O TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) é uma atividade obrigatória de conclusão da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É um trabalho acadêmico que expressa os conhecimentos adquiridos durante o curso, adequado ao Histórico Escolar do estudante e a sua capacidade de realização em relação ao método de trabalho e ao tema escolhido. Sua avaliação é pública e os trabalhos são defendidos oralmente perante Comissão Examinadora (Banca). O desenvolvimento do TCC é de extrema importância para o amadurecimento do aluno, preparando-o para a vida profissional, e enfatizando em sua realização a qualidade, o senso investigativo, a metodologia científica, a ética e posturas profissionais futuras.
O estágio é fundamental para os alunos, pois representa a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e habilidades que deverão ser desenvolvidos durante o curso. Para disponibilizar e apoiar a busca por uma vaga de estágio, existe na Universidade Presbiteriana Mackenzie a Área Administrativa de Estágios (AAE), também conhecida pelo nome de MackEstágio, que possui salas para atendimento ao aluno dentro dos seus campi. Além disso, cabe informar que todos os cursos estão apoiados pela coordenadoria de estágio, cuja função é oferecer suporte aos alunos, antes e durante seus estágios.
As Atividades Complementares são um componente curricular obrigatório do Curso. Correspondem a uma quantidade de horas estabelecida no plano pedagógico de cada curso, e que envolvem atividades acadêmicas, científicas ou culturais a serem desenvolvidas na Universidade ou fora dela, ao longo do curso de graduação. As horas devem ser cumpridas fora do horário regular das aulas e podem ser desenvolvidas em monitorias, disciplinas eletivas, projetos de pesquisa, participação em eventos e congressos, visitas a museus e exposições, etc.
A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, objetivando a socialização do saber acadêmico. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o estabelecimento de uma política de Extensão atrela-se à sua visão e missão que, amparada na natureza confessional e comunitária da Instituição, caracteriza-se, também, por seu caráter filantrópico. São consideradas atividades de extensão: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, consultorias, assessorias, curadorias, visitas monitoradas, publicação e outros produtos acadêmicos.
A Pesquisa,no Centro de Ciências e Tecnologia, na UPM, desenvolve-se por meio da participação dos alunos no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC; PIVIC; PIBITI e PIVITI), ou em grupos de pesquisa credenciados junto ao CNPq (Grupos de Pesquisa Consolidados) ou em grupos de pesquisa emergentes, liderados por professores-pesquisadores doutores.
Os grupos de pesquisa, emergentes e consolidados, são acessíveis aos discentes interessados, os quais podem, ser, inclusive, contemplados por uma bolsa-pesquisa.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) introduzem o estudante de graduação na pesquisa científica, iniciando-o no domínio de técnicas e métodos científicos, sob a orientação de um professor-pesquisador. O aluno, ao longo dos 12 meses de desenvolvimento de sua pesquisa, poderá receber uma bolsa para auxiliá-lo durante esse período. A iniciação científica e tecnológica possibilita ao discente a qualificação adequada, com vistas a uma futura Pós-Graduação, além de lhe permitir o desenvolvimento de um senso crítico e lhe conceder uma experiência acadêmica única, amplamente valorizados no mercado de trabalho.