O programa tem uma única área de concentração denominada de Computação Aplicada. É uma área que se destina a trabalhar conhecimentos em aplicações concretas da computação. E o programa direciona essas aplicações para dois segmentos da computação que estão entre os maiores desafios da atualidade: “Ciência de Dados e Métodos Analíticos Aplicados” e “Sistemas Interativos”, e que são as suas Linhas de Pesquisa do programa.
A opção pela “Computação Aplicada” se deu porque é uma área que atende a todos os quesitos fundamentais que devem direcionar um mestrado profissional, quais sejam: deve estar associado às necessidades do mercado regional (São Paulo e região), às oportunidades de projetos de pesquisa e desenvolvimento, ao apoio do mundo empresarial (que o programa tem), e fundamentalmente, às competências dos docentes do programa e à infraestrutura disponível na universidade.
O objetivo do curso é assim, a partir da competência do corpo docente, criar e transferir soluções para a realidade prática das empresas, por meio dos alunos. O uso de ferramentas computacionais acessíveis a todo profissional e um intenso hands-on baseado em casos reais, é o padrão do curso.
Assim, promove-se a inovação tecnológica, incrementando-se a qualificação técnica dos profissionais e das empresas.
A área está estruturada de forma que o curso exerça papel de elo com o mercado, diferenciando-o assim, de um mestrado acadêmico, e objetivando transferir às organizações soluções e inovações tecnológicas que alavanquem a qualificação e que sejam efetivamente implantadas, uma vez que o sucesso tecnológico depende fundamentalmente do envolvimento empresarial, que em última análise é o responsável por completar o processo de inovação.
Sistemas Interativos - Esta linha de pesquisa atua com Design de Interação/ Experiência do Usuário e com Ambientes Virtuais e de Entretenimento Digital, envolvendo a análise e solução de problemas centrados no usuário, com aplicações em saúde, turismo, publicidade, arquitetura, entretenimento, indústria automotiva, educação e jogos educacionais.
A linha aborda Hipermídia, Jogos Digitais, Realidade Aumentada e Virtual, Interfaces Naturais e Multimodais, envolvendo desenvolvimento e implementação de processos, projetos e métodos de avaliação, considerando inovação e tecnologia adequadas à realidade do mercado brasileiro.
O eixo de Design de Interação/Experiência do Usuário tem foco em processos de design de experiência a partir de diferentes abordagens, metodologias e técnicas voltadas para a criação de sistemas interativos e interfaces. O eixo trata ainda, da avaliação de sistemas interativos, através de metodologias consolidadas, como técnicas de avaliação de usabilidade focadas no usuário com ambientes controlados ou naturais, além de avaliações focadas nos especialistas em usabilidade, como avaliação heurística e percurso cognitivo.
O eixo de Ambientes Virtuais e de Entretenimento Digital, aborda o desenvolvimento de técnicas, processos, ambientes, ferramentas, frameworks e bibliotecas para projetos e implementação de sistemas de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Ultra-Alta Definição (UHD-4K), Televisão Digital Interativa e Entretenimento.
Para dar suporte ao desenvolvimento de jogos digitais, o eixo aborda técnicas e processos para projeto e desenvolvimento específicos para esta classe de aplicações, storyboarding, criação de cenário, personagens e enredo, além dos aspectos físicos e dinâmicos, jogabilidade e a interação, propriamente dita.
Ciência de Dados e Métodos Analíticos Aplicados - Esta linha de pesquisa está associada a dois dos principais desafios da atualidade: Big Data e Métodos Analíticos Aplicados. São eixos que se inter-relacionam e se complementam e que vem sendo tratados na literatura e no mercado como o ambiente de Big Data/Analytics.
O Big Data dedica-se de forma mais direta à fase de tratamento inicial das grandes massas de dados, englobando as etapas de coleta, preparação, organização e armazenamento dos dados. Estuda conceitos e instrumentos que tornam os dados em condições para a fase seguinte de análise. Trata dos procedimentos de coleta por meio de sensores ou outros meios, envolvendo, inclusive, a internet das coisas. No processamento e armazenamento aborda protocolos de padronização de dados para integração e o estudo de ferramentas de recepção de dados em plataforma de Big Data/Analytics e sistemas gerenciadores com capacidade de processamento paralelo de grandes massas de dados.
O segundo eixo, Métodos Analíticos Aplicados (o “Analytics”) contempla várias áreas do conhecimento, como: Inteligência Artificial (IA), Análise Estatística avançada e Pesquisa Operacional (PO). O eixo abordará análise exploratória e a visualização de dados com o uso de técnicas e ferramentas computacionais, que sintetizam grandes volumes de dados e que permitem novas percepções (insights) sobre a massa de dados. Mas, principalmente, no nível mais avançado envolverá técnicas mais sofisticadas com objetivos preditivos e/ou prescritivos, apoiadas em modelos matemáticos com base em IA, utilizando técnicas variadas de aprendizado de máquina, redes neurais artificiais, deep learning e metaheurísticas de vários tipos, algumas muito utilizadas inspiradas em processos da natureza. Além ainda, de técnicas clássicas de inferência estatística e PO.