Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Universidade Mackenzie conquista posições em Ranking Quacquarelli Symonds

Universidade Mackenzie conquista posições em Ranking Quacquarelli Symonds

Compartilhe nas Redes Sociais

14.09.2023

Coordenação

"UPM está entre as melhores instituições de ensino latino-americanas"

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conquistou 20 posições no ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking - edição 2024 e alcançou a posição de número 112 no levantamento geral. O estudo foi feito pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).
 
Na avaliação anterior, a UPM estava na 132ª posição e agora está entre as 120 melhores instituições de ensino de toda a América Latina e Caribe. Na atual edição, a instituição ficou com a 91ª posição entre as Universidades da América do Sul. Já no Cone Sul (composto por instituições do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai), a UPM subiu para a 67ª posição.
 
“A posição atual no ranking corrobora e reforça nosso alto nível de qualidade, notadamente na pesquisa em rede internacional. Estamos começando a colher os frutos do Projeto Capes PrInt e todas as outras iniciativas que levaram à evolução da nossa pesquisa internacionalizada”, aponta a coordenadora de Governança Universitária e Desempenho Institucional (CGI, ligada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UPM), Maria Lage. 
 
De acordo com a ela, a melhora na avaliação deve-se à evolução em critérios relacionados à pesquisa e publicações produzidas. O ranking é composto por oito indicadores e, em três deles, a UPM obteve ótimos avanços: em International Research Network, subiu 39 posições; em Citations per Paper, avançou 14 posições; e em Papers per Faculty, 10 posições. Para Lage, a melhora nesses quesitos está principalmente relacionada com a entrada da Universidade no Programa CAPES PrInt.

Além disso, a UPM recebeu uma nova classificação em relação à intensidade da pesquisa - o QS aponta uma instituição de ensino como Very High, High, Moderate e Low. Se antes o Mackenzie era considerado Moderate, no atual levantamento foi classificado como High. 
 
“Este ambiente de pesquisa de alta qualidade e produtividade também contribuiu com os alunos, seja de Graduação ou de Pós-Graduação, pela convivência acadêmica inspiradora com nossos pesquisadores, seja em sala de aula, seja com orientações em suas pesquisas. Além, é claro, do orgulho de 'ser mackenzista'”, afirma Lage. 
 
Entre as instituições de ensino Superior Brasileiras, a UPM também foi destaque. No levantamento geral nacional, incluindo instituições públicas e privadas, o Mackenzie subiu oito posições e ocupa a 31ª colocação no país. Entre as instituições privadas brasileiras, a UPM é a 5ª melhor instituição; e entre as privadas do estado e da cidade de São Paulo, ocupa a 2ª colocação. 
 
O QS Latin America & The Caribbean Ranking foi publicado na quarta-feira, 13 de setembro. Em sua 13ª edição, avaliou e classificou 430 instituições de 25 países da região.