O dia 1º de maio não se limita ao Dia do Trabalho, mas, também, ao Dia da Literatura Brasileira, uma homenagem aos autores nacionais e às suas obras que contribuíram na formação da cultura e da história do país.
A escolha da data para a homenagem se deve ao aniversário de José de Alencar, um dos mais importantes autores do romantismo brasileiro. Ele nasceu no dia 1° de maio de 1829, no Ceará, e ficou conhecido como o primeiro escritor brasileiro a retratar o Brasil de forma realista, apresentando personagens típicos.
O Dia da Literatura Brasileira é uma oportunidade para que instituições de ensino, bibliotecas, editoras e órgãos públicos que promovem a divulgação deste bem nacional e realizem ações para incentivar a leitura. Ainda, é uma oportunidade para refletir a respeito da história de nossa literatura e sua evolução, além de destacar os autores clássicos dessa arte que nunca será extinta. Neste artigo, selecionamos alguns clássicos da literatura que são inesquecíveis e que atravessaram gerações.
Clarice Lispector
Clarice foi uma grande escritora e jornalista brasileira, autora de vários romances e contos. Ela é reconhecida como uma das escritoras mais importantes do século XX. Seu momento marcante foi na fase do modernismo, onde colocou em dúvida os modelos narrativos tradicionais com seus romances inovadores. Clarice possui diversas obras famosas, mas o livro "A hora da estrela", de 1977, vale destaque.
Carolina Maria de Jesus
Carolina foi escritora e ficou nacionalmente conhecida em 1960, com a publicação do livro "Quarto de despejo: diário de uma favelada, no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé", na cidade de São Paulo. "Hoje é considerada uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira.
Cora Carolina
É uma das escritoras brasileiras mais importantes no mundo literário nacional. Ana Lins dos Guimarães Peixoto é o pseudônimo utilizado por Cora. A poetisa só conseguiu realizar o sonho de publicar seu primeiro livro “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais” em 1965. Seu primeiro livro foi considerado como uma das obras mais importantes do século XX, pelo jornal O Popular, de Goiânia.
Carlos Drummond de Andrade
Uma das grandes referências em termos de poesia. Nos anos 20 iniciou sua carreira literária, com a fundação de uma revista modernista. Três de seus livros mais conhecidos são desse período: Brejo das Almas (1934), Sentimento do Mundo (1940) e Rosa do Povo (1945). Também escreveu textos narrativos e crônicas, mas foi no campo da poesia que Drummond se firmou como um dos maiores de todos os tempos.
Mario Quintana
Mario era poeta, tradutor e jornalista. Autor modernista, escreveu livros como “A Rua dos Cataventos”. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira. Foi um autor de grande importância na literatura brasileira do século XX.