O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória para os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática, oferecidos pela FCI. Ele consiste em uma investigação acadêmica, cujo tema pertence às áreas do conhecimento privilegiadas pelos cursos da FCI. O TCC é elaborado sob a orientação de um professor da FCI, dentro das linhas de pesquisa de cada curso. Ele é desenvolvido ao longo de três disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Computação (MPC), TCC-I e TCC-II. Em MPC, o aluno define o tema e o orientador e estrutura uma proposta inicial de investigação para o TCC. Em TCC-I e TCC-II, sob a orientação de um professor-orientador, é desenvolvida a pesquisa. Os resultados preliminares são apresentados numa sessão de pôsteres e os resultados completos são consolidados na versão completa de um artigo científico, sendo que ambos serão avaliados pelo orientador e mais dois professores ao final da disciplina de TCC-II.
O estágio é obrigatório para todos os alunos e é visto como uma importante etapa do processo de aprendizagem e uma oportunidade para sua inserção no mercado de trabalho. Os alunos são incentivados a buscá-lo o mais cedo possível, levando em conta necessidade de que o estágio não prejudique o desempenho acadêmico, importante para o aprendizado, futura inserção no mercado e em cursos de pós-graduação. A FCI dispõe de uma Tutoria de Desenvolvimento de Carreira, ora exercida pela Profa. Dra. Maria Amelia Eliseo (fci.tutor@mackenzie.br) , que busca captar e divulgar ofertas de estágio e emprego, bem como orientar o aluno em assuntos relativos a esses assuntos e ao desenvolvimento de carreira profissional.
As instituições de ensino superior estão centrando esforços no sentido de manter cursos de graduação com estruturas mais flexíveis, capazes de garantir uma formação transdisciplinar com valorização do ser humano, preservação do meio ambiente, integração social e política do profissional. Neste sentido, as Atividades Complementares (AC) constituem em uma forma de prover mecanismos consistentes para o desenvolvimento destas experiências que vão além do aprendizado em sala de aula. Assim sendo, em 2009 a FCI constituiu as AC em seu Projeto Pedagógico e mantem desde então uma coordenação que está à disposição para esclarecimentos no email fci_ac@mackenzie.br.
A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, objetivando a socialização do saber acadêmico. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o estabelecimento de uma política de Extensão atrela-se à sua visão e missão que, amparada na natureza confessional e comunitária da Instituição, caracteriza-se, também, por seu caráter filantrópico. São consideradas atividades de extensão: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, consultorias, assessorias, curadorias, visitas monitoradas, publicação e outros produtos acadêmicos.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), financiados pelo CNPq (www.cnpq.br) ou pela nossa Universidade (Coordenadoria de Fomento à Pesquisa (CFP) / Iniciação Científica e Tecnológica), concedem bolsas a estudantes de graduação integrados em pesquisa científica. A participação dos alunos nesses programas permite desenvolvimento adicional à formação acadêmica, refletindo no futuro como profissional ou pesquisador na área de Computação e Sistemas. Os conhecimentos obtidos alargam a visão do estudante na solução de problemas através da experiência adquirida ao estabelecer objetivos e métodos visando atingir os resultados e produtos das pesquisas desenvolvidas.