Apesar do avanço da tecnologia, a escrita ainda é um dos recursos comunicacionais mais preciosos. A habilidade de escrever bem é uma competência fundamental em praticamente todas as áreas profissionais.
Seja na elaboração de e-mails, relatórios, propostas ou até mesmo publicações nas redes sociais, a capacidade de se expressar claramente, e de forma eficaz, pode fazer toda a diferença no mercado de trabalho. Escrever bem é mais que simplesmente digitar palavras em um computador, tablet ou smartphone. Envolve uma combinação de habilidades, técnicas e hábitos que podem ser cultivados e aprimorados ao longo do tempo. Com o objetivo ajudá-lo a aprimorar as habilidades de escrita, alavancando a performance na elaboração de texto, selecionamos algumas dicas úteis.
Estude
Dominar a gramática é essencial para a construção de um texto bom e entendível. Vale a pena dedicar um pouco do seu tempo consultando temas como concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, uso correto dos tempos verbais, e se necessário, fazer a verificação da ortografia no dicionário on-line. Atualmente, existem diversos vídeos na internet que podem o auxiliar no processo de aprendizado e aprimoramento.
Leia regularmente
Ler possui diversos benefícios, auxilia muito na expansão de vocabulário, além de ser um dos passos mais importantes para escrever bem. Quem lê com frequência acaba aprendendo palavras antes nunca vistas, isso abre um leque de imaginação e conhecimento no momento de construir um texto.
Pratique a escrita
A frase "a prática leva a perfeição" não é usada à toa. Escrever todos os dias ajuda no desenvolvimento da criatividade, além de manter a mente sempre ocupada. Ao incluir a escrita na rotina, o cérebro se torna mais ativo e consegue entregar ideias fascinantes. Ter um diário em que possa descrever como foi seu dia, ou quaisquer outros assuntos, auxiliará no processo de aprimoramento da escrita.
Revise e edite o texto
Ninguém acerta de primeira, depois de finalizar o texto, separe um tempo para fazer a revisão e editar, caso haja necessidade. Verificar se as ideias estão claras, coesas e coerentes, além de checar a ortografia é fundamental para entregar um bom texto. Caso tenha dúvidas, pedir ajuda de algum colega para auxiliar na revisão e fornecer um feedback construtivo tornará o texto mais rico.
Seja direto
Na era da comunicação rápida, ser claro e conciso na comunicação escrita é essencial. Evitar usar palavras desnecessárias ou frases longas e complicadas, além de trazer mais coesão trará mais proximidade ao leitor. Prefira uma linguagem simples e direta, que seja fácil de entender e que transmita as ideias de forma eficaz. Com práticas simples, porém assertivas, é possível escrevem bem e se destacar no mercado de trabalho.