Transformação, às 10h30, examina o papel das universidades na integração de saberes, formação de talentos e articulação de redes globais de pesquisa, além de caminhos para enfrentar limitações orçamentárias e entraves burocráticos nas instituições.
Para tratar dessas questões, participam a pró-reitora de pesquisa e professora titular da Unicamp, Ana Frattini; a conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, Cida Bento; e o sociólogo, membro da Academia Brasileira de Ciências e ex-presidente do IBGE, Simon Schwartzman.
A mediação do Seminário será feita pela, repórter especial da Folha, Laura Mattos, que escreve sobre educação.
Serviço
Seminário Desafios da Universidade do Futuro
Data: 30 de abril
Horário: das 09h às 11h30
Local: Auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis (Rua Itambé, 135)
Inscrição:clique aqui