Aluna do curso de Direito da Faculdade Mackenzie Rio, Ana Lisboa, ganhou 11 medalhas de ouro competindo pela instituição desde que começou a disputar seu primeiro universitário, aos 17 anos, em 2022. No último fim de semana de outubro, a atleta disputou o Campeonato Brasileiro Sub-20 no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e trouxe três medalhas de ouro, competindo com atletas da classe S8, categoria que a Ana se enquadra, e mais duas de bronze e duas de prata, pela classe S9, uma categoria acima. A vantagem física das atletas da classe S9 é bem superior à da Ana, mas isso não foi motivo para impedir que ela conseguisse subir no pódio.
Ana nasceu com Mielomeningocele, uma má formação congênita da coluna vertebral do feto que ocorre no início da gravidez. Isso faz com que os ossos da coluna do bebê não se desenvolvam adequadamente, gerando nela uma limitação motora nos membros inferiores, predominantemente na perna esquerda.
A atleta é da seleção de base da natação e começou a nadar aos 3. Ela conta duas histórias curiosas. Graças a paixão pelo Vasco da Gama que ela começou a competir. Na época, enviou mensagem para a atual técnica dela, pois tinha aberto peneira no clube. A técnica que nunca respondia as mensagens, pois eram muitas, acabou respondendo a de Ana que participou do teste e entrou para o clube.
"A minha técnica conta até hoje pra mim que não sabe por que respondeu a minha mensagem. Não sabe se foi pela foto ou pelo jeito que escrevi a mensagem. E assim, eu participei da peneira e entrei para o clube. Isso porque era Vasco, por causa da minha paixão pelo time e não porque eu queria ser atleta. Em agosto, pós pandemia, retornei a nadar e voltei na principal, retomei já como profissional. Quando vi que já tinha os índices Brasileiros sem ter treinado neste período, me motivou a continuar. Hoje tenho bolsa atleta do Governo Federal e Estadual, e estou entre as 3 melhores no ranking em quase todas as provas", diz a Ana.
Já a segunda curiosidade da aluna é como ela começou a competir pela Faculdade. O seu amor pelo Mackenzie é tão grande que, quando viu pela primeira vez o uniforme da instituição, ficou encantada. Ela tem orgulho de estudar o curso de Direito e de vestir o uniforme da Faculdade todas as vezes que vai competir. "Quando vi o uniforme pela primeira vez, já me via nas competições usando-o. Eu amo a Faculdade Mackenzie, amo estudar nesta instituição."
Em 2023, a aluna foi convidada para participar das duas primeiras semanas de treinamento com a seleção paralímpica brasileira Sub 20. Um treinador da seleção brasileira buscou atletas de alto rendimento de até 20 anos de todo Brasil, sendo Ana uma das escolhidas. Ela viveu dias intensos de treinamento junto com os atletas da seleção paralímpica e no ritmo deles, sendo acompanhada pelos melhores técnicos, psicólogos, além de utilizar uma estrutura de alto rendimento.
"Foram duas semanas muito legais. Eu já conhecia alguns técnicos, mas a gente conhece outro universo. Um espaço com estrutura que é de alto rendimento, vi atletas que são realmente grandes e campeões mundiais. Participei de palestras com psicólogo, nutricionista. Eu vivi dias de treinamento como atleta profissional de seleção, com uma estrutura de seleção", comenta Ana.
Histórico da atleta
Ana Lisboa é campeã Brasileira Absoluto, Brasileira Sub-20, Brasileira Universitário, e foi também campeã Brasileira Escolar em todas as provas que ela nadou. Até o momento ela possui 35 medalhas de ouro, 23 de prata e nove de bronze.