Atividades Acadêmicas

Um curso de graduação não é um mero caminho burocrático para a obtenção de um diploma que possibilite o exercício legal de uma determinada profissão. Pensando-se nisso, verifica-se que a realização de um trabalho científico apresentado no final desse curso é a consolidação do conhecimento adquirido com os conteúdos de seus respectivos componentes curriculares. Na UPM este trabalho é denominado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e é devidamente regulamentado. No CEFT o TCC é componente obrigatório nas matrizes curriculares de todos os seus cursos de graduação. E, em cada curso, as atividades inerentes a ele são desenvolvidas em dois semestres progressivos, sob a orientação de um professor, com a finalidade de produzir um trabalho de investigação científica a ser concluído sob a forma de monografia ou artigo.

 

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O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como uma capacitação em serviço, realizada em unidades escolares dos sistemas de ensino, voltada à aprendizagem da prática docente. As atividades de estágio são cumpridas, ao longo dos cursos, em escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
O Núcleo de Estágios Educacionais, vinculado ao CEFT, responde pela organização, orientação e acompanhamento semestral das atividades de estágio.


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Orientações para Início dos Estágios de Licenciatura

Se você está matriculado(a) neste curso, clique no link para acessar os documentos com as as orientações iniciais do Estágio:

Documentos de Estágio dos Cursos de Licenciatura

As Atividades Complementares, totalizando 200 horas, compreenderão as atividades de caráter científico, cultural e acadêmicas, articuladas com o processo formativo do professor. As Atividades Complementares têm como objetivo ampliar a formação do profissional de modo a desenvolver habilidades e adquirir experiências não contempladas nas disciplinas da Matriz Curricular. Elas constituem atividades acadêmicas, científicas e culturais que deverão ser realizadas ao longo do curso, na universidade ou em outras instituições, com a finalidade de proporcionar contato com o mundo, com os problemas da sociedade, as expressões da cultura e a prática da iniciação na pesquisa.

 

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Em harmonia com a Política Nacional de Extensão o Centro de Educação,  Filosofia e Teologia  da Universidade Presbiteriana Mackenzie, preconiza no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia o exercício de atividades de extensão como parte integrante do processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. Tal orientação tem por objetivo contribuir para que a Extensão Universitária seja parte da solução dos grandes problemas sociais do País, desenvolvendo  relações multi, inter e ou transdisciplinares e a interação com a vida  profissional em diversos setores da Universidade e da sociedade.

 

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O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/Mackenzie) destina-se a iniciar o aluno nas atividades de pesquisa, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da pesquisa na Universidade recebe o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os “alunos-pesquisadores”, bem como por meio de convênio com outras agências de fomento, como o Cnpq.

 

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