Descrição: O Grupo de Pesquisa de Empreendedorismo e Comunicação Intercultural tem por objetivo compreender como, a partir das questões de empreendedorismo e comunicação intercultural, é possível desenvolver a busca da inovação, baseada na diversidade de visões culturais que compõem as diferentes etnias. Tendo em vista essa valorização da diversidade cultural, como elemento catalizador da inovação, acredita-se que os estudos de interculturalidade podem auxiliar as organizações sociais na sua missão, de num mundo globalizado, progredir buscar sobrepor visões etnocêntricas sobre as diferentes expressões culturais que compõem os imaginários das diferentes etnias.
Repercussões dos trabalhos do grupo: O Grupo de Pesquisa está inserido no hall de atividades do Ambiente Científico Internacional - ACI, do Centro de Comunicação e Letras - CCL, portanto está sempre direcionado com o conceito de investigação internacional.
Ano de Formação: 2025
Líder do Grupo: Prof. Dr. Roberto Gondo Macedo
Certificado CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/797241
Descrição: O Grupo de Pesquisa de Linguagens e Narrativas Interculturais (LENI) pretende analisar a relação entre comunicação e Interculturalidade, levando em consideração a pesquisa sobre linguagens e narrativas. Por isso, busca compreender como essa relação desequilibrada que tem norteado os encontros interculturais, tem incentivado, para além da uniformização globalizada e desigual das culturas, um processo que leva ao aumento da violência entre diferentes etnias, que se observa com muita frequência na sociedade tardo moderna. Mediante esse fenômeno, cada vez mais evidente, o grupo acredita que o desenvolvimento de estratégias que facilitem a comunicação intercultural, poderia ser um estudo que traria sugestões para o desenvolvimento de ações que levassem as diferentes etnias a desenvolver uma troca cultural mais equilibrada. Além disso, acredita-se que é possível desenvolver esse projeto de aproximação entre culturas através do resgate das narrativas que compõem das diferentes etnias.
Repercussões dos trabalhos do grupo: O Grupo Pesquisa de Linguagens e Narrativas Interculturais (LENI) reúne pesquisadores que analisam a relação entre comunicação e Interculturalidade, levando em consideração questões relativas a linguagens e narrativas. Mediante essas reflexões, o grupo tem desenvolvido publicações que apresentam estratégias que orientam a comunicação intercultural para a criação de ações que levem a uma aproximação entre culturas através do resgate das narrativas que compõem os diferentes grupos sociais.
Ano de Formação: 2025
Líder do Grupo: Prof. Dr. Patrício Dugnani
Certificado CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/780194
Descrição: O grupo pretende estudar a comunicação intercultural como um processo que permite a organização social e a valorização da cidadania, buscando evitar que ações preconceituosas e etnocêntricas, possam produzir violência e a consequente desorganização social. A compreensão de conceitos como Identidade, Cultura tornam-se fundamentais para que seja possível entender como a ideia de cidadania, se aproxima de questões que permeiam as relações sociais, principalmente num mundo globalizado pelos meios de comunicação, como se apresenta no momento contemporâneo.
Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo de pesquisa iniciou seus trabalhos em 2023 e vem organizando produções nas áreas de Comunicação, Interculturalidade e Cidadania, com destaque para as relações nas organizações. Neste primeiro momento, o grupo também tem feito contato com pesquisadores de fora do Brasil, a fim de ampliar suas redes internacionalmente. Além das produções dos professores participantes do grupo, destacamos as orientações de alunos de graduação que já vêm sendo realizadas pelos professores participantes do grupo.
Ano de Formação: 2025
Líder do Grupo: Profª. Drª. Denise Cristine Paiero
Certificado CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/780196
Descrição: Esta pesquisa abordará como se dá a construção da imagem pública dos refugiados no Brasil e na França diante da atual crise migratória enfrentada no mundo. Para isso, iremos analisar redes sociais de grupos anti-imigração e também manifestações nas ruas que tenham como foco essa temática. Serão observadas ainda as redes sociais e manifestações públicas de grupos que buscam defender os refugiados. Por fim, observaremos como a chamada grande imprensa cobre a questão dos refugiados em ambos os países. Pretende-se compreender como os discursos acerca dos refugiados são construídos e disseminados. Nosso foco da pesquisa teórica está em buscar compreender quais os recursos utilizados para publicizar ideias sobre refugiados e como eles são utilizados. A intenção é compreender as aproximações e diferenças entre as formas como Brasil e França constroem a imagem desse grupo. Buscaremos, portanto, verificar quais as raízes comuns nos discursos sobre refugiados e também como os processos culturais específicos de cada país interferem nessas visões a respeito do outro. Já na parte aplicada do trabalho pretende-se desenvolver produtos e processos, voltados a jornalistas e estudantes de jornalismo, visando à ampliação da compreensão de como se formam e quais as consequências dos discursos sobre refugiados. Por fim, todos esses resultados serão expostos ao público geral em forma de publicação jornalística, documentários poéticos e exposição fotográfica realizados pelos estudantes que passarem pela formação específica. O projeto pretende contribuir para a compreensão de como são construídos e disseminados os discursos sobre refugiados no Brasil e na França e para propor uma nova experiência na cobertura jornalística desse tema. Busca-se trazer à tona essa discussão tão atual e importante para a sociedade em geral e, de forma particular, nos países diretamente estudados. Além disso, os produtos sugeridos contribuirão tanto para a formação de jornalistas e estudantes de jornalismo, quanto para levar essa discussão a um público mais amplo.
Ano de Formação: 2025
Descrição: A pesquisa pretende abordar como grupos de comunicadores, Ongs e outros agentes sociais se organizam com a finalidade de expressar e repercutir suas demandas publicamente.
Verificaremos como esses novos e antigos agentes atuam na produção de conteúdos diversos e se organizam em ações que buscam a visibilidade de suas demandas e, dessa forma, as transformações sociais.
A pesquisa irá discutir ainda como se dá a organização do ativismo contemporâneo, bem como buscará compreender a construção dos protestos e outras formas de mobilização, com destaque para o uso das redes sociotécnicas.
Além disso, pretende-se estudar como a chamada grande mídia (incluindo jornalismo, publicidade etc) repercute essas ações e como os grupos opositores desses ativistas também se articulam na busca pela construção de uma narrativa própria.
O projeto também irá abordar iniciativas que envolvam a comunicação como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania.
A ideia é compreender como se dá a comunicação das diferentes demandas, a construção dos diferentes discursos e o uso das ferramentas de comunicação para a cidadania em um mundo em transformação.
Ano de Formação: 2025
Descrição: O Projeto surge da intenção de examinar questões identitárias que entrelaçam as narrativas da memória imigrante ítalo-brasileira a um novo conceito de italianidade e cidadania, em base glocal: a italicità. O projeto lida com aspectos da construção identitária contemporânea, levando em conta a relação entre as subculturas ou "ítalo-culturas", e sua matriz identitária geradora, a cultura italiana. A rede de relações estabelecidas no entrelaçamento de valores, costumes e memórias, enquanto prática de comunicação intercultural, é relevante na construção de um imaginário compartilhado e interfere em outros tipos de relação influenciadas pelo senso de pertencimento como a economia, o consumo e a política. O projeto busca responder à seguinte pergunta-problema: De que maneiras as iniciativas fundamentadas nas narrativas da memória imigrante ítalo-brasileira podem contribuir para a construção da italicità, um conceito intercultural de identidade? O objetivo geral da pesquisa é categorizar as iniciativas fundamentadas nas narrativas da memória imigrante ítalo-brasileiras com potencial para contribuir para a construção do conceito de italicità. A pesquisa será estruturada nas seguintes fases: pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos abordados (identidade, cultura, representação, italianidade, italicità, intencionalidade, memória); mapeamento de iniciativas evocativas de italicità em território brasileiro ou criada por ítalo-brasileiros qualseja a localização geográfica, mediante pesquisa em órgãos oficiais (Comites, Italcam entre outros elencados ao longo da pesquisa) e veículos de comunicação com foco em Italiacità; escolha de iniciativas endossadas por órgãos oficiais italianos e ítalo brasileiros ou de impacto na cultura itálica glocal; elaboração de categorias envolvendo as diferentes iniciativas; descrição das iniciativas em sua categorização enquanto veículos da intencionalidade itálica; entrevistas em profundidade (formato audiovisual), com os responsáveis pelas iniciativas mapeadas escolhidas. O material bruto das entrevistas realizadas será editado, constituindo-se em uma série de episódios em formato audiovisual, intitulada “Viaggiautori”. Após um primeiro ano de implementação, pretende-se a realização de uma segunda temporada de “Viaggiautori" e a criação de uma plataforma hipermidiática de produção de conteúdo, tanto derivado da pesquisa, como de terceiros; constituindo-se um repositório de produção de conteúdo itálico colaborativo, sob curadoria dos pesquisadores envolvidos no projeto.
Ano de Formação: 2025
Descrição: A pesquisa tem como principal objetivo identificar e categorizar tipos de jogos com potencial de uso para resolução de problemas práticos que envolvam a comunicação intercultural nas organizações. A importância da pesquisa se deve ao fato de que o crescimento das tecnologias da comunicação e informação chama a atenção para a importância das relações interculturais no ambiente organizacional. No processo de trocas culturais, as práticas interacionais são fundamentais. Por meio da ludicidade, o jogo permite o questionamento e a desconstrução de sentidos cristalizados na realidade organizacional, bem como a transposição de normas e limitações da realidade. Como meio de comunicação e interação, presume-se que o jogo tenha potencial para promover a melhoria da eficácia no ambiente de trabalho e, dessa maneira, gerar impacto nas dimensões sociocultural e econômica das organizações. A pesquisa descritiva será composta por: entrevista, para identificar os principais problemas relacionados à interculturalidade no âmbito organizacional que possam ser enfrentados por ações de comunicação; análise documental, para avaliar as tipologias de jogos que possam ser empregadas no ambiente organizacional; e experimento empírico, para experimentar adaptações dos jogos selecionados em ambientes organizacionais e avaliar critérios relevantes que permitam delinear categorias. Os resultados da pesquisa devem servir como base teórica para a elaboração e implementação de protótipos de tecnologias lúdico-formativas que sirvam à promoção da reflexão crítica sobre as relações interculturais em ambientes organizacionais.
Ano de Formação: 2025
Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar a dimensão simbólica e imagética de marcas transnacionais na sua constituição do intangível. É no contexto intercultural que as dimensões simbólicas têm proporcionado alternâncias e mutações que carecem de monitoramento diante de fatores como credibilidade e aceitação frente a um público conectado e ávido por compartilhamento. Nesse sentido, a visibilidade da marca se materializa no processo comunicacional, seja em sua iconografia, como em sua atitude e emoção. Tal como apontado por Marc Gobé (2007) é o design emocional na humanização das marcas que evidenciam sua dimensão no espaço corporativo. A pesquisa visa a gerar instrumentos metodológicos que sirvam para a detecção da construção e manutenção das práticas do Brand, em resposta às alternâncias simbólicas como promotoras de valor agregado potencializadas pelo intangível. Dessa forma, pesquisas e sondagens sobre marcas e ações comunicativas possibilitam a busca por ações assertivas no contexto das instituições conectadas ao universo da multiterritorialidade e da interculturalidade. Seja no planejamento, na execução de campanhas, na criação e no desenvolvimento de novas alternativas comunicacionais e ou na gestão dos intangíveis.
Ano de Formação: 2025
Descrição: Existem normas sociais sobre a maioria dos aspectos da vida. A alimentação, a fala, o vestuário e a higiene são apenas alguns exemplos de domínios importantes em que as pessoas têm opiniões sobre o que é ou não apropriado e certas expectativas sobre o comportamento dos outros. Uma razão importante pela qual as pessoas por vezes violam as normas sociais é o facto de não estarem necessariamente de acordo sobre quais são as normas. As diferenças nas normas sociais podem ser particularmente acentuadas quando as pessoas provêm de meios culturais diferentes. O estudo sobre metanormas gera subsídios para a área de negócios, quando os membros das organizações provêm de diferentes origens culturais, ou precisam lidar com clientes e outros stakeholders de diferentes origens culturais. Os estudos sobre normas sociais globais têm como objetivo documentar a forma como as normas sociais variam em todo o mundo e testar as teorias sobre as razões para tal, e menos atenção tem sido dada estudo intra países, mesmo quando há diferenças culturais acentuadas, como é o caso do Brasil. Este estudo tem dois objetivos: documentar a forma como as normas sociais variam entre as diferentes regiões brasileiras e comparar semelhanças e diferenças entre as normas sociais das diferentes regiões brasileiras e outros países dos diferentes continente.
Ano de Formação: 2025
Descrição: A pesquisa visa aprofundar o entendimento sobre a interculturalidade nas relações entre comunicação e política, com uma atenção especial para a participação das mulheres nesse contexto. No âmbito teórico, a pesquisa se insere nos estudos de gênero como categoria analítica, explorando as representações femininas. Adotando o olhar teórico-metodológico de Michel Foucault, a pesquisa destaca a necessidade de abandonar abordagens que descrevam os efeitos de poder unicamente em termos negativos. Segundo Foucault, o poder não apenas exclui e reprime, mas produz realidade, moldando campos de objetos e rituais de verdade. Nessa perspectiva, identifica-se um processo de construção simbólica do feminino, focado na idealização dos cuidados, contribuindo para a formação de estereótipos sociais que consolidam a maternidade e o cuidado como características intrínsecas de todas as mulheres. Essas representações fortalecem uma visão social que coloca as mulheres no centro das responsabilidades relacionadas aos filhos e à administração doméstica. Contudo, esse processo não ocorre sem consequências. Observa-se uma carga significativa sobre as mães, evidenciada por sobrecarga e exaustão, com repercussões diretas na esfera profissional, onde desigualdades de oportunidades emergem como subproduto desse modelo social. A pesquisa destaca os impactos substanciais da construção sociocultural na vida das mulheres, sublinhando a urgência de uma revisão crítica desses padrões para promover uma abordagem mais equitativa e saudável. Ao adotar a análise de gênero como ferramenta, o estudo visa analisar as dinâmicas complexas de poder que moldam as identidades femininas, proporcionando uma compreensão mais profunda das barreiras enfrentadas pelas mulheres na esfera política.
Ano de Formação: 2025
Este projeto propõe uma reflexão crítica sobre as intersecções entre gênero, trabalho e cuidado, questionando os limites impostos à presença feminina no mercado e as possíveis alternativas para a construção de um ambiente laboral mais justo e inclusivo. Ao compreender as dinâmicas que marginalizam as mulheres no mundo do trabalho, torna-se possível repensar políticas públicas e empresariais que promovam uma distribuição mais equitativa das responsabilidades e oportunidades.
A inserção das mulheres no mercado de trabalho tem sido marcada por desafios estruturais. Historicamente, o trabalho feminino foi naturalizado em atividades domésticas e de cuidado, muitas vezes não remuneradas, o que reforça a invisibilização dessas funções dentro das relações produtivas. Com a consolidação do capitalismo e a divisão sexual do trabalho, as mulheres passaram a ocupar espaços no mercado formal, mas ainda enfrentam dificuldades relacionadas à dupla jornada, à falta de suporte para a maternidade e à sub-representação em cargos de liderança.
A maternidade, em particular, representa um dos principais pontos de inflexão na trajetória profissional feminina. Estudos demonstram que muitas mulheres são penalizadas em processos de seleção e progressão de carreira, em um fenômeno conhecido como "maternidade como obstáculo profissional". A cultura corporativa, amplamente baseada em modelos masculinos de produtividade e disponibilidade integral, dificulta a conciliação entre trabalho e cuidado, levando muitas profissionais a reduzirem sua carga horária, aceitarem empregos mais flexíveis ou abandonarem suas carreiras.
Nesse contexto, as licenças parentais desempenham um papel crucial na redistribuição do cuidado. No Brasil, a legislação prevê licenças diferenciadas para mães e pais, reforçando a ideia de que o cuidado infantil é primariamente uma responsabilidade feminina. Enquanto países como Suécia e Islândia implementam licenças parentais igualitárias, promovendo maior equidade no trabalho e no lar, a realidade brasileira perpetua desigualdades que impactam a progressão de carreira das mulheres.
Para enfrentar esses desafios, torna-se essencial a adoção de políticas que garantam maior equidade de gênero no ambiente corporativo, como a ampliação das licenças parentais, a flexibilização da jornada de trabalho e a criação de redes de apoio para mães trabalhadoras. Além disso, a valorização do trabalho de cuidado, tanto no âmbito social quanto no econômico, é um passo fundamental para superar a histórica marginalização das mulheres e garantir que sua participação no mercado de trabalho não seja condicionada por barreiras estruturais.
Pretende-se observar as relações, na Modernidade Tardia, entre o uso dos meios de comunicação e os processos de constituição da interculturalidade. Esta reflexão buscará relacionar as ideias da teoria dos meios e a constituição de uma comunicação intercultural. Entende-se, a partir dessa relação, que as transformações produzidas pelo efeito de extensão da percepção humana, causadas pela evolução técnica dos meios de comunicação, principalmente os meios digitais, tem produzido mudanças profundas no ambiente organizacional humano. Tomando essas questões como centrais, essa pesquisa deverá buscar compreender como se constitui essa relação entre o uso dos meios de comunicação, principalmente os digitais, e os processos interculturais na Modernidade Tardia. Essa pesquisa tem por característica, produzir material bibliográfico, sendo assim teórica e exploratória. Essa produção de material teórico visa fornecer subsídios e reflexões que ajudem outros pesquisadores a desenvolver reflexões que possam analisar criticamente esse fenômeno, além de buscar soluções para o processo de fragmentação social que tem contaminado as relações entre os indivíduos na Modernidade Tardia. Essa pesquisa será desenvolvida, teoricamente, a partir de autores ligados à teoria dos meios, como Marshall McLuhan, que observam o uso dos meios de comunicação e seus efeitos na organização da sociedade. Além disso, autores como David Harvey, Hartmut Rosa, Milton Santos, Olgária Matos, entre outros, serão utilizados para compreender e criar um panorama que revele as características fundamentais do momento contemporâneo, como o processo de aceleração, social, a do tempo, o embotamento dos sentidos, a globalização desequilibrada entre outras características típicas da Modernidade Tardia. Finalmente, para compreender como o processo de interculturalidade pode ser, tanto usado como um conhecimento para busca de solução para esses problemas que afligem a sociedade contemporânea, como uma estratégia para a aceleração da fragmentação social, é que serão utilizados, principalmente, pesquisadoras que buscam compreender a relação entre a sociedade e a comunicação intercultural, entre elas é possível citar: Maria Aparecida Ferrari, Lisette Weissman, Natália Ramos, Margarida M. Krohling Kunsch, Rosa Cabecinhas, Anna Zlobina e Dario Páez. Com essas reflexões acredita-se que será possível conscientizar, primeiramente, pesquisadores para a importância dos estudos de Comunicação Intercultural para busca de soluções causadas pelo uso dos meios de comunicação, que paradoxalmente, na Modernidade tardia, tem produzido uma fragmentação social, ao invés de aproximação entre os indivíduos, comunidades e diferentes culturas.
Entendendo-se a cultura, como um sistema de signos, ou seja, um sistema de representações, a qual se constitui de maneira social, através de trocas simbólicas dos indivíduos de uma sociedade, também é possível analisar suas manifestações através de um processo de organização social. No entanto, num mundo globalizado onde a diversidade cultural é atacada por processos de massificação intencionais produzidas pelo uso dos meios de comunicação, torna-se fundamental pesquisar e resgatar aquelas manifestações culturais que são marginalizadas por esse processo, por exemplo, o folclore. Afinal, ao apagar as marcas da diversidade cultural das diferentes etnias que compõem o mundo, acaba-se por desorganizar os sistemas simbólicos dessas comunidades, produzindo um processo de aculturação e desagregação social. Sendo assim, pretende-se com essa pesquisa,compreender como a relação desequilibrada entre as culturas populares espontâneas e a cultura de massa tem incentivado, para além da uniformização globalizada das culturas, um processo que leva ao aumento da violência entre diferentes etnias. Mediante essa constatação, acredita-se que o desenvolvimento de estratégias de comunicação intercultural, poderiam resgatar as narrativas culturais espontâneas, fortalecendo os discursos de diversidade cultural. Para isso, pretende-se fazer o levantamento da percepção da cultura popular espontânea de diferentes etnias, através de pesquisas qualitativas e quantitativas, além de desenvolver uma pesquisa exploratória, para desenvolver estratégias interculturais que possibilitem esse resgate da cultura popular espontânea.
Descrição: Diante de um contexto altamente dinâmico e desafiador, sob perspectivas tecnológicas, de inovação, econômicas, sociais e comportamentais, as empresas em todas as suas dimensões devem estabelecer políticas de melhorias constantes em suas estruturas e ações organizacionais. O fator de competitividade presente no cenário brasileiro e internacional promove uma dinâmica de negociações de fusões, aquisições, licenciamentos, joint ventures e acqui-hiring nas corporações, exigindo de modo concomitante a presença de boas práticas empresariais e o alinhamento com o senso de Governança Corporativa. De modo complementar, o Poder Público, representado pelos Governos e demais órgãos, buscam melhorias e alinhamentos de suas práticas, visando a um maior equilíbrio nas funções, como também na construção de um Ethos mais equilibrado e viável de sociedade local e intercultural. O eixo condutor dessas políticas se ampara em pensamentos e alinhamentos da Indústria e Economia Criativa, que permite que setores corporativos, governamentais e do terceiro setor, possam tecer redes de colaboração profícuas e que estejam preparadas para os desafios futuros. Aproveitando da necessidade de revitalizações de ambientes urbanos, segmentos produtivos e vocações regionais empresariais, a Indústria Criativa é um campo rico de cooperação transdisciplinar, permitindo um arcabouço de leitura, discussão e debates mais plural e convergente com as demandas atuais e futuras. O objetivo principal da pesquisa é debater esses pressupostos de aliança e identificar exemplos nacionais e internacionais que estejam em alinhamento com esse pensamento.
Ano de Formação: 2025
Descrição: Num ambiente de superprodução semiótica propiciado pelas redes sociotécnicas, a pesquisa tem como objetivo investigar as aproximações e os afastamentos no complexo campo discursivo das diferentes culturas organizacionais. Nas empresas capitalistas privadas há uma série de possíveis posições de enunciação, condicionadas pela inserção geográfica, de setor produtivo, de forma de administração do capital, e assim por diante. A elas instâncias tradicionais, como governos, sindicatos, partidos, organizações sem fins lucrativos de interesse social. Recentemente, novos atores vêm enriquecendo a ecologia do mundo corporativo, a partir de perspectivas das associações mais fluidas e contingenciais que enfatizam o papel do empreendedorismo individual. Dadas essas condições, busca-se entender as relações micropolíticas de uma organização em relação a diferentes formas de associação que partilham sentidos advindos de formações discursivas diversas, seja qual for sua natureza. Essa compreensão deve contribuir para a criação de produtos e serviços comunicacionais capazes de lidar com os stakeholders externos de maneira qualificada, ampliando a possibilidade de diálogos e interações no campo discursivo partilhado pela organização.
Ano de Formação: 2025