O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui atividade obrigatória para a conclusão da Graduação em Nutrição, e consiste em trabalho acadêmico com o objetivo principal de aprimorar a formação acadêmica e profissional dos alunos, através de habilidades que os capacitem a realizar investigações de natureza científica ou pedagógica.
O TCC deve estar inserido em uma das linhas de pesquisa do curso que estão distribuídas em 3 Núcleos de Pesquisa:
- Alimentação coletiva e segurança alimentar
- Nutrição clínica e experimental
- Saúde coletiva e qualidade de vida.
A elaboração do TCC deve seguir as normas científicas de elaboração e de apresentação do trabalho científico, sendo realizada durante a 7ª e 8ª etapas do curso.
Sua finalização ocorre durante a Mostra de TCC do CCBS, na qual o aluno apresenta seu pôster para uma banca de avaliadores.
Os Estágios Supervisionados Obrigatórios do Curso de Nutrição ocorrem no último ano e estão distribuídos em 3 áreas:
- Alimentação Coletiva
- Nutrição Clínica
- Nutrição em Saúde Coletiva.
A regulamentação dos estágios segue as normas adotadas no CCBS.
Solicitações para estágios não-obrigatórios/remunerados e convênios deverão ser feitas obrigatoriamente pela plataforma Mackenzie Carreiras.
Abaixo você encontrará vídeos tutoriais para facilitar o acesso e entendimento da plataforma Mackenzie Carreiras.
Atividades complementares são atividades realizadas durante o curso, mediante o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelos alunos através de estudos e práticas independentes, fundamentais para complementar os conteúdos não previstos nos componentes curriculares do Curso de Nutrição.
Pertinentes ao aprofundamento da formação acadêmica, perfazem a matriz curricular e tem como objetivo ampliar os horizontes da formação profissional, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e aquisição de experiências não contempladas nos componentes curriculares.
A regulamentação das atividades complementares segue as normas adotadas no CCBS.
As atividades de extensão são uma forma de criar oportunidades de interação entre docentes, discentes e a comunidade em geral.
No Curso de Nutrição são realizadas atividades voltadas à divulgação da produção dos alunos, como o Workshop de Alimentos e a Mostra de TCC, mas também há a preocupação em disseminar informações sobre saúde e alimentação à população como os Projetos Integradores, MackSaúde e o Amazon Vida..
Também são desenvolvidas ações na comunidade mackenzista, que participa de palestras, organizadas pelo programa Qualimack, sobre diversos temas relacionados a nutrição.
O Curso ainda realiza ações para desenvolvimento de atitudes e valores orientados para a cidadania e solidariedade, que incluem a compreensão dos determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, ambientais e legais do exercício profissional de Nutrição, tais como: ações em instituições desprovidas de recursos (orfanatos, asilos, creches, restaurantes populares, etc.), entre outras.
A Iniciação Científica proporciona ao aluno uma vivência com a atuação em pesquisa.
No Curso de Nutrição, há o incentivo constante aos discentes para participação no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC). Este programa se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendar como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido.
Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador.