Prof. Dr. Antônio Augusto Couto
Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1982), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador titular do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase no comportamento mecânico dos materiais e na caracterização de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais utilizados em temperaturas elevadas, ligas de alumínio, biomateriais, ligas intermetálicas, fluência, fratura e fadiga.
Profa. Dra. Camila Marchetti Maroneze
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2008), pós-doutorado no Brasil na Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e também no exterior (Suíça) no Swiss Federal Institue of Technology Zürich (ETH) (2012-2013). Atualmente atua como Professora e Pesquisadora do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias (MackGraphe) na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os principais tópicos de interesse estão relacionados com a síntese e funcionalização química de materiais bidimensionais, como o grafeno e dicalcogenetos de metais de transição, visando aplicações na área de energia.
Docente Colaborador
Prof. Dr. Carlos Roberto Camello Lima
Livre Docente pela USP - Escola de Engenharia de São Carlos - EESC (2014). Doutor em Engenharia Mecânica (1996) e Mestre em Engenharia Mecânica (1993) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Pós - doutoramento em Engenharia e Ciência dos Materiais pela SUNY - State University of New York , USA (1998-1999). Pós - doutoramento em Ciência dos Materiais e Engenharia Metalúrgica pela UB - Universidade de Barcelona, Espanha (2004-2005). Pós - doutoramento em Engenharia de Materiais e Ciências Aplicadas pela HARVARD University, Cambridge, MA, EUA (2015-2016). Graduado em Mecânica pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (1977) e em Ciências Econômicas pela UFS - Universidade Federal de Sergipe (1984). Larga experiência na área de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, com ênfase em Gestão de Manutenção, Soldagem e Aspersão Térmica, materiais metálicos, cerâmicos e compósitos, especialmente revestimentos. Antes de ingressar na área acadêmica, atuou por 22 anos na indústria, principalmente em manutenção e montagem industrial pesada, com ênfase na área petroquímica, em funções de coordenação, gerência e direção. Professor Titular da Universidade Metodista de Piracicaba, de 1994 a 2019, atuando como pesquisador e professor orientador do PPGEP - Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e professor supervisor de estágios nos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Química. Consultor industrial desde 1995. Revisor de diversos periódicos internacionais como Materials Letters, Materials Characterization, Surface and Coatings Technology, Journal of Thermal Spray Technology, Thin Solid Films, Wear, Metallurgical and Materials Transactions, International Journal of Production Research, Journal of Alloys and Compounds, dentre outros. Membro da ASM International, TSS - Thermal Spray Society, ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, ABS - Associação Brasileira de Soldagem, ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção. Atualmente é Professor e Pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando no curso de Engenharia de Produção.
Profa. Dra. Cecília de Carvalho Castro e Silva
Doutora em química pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora assistente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora do MackGraphe- Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias. Tem experiência na área de síntese de grafeno via processo CVD, óxido de grafeno e esfoliação de dicalcogenetos de metais de transição TMDs, funcionalização de materiais uni e bi-dimensionais, desenvolvimento de biossensores do tipo transistores de efeito de campo (FETs), microfabricação e processos em sala limpa.
Coordenador do Programa
Prof. Dr. Christiano José Santiago de Matos
Christiano J. S. de Matos possui graduação e mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997 e 1999, respectivamente) e doutorado pelo Imperial College London (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do MackGraphe. Atua nas áreas de Óptica, Fotônica e Nanomateriais, com ênfase nos seguintes temas: nanofotônica, materiais bidimensionais, fibras ópticas, óptica não-linear, fibras microestruturadas e fibras de cristal fotônico.
Docente Colaborador
Prof. Dr. Dunieskys Roberto González Larrudé
Graduado em Física - Universidad de La Habana Cuba (2001), obteve o Mestrado em Física em 2007 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Doutorado em Física na mesma instituição em 2011. Atualmente é professor assistente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias - MackGraphe. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada experimental atuando no tema de nanotubos de carbono e materiais bidimensionais (como grafeno e dicalcogenetos de metais de transição) focado na síntese desafiadora e na caracterização de novos nanomateriais (1D e 2D) com propriedades físico-químicas sem precedentes utilizando diferentes técnicas, visando aplicações em diferentes áreas (sensores, fotodetectores, células solares, etc).
Docente Colaborador
Prof. Dr. Eunézio Antônio Thoroh de Souza
Graduou-se em Física no Instituto de Física e Química de São Carlos da Universidade de São Paulo em 1996. Obteve o doutoramento direto em Física no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas em 1991. Entre 1992 e 1995 foi pesquisador visitante da AT&T Bell Laboratories (Homdel, NJ) trabalhando no departamento de dispositivos optoeletrônicos avançados. De volta ao Brasil, tornou-se professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB) onde foi coordenador do programa de pós-graduação do Instituto. Atualmente é professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e idealizador do MackGraphe (Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno Nanomateriais e Nanotecnologias). É conselheiro do CGIA (China Innovation Alliance of the Graphene Industry), membro do International Committee do RIDC (Research, Innovation and Dissemination Centers) da Fapesp, do Scientific Advisory Board do Quanta-Lab (INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory and Universidade do Minho), do Comitê de Inovação do CPqD, do CCFOTO (Comitê Consultivo de Fotônica do MCTIC), membro da OSA (Optical Society of América), do IEEE Photonics Society, da SBF (Sociedade Brasileira de Física) e da SBMO (Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônia). Atua na área de Fotônica em dispositivos avançados baseados em materiais bi-dimensionais, como o grafeno.
Docente Colaborador
Prof. Dr. Everton Bonturim
Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), no programa de pós-graduação em Tecnologia Nuclear - Materiais do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Research Scholar - PhD Candidate visitor in the Department of Materials Science and Engineering at University of California - Berkeley (USA) from 2015 to 2017. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica; na área de Ciência e Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, síntese e caracterização de compostos nano-particulados, filmes finos heteroestruturados crescidos por deposição por laser pulsado (PLD) e cerâmicas avançadas para Células a Combustível e dispositivos fotônicos. Atualmente desenvolve projetos na área de Nanotecnologia, em particular com luminóforos dopados com terras-raras e filmes finos heteroestruturados multiferroicos para aplicação em spintrônica, data storage e dispositivos lógicos. É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia - PPGEMN (Mackenzie). Tem colaboração com pesquisadores do IQ-USP, IPEN, Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade da Califórnia (UC Berkeley) e INTEL Corporation - USA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências (Química) e docência no ensino superior. Atua como Avaliador BASis, membro de Comissão de Avaliação in-loco INEP/Sinaes para atos de Reconhecimento de Cursos de Graduação (Química).
Prof. Dr. Guilhermino José Macedo Fechine
Guilhermino José Macêdo Fechine possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Suas pós-graduações estão ligadas ao estudo da fotodegradação e fotoestabilização de polímeros. Dois estágios de pós-doutoramento foram realizados na USP, um deles no Instituto de Química (2002 a 2005) na área de hidrogéis e o outro na Escola Politécnica (2005 a 2007) na área de blendas e compósitos a base de polímeros biodegradáveis. Professor visitante da National University of Singapore - NUS durante todo o ano de 2013 trabalhando na área de processos de transferência de grafeno. Desde de 2008 é professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduação e pós-graduação. Os temas atuais abordados em suas pesquisas estão relacionados ao entendimento das interações entre polímeros e diversos materiais 2D (grafeno, MoS2, hBN, fosforeno, etc), quer seja para melhoria de processos de transferência ou nanocompósitos poliméricos.
Docente Colaborador
Prof. Dr. Hélio Ribeiro
Possui graduação em QUÍMICA pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Ciência dos Materiais e Radiações pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), doutorou-se pela UFMG na área de Físico- Química. Foi pesquisador DTI da PETROBRAS e bolsista do CNPq em projeto com ênfase na síntese, modificação química e caracterização de nanotubos de carbono e grafeno. Tem experiência em estudo de superfícies de nanoestruturas, produção e caracterização de nanocompósitos baseados em sistemas poliméricos com implicações tecnológicas aplicados em diversos setores como naval, petrolífero e aeroespacial. Foi membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (INCT) e professor de Quimica do ensino médio e superior. Realizou seu pós-doutorado no laboratório de Nanomateriais e Nanoengenharia da Rice University (Texas-USA) coordenado pelo professor P.M. Ajayan. Tem investigado a produção e caracterização físico-química de compósitos poliméricos contendo nanoparticulas de dissulfeto de molibdênio, nitreto de boro hexagonal, grafenos e pontos quânticos. Participou como bolsista DTI nível A do processo de documentação e fase de acreditação do Laboratório de Química de Nanoestrututras de Carbono do CDTN onde aplicou as normas de padronizações da ABNT NBR ISO/ IEC 17025-2005 para as técnicas de espectroscopia de absorção no infravermelho (FTIR) e no UV-Vis em projeto do sistema SisNANO. Fez parte do programa PNPD no Departamento de Química da UFMG em projeto relacionado à produção de eletrodos híbridos de carbono para uso em deionização capacitiva. Atualmente é professor pesquisador do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, (Mackgraphe) da Universidade Presbiterana Mackenzie.
Prof. Dr. Leandro Seixas Rocha
Professor Assistente Doutor do MackGraphe - Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atua na área de pesquisa de simulações computacionais de primeiros princípios de materiais em duas dimensões. Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Física pela Universidade Federal do ABC (UFABC), e doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade de São Paulo (USP) com período de doutorado sanduíche na Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) em Troy, NY, EUA. Foi pesquisador de pós-doutorado do Centre for Advanced 2D Materials (CA2DM) da National University of Singapore (NUS).
Prof. Dr. Marcos Massi
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-Nível: 1D. Possui graduação em Engenharia Eletro-Eletrônica pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Fundação Vale Paraibana de Ensino (1991), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Assistente Doutor-I no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também ocupa o cargo de Coordenador de do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de materiais e Nanotecnologia (PPGEMN). Além disso, foi Coordenador de Pesquisa e TCC da Escola de Engenharia (11/2017 a 08/2018). No período de 1999 e 2012 atuou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, onde foi Coordenador da área de Física de Plasmas do curso de Pós-Graduação em Física (gestões 2004-2005 e 2010-2012), e também Coordenador do programa PIBIC (gestões 2004-2007 e 2009-2012). No ITA foi o responsável pela implantação do Laboratório de Processamento de Materiais Microeletrônicos por Plasma. Foi representante brasileiro junto à ?International Union for Vacuum Science,Technique and Applications? (gestão 2010-2013). Entre 2012 e 2016 foi Professor Visitante Nacional Sênior (bolsa PVNS-CAPES) da UNIFESP/SJC, onde coordenou a implantação do Laboratório de Equipamentos Multi-usuários (NAPCEM). Foi membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (gestão 2016-2017). É Diretor Financeiro da Sociedade Brasileira de Vácuo (gestão 2017-2019). Nas três Instituições (Mackenzie, ITA e UNIFESP) tem atuado fortemente nos cursos de Pós-Graduação, sendo autor/coautor de mais de 100 artigos científicos, orientador/coorientador de 21 dissertações de mestrado, 12 teses de doutorado, 6 supervisões de pós-doutorado, além de ter sido coordenador de diversos projetos de pesquisa e inovação tecnológica. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Materiais (tratamento superficial de materiais metálicos e poliméricos por tecnologia de plasma), Microeletrônica (MEMS, células solares, sensores, processos de deposição e corrosão), Tecnologia de Plasmas (caracterização de plasmas, síntese e tratamento de materiais para uso na indústria automotiva, espacial, aeronáutica, da saúde e de energia), e Bioengenharia (desenvolvimento de novos materiais com propriedades biocompatíveis, bactericidas e bacteriostáticas).
Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin
Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas na Universidade de Purdue, EUA (1989-1991). Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP onde atuou como Professor Titular e fundou e coordenou por 25 anos o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). É também professor e coordenador do Centro de Pesquisas em Ciências, Fé e Sociedade - Discovery-Mackenzie - da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde 2002 é membro da Academia Brasileira de Ciência e em 2005 foi nomeado Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Recebeu em 2002 o Prêmio Acadêmico Zeferino Vaz (2002), em 2008 o Prêmio Scopus-Capes por excelência em publicações, e em 2016 a Medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massa (IMSF), o maior honraria conferida a espectrometristas de massas. Foi vice-diretor do Instituto de Química da UNICAMP (1998-2002) e presidente por dois mandatos (2009-2014) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). Atualmente é diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massa (BrMASS) e da Sociedade Brasileira de Design Inteligente (TDI BRASIL). É também editor do Journal of Mass Spectrometry (JMS-Willey). Já supervisionou cerca de 200 mestres, doutorandos e pós-doutores, hoje espalhados pelo Brasil e pelo mundo como pesquisadores e profissionais. Já publicou cerca de 1000 artigos científicos que receberam mais de 20 mil citações em diversas áreas científicas, como Química, Física, Bioquímica, Biologia, Ciências Forenses, Farmacêuticas, Alimentícias, Veterinárias, Médicas e de Materiais. É defensor e divulgador da Teoria do Design Inteligente e autor do livro - Fomos Planejados: A Maior Descoberta Científica de Todos os Tempos (Editora Mackenzie-2018).
Prof. Dr. Ricardo Jorge Espanhol Andrade
Ricardo Jorge Espanhol Andrade nasceu em 1982, no Barreiro, Portugal. Ele obteve sua licenciatura em Engenharia de Polímeros na Universidade do Minho, Portugal, em 2005, e o seu Mestrado em Formulação e Tecnologia de Produto na Universidade de Huelva, Espanha, em 2008. Além disso, ele foi premiado com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, para prosseguir o seu doutoramento em Case Western Reserve University, no Departamento de Ciência e Engenharia de Macromoléculas, em Cleveland, EUA, terminando em 2014. Durante seu Ph.D. ele trabalhou em reologia e processamento de polímeros. Após a conclusão do seu Ph.D., ele mudou-se para o Institut of Electronic Structure and Laser da Foundation for Research and Technology-Hellas (IESL-FORTH), Creta, Grécia, para uma posição de pós-doutoramento onde trabalhou até Outubro de 2015 em reologia de colloids, mais especificamente com sistemas dilatantes. Atualmente é Pesquisador e Professor Assistente no Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias (MackGraphe), da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua pesquisa abrange temas tais como a compreensão da complexa relação entre a história termo-mecânica e a estrutura/morfologia de nanocompósitos poliméricos com base em materiais 2D (grafeno, MoS2, hBN, fosforeno, etc.). É também parte de sua pesquisa o estudo de dispersões de coloides de materiais 2D sob cisalhamento e escoamentos extensionais. Sua pesquisa pretende entender os mecanismos fundamentais envolvidos na morfologia e estrutura de desenvolvimento de um nanocompósito de polímero-2D, com o objetivo de melhorar as suas propriedades para diferentes aplicações.
Prof. Dr. Thiago da Cruz Canevari
Possui graduação em Química Bacharelado com opção Tecnológica pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas. Possui dois estágios de Pós Doutorado pela Universidade de São Paulo e tem experiência na área de Química Inorgânica com ênfase em materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrocatálises, (Bio) sensores eletroquímicos, Nanomateriais híbridos multifuncionais e processo sol-gel.