O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório do Curso de Letras, caracterizando-se, na Licenciatura, como experiência de investigação científica que resulte em ação pedagógica e, no Bacharelado, como atividade de pesquisa.
Maiores detalhes, como procedimentos para a indicação de orientador, normas para o desenvolvimento do TCC, cronograma de entrega, calendário de defesas e outros, estão disponíveis no Moodle, na área “Comunicados Secretaria CCL” (aba TCC).
Estágio é a atividade de capacitação em serviço e se define pelo exercício pré-profissional das atividades características da área de formação.
No Curso de Letras, há três modalidades de estágio:
- Estágio Supervisionado de Ensino, previsto no Projeto Pedagógico do Curso, que é obrigatório a todos os alunos optantes pela Licenciatura. Está vinculado a componentes curriculares específicos da segunda à sétima etapa do Curso.
- Estágio Obrigatório, para alunos que cursam somente o Bacharelado.
- Estágio Extracurricular, opcional, que funciona como complemento à formação da graduação.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, quando o aluno cursa a Licenciatura e o Bacharelado, a obrigatoriedade é fazer o estágio supervisionado da Licenciatura, ficando dispensado de fazer o do Bacharelado.
O estágio do Bacharelado é obrigatório quando o aluno faz apenas o Bacharelado, tendo de cumprir no mínimo 200 horas de estágio em uma empresa, a partir da 2ª etapa do curso.
Para obter a Carta de Apresentação referente ao Estágio Supervisionado de Ensino, clique aqui. Após preencher os campos, envie a Carta para o e-mail estagios.ccl@mackenzie.br, a fim de que o Diretor do CCL e a Coordenador do Curso de Letras possam assiná-la. Feito isso, você receberá, também via e-mail, a Carta com essas duas assinaturas, podendo levá-la para a escola.
Nos casos do Estágio Obrigatório e do Estágio Extracurricular, para providenciar os documentos (Termo de Compromisso de Estágio, Termo Aditivo, Termo de Rescisão, Convênio de Concessão), clique aqui.
Para providenciar o Relatório de Acompanhamento de Atividades do Estagiário), clique aqui.
Para informações sobre a comprovação das horas de estágio para alunos do Bacharelado no 7º semestre (opcional) e 8º semestre (obrigatório), clique aqui.
As Atividades Complementares constituem uma componente curricular obrigatória do Curso de Letras para os ingressantes a partir de 2006. Correspondem a 200 horas de atividades acadêmicas, científicas ou culturais a serem desenvolvidas, na Universidade ou fora dela, ao longo do curso de graduação. As horas devem ser cumpridas fora do horário regular das aulas e podem ser desenvolvidas em monitorias, disciplinas eletivas, projetos de pesquisa, participação em eventos e congressos, visitas a museus e exposições, etc. Somente será convalidada a participação em eventos cadastrados pela Coordenação de Atividades Complementares (CAC).
Arquivos úteis:
Monitoria
É o conjunto de atividades de apoio acadêmico exercidas, sob a orientação de um professor, por alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do CCL, atendido o disposto no Ato da Reitoria no 4, de 12 de abril de 2002. A Monitoria é exercida, única e exclusivamente, em ambientes acadêmicos do CCL, e se caracteriza pela coleta de dados e informações que possam contribuir para a preparação das aulas e de outras atividades vinculadas às disciplinas monitoradas; pelo auxílio ao professor na preparação do material didático e paradidático a ser utilizado nas disciplinas monitoradas; pela colaboração com o professor nas aulas, seminários, trabalhos práticos e de laboratórios ou ateliês vinculados às disciplinas monitoradas; pelo auxílio ao professor na orientação e no esclarecimento de dúvidas dos alunos matriculados nas disciplinas monitoradas; pelo auxílio ao professor nas pesquisas vinculadas às disciplinas monitoradas; e pelo auxílio ao professor em outras atividades acadêmicas vinculadas às disciplinas monitoradas.
O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação dos alunos nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos alunos-pesquisadores.